Resultados da diplomacia brasileira no Irã

Por foo

Americana libertada pelo Irã agradece ajuda brasileira em seu caso

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, recebeu hoje a alpinista norte-americana Sarah Shourd, de 32 anos, que agradeceu ao governo do Brasil pela ajuda para que fosse libertada.

Sem pressão

Amorim explicou que o Brasil respeita as decisões e a soberania iraniana e que não fez nenhum tipo de pressão pela soltura dos alpinistas, mas sim pediu que o Irã ponderasse sobre a questão.

“Não houve nenhum tipo de pressão, até porque não poderíamos dar nada em troca, mas sim apelo, até porque o Irã vê o Brasil como (país) amigo, não como inimigo”, afirmou.

Segundo ele, Sarah contou que apenas um terço dela havia sido libertado e que só se sentirá realmente livre quando os demais alpinistas forem soltos.

O ministro disse ter entregue, no ano passado, cartas das mães dos três detidos ao ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Manouchehr Mottaki, e que, coincidentemente, as mães puderam ver os filhos três dias depois.

Amorim enviou hoje mensagem ao governo iraniano em que manifesta a satisfação do governo brasileiro pela consideração do presidente Mahmoud Ahmadinejad e o ministro Mottaki às “ponderações feitas pelo presidente Lula sobre o tema, por o ocasião da visita à Teerã em maio último”. Amorim está em Nova York participando da 65ª Assembleia Geral da ONU.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,americana-solta-no-ira-…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador