Senador dos EUA escreve carta a Bolsonaro cobrando declaração contra ataque ao Capitólio

Para Robert Menendez, Bolsonaro e membros de seu governo prejudicam a relação Brasil-EUA insistindo na farsa da fraude eleitoral

Jornal GGN – O senador Robert Menendez, dos Estados Unidos, escreveu uma carta a Jair Bolsonaro advertindo sobre o apoio do presidente brasileiro a teorias da conspiração sobre fraude eleitoral na derrota de Donald Trump. O político norte-americano criticou o chanceler Ernesto Araujo e cobrou de Bolsonaro uma declaração contundente contra o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro. Caso contrário, a relação Brasil-EUA será prejudicada. 

Menendez diz que tomou conhecimento da carta que o governo brasileiro enviou a Joe Biden congratulando o novo presidente norte-americano pela vitória em 2020, mas ressaltou que está “preocupado” com o posicionamento de Bolsonaro e membros de seu governo – ele cita especialmente Ernesto Araujo – sobre as acusações sem fundamentos envolvendo a eleição. 
Para o senador, a persistir nessa condição negacionista, sempre em favor de Trump,  Bolsonaro colocará as relações diplomáticas em xeque. Será um retrocesso. 

Menendez ainda escreveu que Bolsonaro e Araújo, ao tratarem os manifestantes do dia 6 de janeiro como “cidadãos de bem”, parecem preferir ficar ao lado de “terroristas domésticos” que invadiram o Capitólio, numa insurreição que deixou vítimas fatais, em vez de apoiar a democracia. 

A fraude eleitoral alegada por Trump perante seus seguidores não se provou diante de nenhum tribunal, incluindo a suprema corte dos EUA, lembrou Menendez. 

“Eu conclamo que você fique ao lado dos EUA e da comunidade internacional no repúdio à incitação à violência e ataques contra a democracia estadunidense. Qualquer coisa que não seja uma rejeição categoria ao dia 6 de janeiro não apenas para exaltar a narrativa de extremistas, mas também para deteriorar nossa relação bilateral”, encerrou. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador