Rússia apoia reforma no Conselho de Segurança da ONU

Por Marco Antonio L.

Da Gazeta Russa

Rússia apoia reforma do Conselho de Segurança da ONU

“A Rússia aceitará qualquer opção de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas que conte com a aprovação da maioria dos membros”, disse o vice-chanceler russo, Guennádi Gatilov, na última terça-feira (5), após a reunião ministerial sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU, em Roma.

Em entrevista aos jornalistas presentes no encontro convocado pelas diplomacias italiana e espanhola, o diplomata demonstrou que a Rússia assume uma posição flexível e pragmática em relação à reforma do Conselho de Segurança da ONU.

“Estamos dispostos a considerar a hipótese de aumento do número de membros permanentes e não-permanentes, assim como a chamada opção intermediária, segundo a qual a ampliação do Conselho só deve ocorrer no grupo de membros não-permanentes”, disse Gatilov. “O mais importante é que a opção proposta seja apoiada por todos os países.”

O vice-chanceler russo lamentou, contudo, as divergências significativas entre os países envolvidos no debate que impossibilitam a resolução desse assunto em um futuro próximo.

“O chamado G-4, composto por Brasil, Japão, Índia e Alemanha, intensificou suas atividades, mas enfrenta resistência de um grupo de países liderado pela Itália e Espanha, para quem o conselho só deve ser crescer no grupo de membros não-permanentes”, acrescentou.

A ideia é que o Conselho de Segurança da ONU, constituído após o fim da 2ª Guerra Mundial, seja alargado para atender à realidade atual do cenário internacional. “Não podemos permitir que o Conselho de Segurança fique dividido, com todas as consequências negativas daí decorrentes, em vez de se tornar mais eficaz”, disse Gatilov, acrescentando que o assunto diz respeito a toda a estrutura e arquitetura das relações internacionais.

“Quaisquer alterações na Carta da ONU terão reflexos em toda a situação internacional”, arrematou o diplomata.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador