Senadora Juíza Selma tem mandato cassado

Apelidada de ‘Moro de saia’, senadora do Podemos perdeu mandato após julgamento no TSE por caixa 2 e abuso de poder econômico

Apelidada de ‘Moro de saia’, senadora Juíza Selma teve mandato cassado nesta quarta-feira. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – A Mesa Diretora do Senado Federal oficializou a perda de mandato da senadora Juíza Selma (Podemos-MT), cassada pela Justiça Eleitoral, por cinco votos a um no colegiado do Senado.

Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, a decisão foi tomada após quatro meses de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será comunicada em plenário ainda nesta quarta-feira.

O único voto favorável à parlamentar veio do 2º vice-presidente da Casa, Lasier Martins (Podemos-RS), que é colega de partido de Selma. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não votou.

A senadora ganhou o apelido de “Moro de saia” por ter sido juíza em Mato Grosso. Cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha eleitoral, Selma admitiu que realizou os gastos, mas alegou que não era obrigada a declarar as despesas no período.

Embora tenha perdido o mandato pelo TSE em dezembro, ela obteve uma sobrevida de quatro meses. Para a senadora ser efetivamente afastada, a decisão precisa ser comunicada ao plenário e publicada em diário oficial.

De acordo com informações da Agência Senado, a posse do terceiro colocado, Carlos Fávaro (PSD-MT), deverá ser feita remotamente, após a apresentação do diploma, a ser emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso, procedimento que será feito após a publicação do DO, segundo informações da Secretaria-Geral da Mesa.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador