Quem sai primeiro: Lula ou Bolsonaro?, por Rui Martins

Um ano depois da prisão, as imagens não mostraram um homem diminuído, deprimido ou aniquilado. A união necessária contra o desmonte do País se dá em torno de Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Por Rui Martins

No Observatório da Imprensa

As imagens da entrevista de Lula para os jornais Folha de S.Paulo e El País mostraram sua extraordinária força, seu carisma, sua enorme facilidade de comunicação e inteligência verbal. Ele ainda é o único líder da esquerda no Brasil.

A nova aposta proposta pelos bookmakers em Londres – quem sai primeiro, Lula ou Bolsonaro – é suficiente para demonstrar o êxito da entrevista de Lula à Folha e ao El País espanhol. Bastou se abrir uma fresta na prisão de Lula para se projetar com destaque, na imprensa internacional, a figura do ex-presidente cumprindo pena em Curitiba.

Essa entrevista sete meses proibida, repentinamente permitida e rapidamente realizada foi, sem dúvida, uma resposta do Supremo Tribunal Federal aos bombardeios que lhe são feitos pela redes sociais bolsonaristas. E uma tentativa do STF para retificar a má impressão deixada com a censura à revista virtual Crusoé e ao site Antagonista, embora rapidamente corrigida.

Pode ser um pouco mais do que isso: uma avaliação pelo STF do impacto e da penetração de Lula, depois de um ano subtraído da cena pública. Uma oportunidade para muitos fazerem uma comparação entre o ex e o atual presidente. Com vistas a uma eventual transformação de sua pena em prisão domiciliar. Ou, embora inimaginável, uma anulação de sua pena a fim de provocar o choque, capaz de despertar e mobilizar a oposição e, assim, evitar que o Brasil seja destruído e acabe tragado pelo buraco negro da incompetência.

Ninguém precisa me lembrar já ter publicado neste espaço críticas, algumas severas, ao presidente Lula, e lamentado seus erros e desvios. Tenho plena consciência, continuo na expectativa de uma autocrítica do PT e, por que não, do próprio Lula. Mas o momento é de trégua e de união, porque neste momento nosso país atravessa um momento de grande perigo. Os erros agora cometidos ou em fase de execução poderão levar o Brasil a um retrocesso cuja correção exigirá anos ou mesmo dezenas de anos.

Leia também:  Se processos vierem a ser anulados, a culpa será dos procuradores, por Luiz Fernando Pacheco

A política entreguista da Petrobras com o pré-sal vai privar o Brasil de sua maior riqueza e isso nos condenará à condição de tantas outras nações pobres, exploradas e sem futuro. A imagem do Brasil vem sendo diariamente dilapidada por decisões e declarações absurdas ou estúpidas, tomadas ou pronunciadas pelos diversos setores do governo.

A política externa brasileira, no contrassenso das tendências e realidades internacionais, tornou-se motivo de troça ou chacota nas chancelarias, comprometendo todo um passado de respeito e admiração pelo Brasil.

O desmatamento programado em áreas até hoje protegidas e a destruição da Amazônia, suas florestas e reservas indígenas, para plantação de soja, criação de gado ou exploração de recursos minerais preocupa os outros países, pois todos os esforços feitos para evitar o aquecimento do planeta são anulados pelo Brasil.

Numa demonstração de extrema ignorância de ciência ambiental, um dos filhos do capitão acaba de fazer uma declaração ridicularizando a mobilização pela salvação do nosso planeta, considerando tudo um complô ecológico de esquerda. Preocupados, 600 cientistas enviaram uma carta-apelo ao presidente Bolsonaro, tentando convencê-lo da necessidade de levar a sério o aquecimento do planeta, confirmado por provas científicas. Vassalo do norte-americano Trump, nosso presidente fatalmente descartará esse apelo.

O corte de subvenções às atividades culturais irá emburrecer o país e retirar o Brasil do circuito das atualizações artísticas internacionais em cinema, teatro, dança, música. Uma verdadeira catástrofe. A mudança das disciplinas escolares visa amordaçar espírito e raciocínio críticos dos estudantes. Só valem matérias escolares ou universitárias, ou profissões que deem retorno econômico.

A situação é de uma catástrofe anunciada, sem reação e mobilização popular. E a esquerda, aparentemente anestesiada, não reage. Por isso a necessidade urgente de uma união em torno do único nome capaz de reunir a esquerda para evitar a catástrofe, Lula.

Leia também:  Controle de Erdogan sobre a Turquia está acabando: o que vem a seguir?

Um ano depois da prisão, as imagens não mostraram um homem diminuído, deprimido ou aniquilado. Dotado de um forte carisma, dominando a propriedade das palavras com sua inteligência verbal, não há ainda no momento outro líder disponível de esquerda para defender o povo que, como ele disse, “não sabe se defender”. No caso da ameaça da nova lei da Previdência, que fará economias nas costas do povo.

Um exemplo da força verbal de Lula é sua frase-choque usada como título nos jornais estrangeiros: “Fico preso cem anos, mas não troco minha dignidade pela liberdade”.

***

Rui Martins é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. É criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu Dinheiro Sujo da Corrupção, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, A Rebelião Romântica da Jovem Guarda, em 1966. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

19 comentários

  1. Boa pergunta! No caso de Lula, eu tenho certeza que ele sairá na ordem que mais beneficiará o povo e o Brasil. Antes ou depois para Lula não faz diferença porque ele está preso é com o compromisso que assume com o país e com a população. Portanto a decisão será inteligente e será mais de lula do que por interferência de uma renúncia ou de um impeachment.

  2. Depois da entrevista do Lula, tive a certeza de que quem está preso não é o Lula e , sim, o povo brasileiro. O Lula sabe de sua grandeza. Por isso não se abate. Sabe que, pela sua origem e pelas dificuldades que passou, não é só um vencedor. É o vencedor. Estar lá dentro da cadeia sem razão nenhuma, só ratifica o que sempre disse a respeito do preconceito, da perseguição e da incalculável injustiça que sofre em nome de todos aqueles que representa, os excluídos. Já o povo, está aprisionado pelo medo. Medo tão grande que o paralisa. Não age, não sai de casa, não brada por seus direitos. O povo está apavorado com medo de muitos coisas, mas acho que seu maior medo é dos bolsonaristas. Esta gente, pra mim, é algo novo no brasil. Porque nunca vi militante que vilipendia, que agride e que mata seu igual. E isso nós já vimos acontecer, tendo esta gente como origem. Há de se sair desta paúra se quisermos ainda sonhar com um país melhor. O povo, e eu me coloco neste meio, tem que fazer a sua parte. Repito, TEM QUE FAZER A SUA PARTE!

  3. Gente isso não e um jogo sequem será um vencedor e sim do futuro de uma nação, não estou diminuindo quem é Lula, mas fato é que ele roubou, o pt roubou tanto que estamos passando o que passamos por conta deles, isso é um fato não sou eu quem estou falando, tiveram tempo suficiente para colocar o Brasil em lugar de destaque e melhorar a vida do brasileiro mas a ganância e o viés ideológico falaram mais alto, aonde existe democracia num partido onde não se aceita o que eles impõe? E fizeram isso de uma maneira brilhante, doutrinando as nossas crianças para chegar onde chegamos, os países de falam falam mas ninguém vem morar aqui ou em Cuba ou na China enfim, não é joguete político, como disse não e algo de se ganhar uma aposta de quem está certo ou errado, eleição é eleição, onde está a democracia que tanto falam? As decisões tomadas no atual governo tem respaldo da massa que o elegeu e foi a maioria, cadê a democracia?

  4. Eu venho, mui respeitosamente me solidarizar e apoiar a proposta do jornalista Rui Martins, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, para que o PT pare de enrolação e faça logo essa justa e necessária auto crítica, porra! Afinal, o partido que realizou tudo o que realizou e se destacou tanto no cenário político brasileiro, ao ponto de tornar-se alvo da maior e mas avassaladora campanha de difamação de suas principais lideranças, já registrada, em todos os tempos na história desse país, deve ter cometido muitos erros! Por que só as principais lideranças do PT foram denunciadas, investigadas, condenadas e presas? Por que, desde o Mensalão, de 2005 até 2012, José Dirceu, José Genoíno, João Paulo, Delúbio Soares e Pizzolato foram presos por corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e etc. e até hoje não apresentaram uma prova sequer das suas alegadas inocências? Por que as demais lideranças do PT não fugiram do país, sabendo que suas batatas estavam assando e, em vez disso, esperaram ser condenados pelas denúncias do Mensalão 2.0, que tramita em todas as varas multijurisdicionais do país, desde 2014, até hoje? Por que os membros do PT, que sobraram em pé, depois da destruição do Mensalão, de 2012, não pegaram as lideranças dos outros partidos, que se dizem de esquerda, pelos colarinhos, e não os forçaram à sair às ruas, em 2014, em defesa da Petrobras, quando talvez ainda fosse possível defendê-la das perdas, dos ataques e do GOLPE que se anunciavam? Por que o que sobrava do PT, em 2014, não fez o mesmo, pegar pelos colarinhos, os companheiros de outras agremiações, que se dizem democratas, e os retirou, debaixo de porradas, das manifestações do movimento não NÃO VAI TER COPA? Não era obrigação do PT explicar aqueles companheiros que referido movimento não era somente contra o PT, mas, sim, fazia parte de um plano mais amplo de de deslegitimação de todos os movimentos políticos e de todas as instituições democráticas? O PT não tinha obrigação de saber e explicar isso a todos os partidos supostamente alinhados ao chamado pensamento supostamente progressista? É, o PT tem muito a explicar à sociedade. O Lula tem que sair da cadeia já e começar a explicar tudo muito direitinho!!

  5. Instagram. lobos no congresso maioria. Tem postagem sobre como pode a direita aprovou pec dos gastos e lei de responsabilidade fiscal e cassaram dilma por pedir emprestimo em banco nacional. Oque dizer dos emprestimos em dolares ameeicanos que incidem nrstas leis e continuam sendo elogiados no congresso. Dolar é o premio do corrupto Comissa de assuntos especiais dia 23 abril 19

  6. O retrocesso começou por Duarte da Costa em que disse referindo – se ao Banco Central: O guardador da moeda era Ele e assim sucedeu com os demais Predidentes todos querendo ser o guardador da moeda …..a tempos vivemos este retrocesso….Brasil já poderia estar no topo entre as nações mais ricas e desenbolvida no mundo.

  7. Embraer, Petrobras, Alcântara, Amazônia,bolsa família, previdência dos mais pobres cortadas ou diminuídas, banqueiro na economia,verbas de faculdades sendo cortadas etc, que tristeza ver um país tão lindo sendo doado pro grande império americano…

  8. essa competição é idiota…
    lula luta por um projeto de inclusão social, é vida…
    bolsonaro por destruição de tudo, é morte certa.

  9. Até parece que o PT foi o único faraó do Ocidente. Ou é muita cegueira, ou é ignorância mesmo. E pior pode ficar. Um governo acusador da esquerda, acusada de roubo. E uma direita escravocrata preocupada em agradar aos que pactuam com suas ideologias impostas, tal como toda didatura. Pouco se importando com a população. Governando em proveito próprio, mas fazendo crê esse caminho, de privilégios pra uns em detrimento de outros, é a forma mais viável, deixando para trás uma tragédia sem precedência. É só vê a situação do Chile hoje, com uma previdência que não deu certo, que só privilegia os banqueiros. E antes que eu esqueça: o povo tá quieto por que foi esse mesmo povo, sem lucidez alguma, quem os colocaram lá. O futuro mostrará a todos eles que essa não foi a melhor escolha.

  10. É inadmissível que ainda existam pessoas que acreditam que a extrema direita e as bizarrices desse desgoverno vá levar esse país a algum outro lugar que não seja ao retrocesso e ao arrocho do povo. Alguém tem sim que mandar o palhaço sem graça descer a lona do circo, pegar a sua troupe e sair de fininho, antes que seja tarde demais. Surreal o que vem acontecendo com o Brasil.

  11. Uma pessoa que passa 30 anos arrumando confusão dentro e fora do Congresso, e agora também fora do Brasil, tem condição de governar essa nação? Só ele e quem pensa como ele pra acreditar nisso. O povo tá precisando de clareza. Haja luz.

  12. Acho que por mais de 500anos fomos escravisados e privados de escolhas e opinião ,todos nós vimos o que aconteceu em governos anteriores e estamos vendo o que acontece neste também claramente estamos em um grande cruzeiro onde o capitão dessa embarcação não faz a mínima idéia de que direção estamos ou devemos ir ,cabe a nós e somente a nós como nação tomarmos uma decisão e sermos auto suficientes sem respaldo de governo algum pois quem construiu essa nação não foram os homens de Brasília e sim nós próprios força nação.

  13. Eu fico lendo os comentários e me pergunto ..qual partido que não roubou nesse sistema corrupto? Fernando Henrique privatizou tudo que podia! Roubou muito com isso!! O PT tem suas falhas sim ,se corromperam? Sim..tirando a época da ditadura que foi a destruição em todos sentidos do Brasil,nunca vi esse país tão ruim e a beira da destruição como hj!! O que Bolsonaro está fazendo e quer fazer é o fim do país. Vai nos condenar há muitos anos de destruição!! Quanto ao Lula,nunca faria isso !! Um homem inteligente e que pensa no povo! Se errou? Não sei! O que sei é que ele foi um presidente incrível!! Nada se compara a esse crápula que está aí!! Nada!!

  14. Sempre acreditei nós imbecis,dos iluminates e maçons,mas nunca os temi, isso tudo da nova ordem Mundial é ridícula, concordo plenamente pelos comentários inteligentes, deixados aqui, não só o Brasil mas o mundo devidos a esses imbecis estará indo pro inferno essa é a verdade.e no futebol,na saúde, no trabalho em tudo,tudo e milhões, milhões, põe zilhoes acredita no descursso deste satanás.

  15. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome