Toffoli articulou acordo para evitar impeachment de Bolsonaro

No Supremo, Dias Toffoli instaurou inquérito para apurar ameaças contra os ministros, adiou o julgamento que poderia soltar Lula e paralisou as investigações contra o senador Flávio Bolsonaro

Do Opera Mundi

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, afirmou que o Brasil esteve à beira de uma crise institucional entre os meses de abril e maio e disse que atuou para tentar acalmar a situação articulando um grande acordo nacional junto com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para frear o processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro e adiar a sessão em que a Corte julgaria a legalidade das prisões em segunda instância, o que poderia resultar na libertação do ex-presidente Lula.

Em entrevista à revista Veja, divulgada nesta sexta-feira (09/08), o presidente do STF conta que logo nos primeiros meses do governo foi costurou o acordo entre os poderes para evitar a convulsão social e o impedimento de Bolsonaro em razão da insatisfação de militares, da classe política e de empresários, incomodados com a desastrosa condução do país pelo mandatário.

Um dos generais próximos ao chefe do Planalto consultou um ministro do STF para saber se estaria correta a sua interpretação da Constituição segundo a qual o Exército, em caso de necessidade, poderia usar tropas para garantir “a lei e a ordem”.

Segundo a reportagem, o “ponto de ebulição” da crise tinha data para acontecer: 10 de abril, quando Lula poderia ser libertado por uma decisão do STF sobre a ilegalidade da prisão em segunda instância.

Após mais de trinta reuniões entre os chefes do Judiciário e do Legislativo, um grande pacto foi fechado. No Congresso, o projeto do parlamentarismo e a CPI da Lava-Toga foram arquivados e a reforma da Previdência destravada. No Planalto, o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), foi calado, e Santos Cruz, demitido da Secretaria de Governo.

No Supremo, Dias Toffoli instaurou inquérito para apurar ameaças contra os ministros, adiou o julgamento que poderia soltar Lula e paralisou as investigações contra o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

“Estávamos em uma situação de muita pressão, com uma insatisfação generalizada. Mas o pacto funcionou. A reforma da Previdência foi aprovada, as instituições estão firmes. Agora o grande desafio é o país voltar a crescer. O Supremo estará atento para que julgamentos não impeçam ou atrapalhem o projeto de desenvolvimento econômico, que é tão necessário”, disse Toffoli na entrevista à Veja.

*Com Fórum e Brasil 247

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O título poderia ser: general do exército aponta trabuco pra cabeça do presidente do STF, que se comporta como um animal domesticado.

    Se soltar o Lula vai ter golpe militar? Se o país tá sendo ameaçado pelas forças armadas, isso já é um golpe.

    Dá o golpe logo então escumalha verde-oliva. Vamos ver onde isso vai dar.

    1. Pois é, deveria ter expulsado o cidadão é que assumissem suas responsabilidades……

      Golpe de milico em pleno século 21? Seriam ridicularizados até o fim dos tempos e nunca mais teriam pendores golpistas……

      Essa é a prova definitiva que Lula é preso político…..

  2. “Um dos generais próximos ao chefe do Planalto consultou um ministro do STF para saber se estaria correta a sua interpretação da Constituição segundo a qual o Exército, em caso de necessidade, poderia usar tropas para garantir “a lei e a ordem””

    O famoso urologista Deltan Dallagnol nao deu a diagnose de “broxa institucional” nesse caso????? O paciente nao era o mesmo??????

  3. O Sr. Dias achou que fez um bem para o país. Canalha !!! Nossas riquezas sendo delapidadas; nossas instituições apequenadas; nossa civilidade esvaziada. Calados e letárgicos permanecemos diante de tantos desmandos na nossa democracia. E o pulso ainda pulsa.

  4. Um delinquente ,confessando seus crímes na maior cara de pau.
    Agindo políticamente com o poder que o cargo lhe confere ,mas,que não lhe autoriza,ao contrário ,proíbe qualquer participação política.
    O presidente que já se colocou a disposição caso seja necessário ,arranjar os processos a serem julgados pelo stf ,para que não atrapalhem o “crescimento económico” dos criminosos do Planalto.
    Tofoli é um delinquente confesso,o Brasil simplesmente morreu.

  5. Blindar Bolsonaro não trará paz social e nem avanços na economia. Pelo contrário, tem deixado a nação em apreensão com uma sensação de desgoverno.

  6. Insatisfação de quem? O país refém de meia dúzia? Quer dizer, aqui nesse pedaço de terra, que se foda o povo…..

    Vale a opinião de alguns que se acreditam iluminados, os outros 210 milhões que se danem…..

    E quem são os empresários que iriam pedir impeachment do coiso? Não há respeito mais ao escrutínio popular, se tais empresários canalhas decidirem, que se dane o resultado das eleições….

    Que cloaca fétida se transformou o país……..não a toa banqueiro tripudia do sofrimento do povo enquanto enche as burras com dinheiro ensanguentado…..

    Será que acreditam que tal situação é permanente????

    Imbecis…….fdp….

  7. Todos se apoiam na mesma falácia: crescimento econômico instantâneo a partir daquilo que chamam “reforma da previdência.
    Afinal, este estupro ocorre durante um governo que a cada dia se mostra mais indigno, durante um congresso em sua maioria composto por quem sequer assinou uma carteira de trabalho, e por setores empresariais, por um judiciário e por forças armadas que apenas trabalharam pela manutenção de seus privilégios.
    Os canalhas que apoiam esta ignomínia sabem que a curto e médio prazo o povo nao sairá da merda e as desiguadades só aumentarão. E a longo prazo todos estaremos mortos.

  8. O que o “juíz” quis dizer é que os membros do congresso e das “instituições” brasileiras foram muito bem subornados ou ameaçados para continuarem apoiando o desmanche do país custe o que custar.

    Eu queria muito ver o motivo para os militares brasileiros entregarem o próprio país para controle estrangeiro…

  9. O sujeito assume que atuou na blindagem de miliciano, na defesa da deforma da previdência e da retirada de receita dos mais pobres com o intuito de impulsionar a economia e o crescimento do país (delírio sofismático anticognitivo), e que as instituições do Brasil estão firmes? Judiciário/STF, PGR/MPF, Presidência da República etc: Firmes?! É realmente num infinito e psicótico delírio onde repousa a firmeza das instituições desse país.

  10. Desde quando é papel do Judiciário, um poder passivo por excelência, fazer articulações políticas ou seja lá para que diabo for? Essa história está muito mal contada.

    1. Cabeluda mesmo……se tivéssemos um congresso com vergonha na cara, seria o caso de CPI, impeachment do dito cujo, anulação das eleições, reforma do judiciário e prisão de uns quatro ou cinco……mas perderam a vergonha totalmente neste país……

  11. O Supremo estará atento para que julgamentos não impeçam ou atrapalhem o projeto de desenvolvimento econômico, que é tão necessário”, disse Toffoli na entrevista à Veja.
    Com esse comentário LULA não sai da cadeia tão cedo.

  12. Já que o STF virou partido político e topou manter um inocente preso, motivo não há pra não fechar essa coisa. Melhor chamar o cabo e o soldado, pois que falta alguma fará ao Brasil.

  13. Uma pobre crise que atravessa um terrível país …
    Lembro da cena do Coringa no filme do Batman no hospital , ele ridiculariza a tentativa de controlar a situação. ..

  14. Isso significa claramente que foi quebrada a autonomia entre os poderes, pois o Poder Judiciário está se deixando intimidar por outros poderes e até pelos militares. Em assim sendo, é cúmplice do conluio para destruir o país. Toffoli errou e colocou sob suspeição o STF, que não deveria se curvar à política e sim somente à lei e à ordem. Os militares já andaram consultando todo o Título V da CF (Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas). Estariam se preparando para a eventualidade de um novo golpe militar? Seria altamente conveniente que se monitorassem seus passos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador