Thatcher e os problemas na zona do euro

Por Marcelo F. Campos

Da Exame

Como Margaret Thatcher previu problemas do euro

Beatriz Olivon

“Não estaríamos preparados para ter uma moeda única imposta a nós, nem para abandonar o uso da libra esterlina”, disse Thatcher em discurso na Câmara dos Comuns 

São Paulo – Após a morte da ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher seu posicionamento em relação ao euro voltou a ser lembrado. Sua oposição à moeda única é um tema que está diretamente relacionado a sua saída do governo, como lembrou David Frum do Daily Beast.

Em discurso realizado na Câmara dos Comuns, disponível na Margaret Thatcher Foundation, Thatcher enfatizou que “não estaríamos preparados para ter uma moeda única imposta a nós, nem para abandonar o uso da libra esterlina como moeda”. 

No mesmo discurso, Thatcher disse que talvez o Partido Trabalhista concordasse com uma moeda única e abolição da libra esterlina, “Talvez, sendo totalmente incompetente em questões monetárias, estaria muito encantado e entregaria a responsabilidade total para um banco central, como fez com o FMI. O fato é que o Partido Trabalhista não tem competência com relação ao dinheiro e à economia (…) Qual é o ponto de tentar se eleger ao Parlamento só para entregar a libra esterlina e os poderes desta Casa para a Europa?”.

 Em 2010, Peter Oborne escreveu no Telegraph que Thatcher sabia que uma moeda única devastaria a Europa. Hoje, a Forbes afirmou que, em 1992 Thatcher falou sobre o que seria o problema do euro em entrevista à revista e a Business Insider retomou o tema com base em livros de Thatcher –  mostrando que a ex-primeira ministra previu que a Alemanha se irritaria com a necessidade de uma maior inflação, e os países mais pobres se tornariam menos competitivos e precisariam de socorro que não seria obtido facilmente.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou hoje que Thatcher será lembrada tanto por suas “contribuições” como pelas “reservas” em relação à União Europeia.

Além de flores e cartões, livros foram colocados na frente da casa de Thatcher

Além de flores e cartões, livros foram colocados na frente da casa de Thatcher: o presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que ela será lembrada tanto por suas “contribuições” como pelas “reservas” em relação à UE

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador