Senador quer suspender regra do fuso horário para eleições em outubro

Para Sérgio Petecão, decisão do TSE faria com que votação no Acre fosse das 6h às 15h; proposta aguarda designação de relatoria

Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determina a realização das eleições no mesmo horário oficial de Brasília em todo país pode ser sustada pelo Senado Federal.

A suspensão consta no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 2/2022, apresentado pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e que aguarda designação de relatoria. 

O senador busca suspender a Resolução 23.669/2021, que determina a realização simultânea da votação pelo país nas eleições majoritárias programadas para os dias 02 (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno).

A lei determina o início do recebimento dos votos às 8h e término às 17h – segundo o senador, o Brasil é dividido em quatro fusos horários para determinação da hora legal. No caso do Acre, a votação seria realizada das 6h às 15h caso o protocolo seja seguido.

“Causaria grande confusão. Um encerramento previsto para o pleno meio da tarde, quando ocorre o maior afluxo de eleitores às seções eleitorais para exercer o seu direito de voto, pode provocar tamanha abstenção que deslegitimará o pleito eleitoral, com graves consequências para a nossa democracia”, ressalta o parlamentar, segundo a Agência Senado.

Leia Também

TVGGN: O arrependimento tardio de Barroso, que leva 6 anos para admitir golpe em Dilma

Aras diz que defenderá resultado das eleições 2022 “seja qual for o seu resultado”

Braga Netto é a maior ameaça à democracia, por Luis Nassif

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador