Procuradoria descarta investigar depoimento de Valério

Da Folha

Procuradoria em Minas descarta investigar depoimento de Valério contra Lula

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

A Procuradoria da República em Minas Gerais enviou para análise do Ministério Público Federal no Distrito Federal odepoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza em que ele cita suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão.

A análise do depoimento de Valério estava a cargo do procurador Leonardo Augusto Santos Melo desde fevereiro. No entendimento de Melo, apurou a Folha, o depoimento nada acrescentou às investigações que existem em Minas sobre o caso e às ações em tramitação na Justiça Federal no Estado.

Por esse motivo, a Procuradoria em Minas remeteu o depoimento para a regional do Ministério Público no Distrito Federal por entender que é onde teriam ocorrido os fatos narrados por Valério.

Em 24 de setembro, em meio ao julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o empresário prestou depoimento à Procuradoria dizendo que Lula sabia da existência do esquema e que recursos do mensalão teriam custeado despesas pessoais do petista em 2003, quando já ocupava a Presidência.

Valério foi condenado a 40 anos de prisão na ação principal do mensalão, julgada pelo STF.

Paralelamente a essa apuração do depoimento de Valério com fatos que são investigados em Minas, a Procuradoria já vinha investigando, a pedido do STF, pagamentos feitos por Valério que ficaram de fora da ação principal do mensalão. Um inquérito policial foi aberto na Polícia Federal com essa finalidade.

Agora, a Procuradoria solicitou à PF que faça rastreamentos dos pagamentos feitos por Valério. Em princípio, esses pagamentos não têm relação com as informações prestadas pelo empresário que comprometeriam o ex-presidente Lula.

Existem em Minas ao menos seis ações decorrentes de desmembramentos do mensalão. Valério já foi condenado em duas delas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador