Secretário-geral da ONU exorta todos os países a declarar emergência climática

Pelo menos 38 países já declararam tal estado de emergência, muitas vezes devido à sua vulnerabilidade aos impactos da ruptura climática, que já estão sendo sentidos

The Guardian

Os governos ao redor do mundo deveriam declarar estado de emergência climática até que o mundo alcance zero emissões líquidas de CO2, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em uma cúpula de líderes mundiais.
Pelo menos 38 países já declararam tal estado de emergência, muitas vezes devido à sua vulnerabilidade aos impactos da ruptura climática, que já estão sendo sentidos.
“Alguém ainda pode negar que estamos enfrentando uma emergência dramática?” Guterres disse no sábado. “Exorto todos os outros a seguirem.”
Declarar uma emergência exigiria que os países intensificassem suas ações sobre as emissões de gases de efeito estufa com urgência. Um número crescente de governos tem uma meta de atingir emissões líquidas zero em meados do século, mas poucos têm planos detalhados de como chegar lá .
Muitos países também estão despejando dinheiro em atividades com alto teor de CO 2 , enquanto se esforçam para se recuperar da crise do coronavírus e da recessão. Guterres observou que G20 países estavam gastando 50% a mais em seus pacotes de estímulo dos combustíveis fósseis e CO 2 setores -intensive do que eram em baixas emissões de CO 2 energia.
“Isso é inaceitável”, disse ele na Cúpula da Ambição Climática on-line , co-organizada pela ONU, Reino Unido e França. “Os trilhões de dólares necessários para a recuperação da Covid são dinheiro que estamos pegando emprestado das gerações futuras. Este é um teste moral. Não podemos usar esses recursos para estabelecer políticas que sobrecarregam as gerações futuras com uma montanha de dívidas em um planeta destruído ”.
Mais de 70 líderes mundiais, ativistas da sociedade civil, chefes de negócios e prefeitos de cidades estão participando da Cúpula da Ambição do Clima, que marca cinco anos desde o marco do acordo climático de Paris .
Sob o acordo de Paris , os países são obrigados a manter os aumentos de temperatura global bem abaixo de 2C acima dos níveis pré-industriais que os cientistas consideram como o limite externo de segurança, com uma aspiração de limitar o aquecimento global a 1,5C, o que deve evitar o pior do devastações da degradação do clima.
No entanto, os compromissos para reduzir as emissões que os países assumiram em Paris foram insuficientes e resultariam em um aquecimento catastrófico de mais de 3C . O acordo contém um mecanismo de catraca por meio do qual as nações devem atualizar seus compromissos a cada cinco anos. O primeiro prazo está se aproximando, em 31 de dezembro, e na cúpula de sábado, os líderes mundiais devem apresentar planos reforçados, chamados de contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) , para reduzir as emissões até 2030.
O Reino Unido apresentou uma meta de redução das emissões em 68% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. A UE confirmou na sexta-feira sua promessa de um corte de 55% até 2030.
Muitos outros países, incluindo China, Japão e Coréia do Sul, apresentaram metas de longo prazo de alcançar emissões líquidas zero até 2050 ou 2060.
Os EUA não estão representados na cúpula, que foi aberta apenas a países dispostos a assumir novos compromissos fortes. O presidente eleito, Joe Biden, entretanto, sinalizou sua intenção de avançar com o acordo de Paris , buscar uma recuperação verde da Covid e alcançar emissões líquidas zero.
Austrália , Brasil, Rússia e Arábia Saudita também foram excluídos de falar entre outros.
Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, prometeu na sexta – feira encerrar o apoio financiado pelos contribuintes do Reino Unido para projetos de combustíveis fósseis no exterior, após meses de pressão de ativistas verdes. Cerca de £ 21 bilhões desse tipo de financiamento foram fornecidos nos últimos quatro anos.

A cúpula é um ponto de passagem para as negociações vitais da Cop26 da ONU, que visam colocar os países no caminho certo para cumprir as obrigações do acordo de Paris. As negociações da Cop26 serão sediadas no Reino Unido em Glasgow em novembro próximo, depois de terem sido adiadas este ano devido à pandemia do coronavírus.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador