TSE espera receber cerca de 100 mil denúncias de fake news nas eleições

Prognóstico considera relatos durante o pleito; registros nas eleições municipais de 2020 chegaram a 5,5 mil

Foto: Jeremy Bezanger on Unsplash

A circulação de notícias falsas disparou conforme foram feitos ataques ao sistema eleitoral do Brasil, o que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a projetar cerca de 100 mil denúncias de fake news durante as eleições presidenciais.

Reportagem do site Metropoles apontam duas iniciativas da Justiça Eleitoral contra a disseminação de notícias falsas: um acordo fechado entre o TSE e o Telegram, e a criação de uma Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação.

Também foram fechados acordos contra a divulgação de fake news com empresas como Google, Instagram, Youtube, Kwai, Facebook, TikTok e Twitter.

Desde a criação do Programa de Enfrentamento à Desinformação em 2021, o combate à disseminação de fake news tem sido um dos principais focos do TSE após o ocorrido em 2018.

Na ocasião, grupos organizados produziram e espalharam diversos conteúdos com informações infundadas. Em 2020, durante as eleições municipais, foram registradas 5,5 mil denúncias contra fake news.

Neste ano, o foco do combate tem sido tanto as notícias inverídicas como os diversos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à transparência do processo eleitoral.

Leia Também

Acordo entre TSE e plataformas sociais é mais brando do que nos EUA

Casos de corrupção e crise de imagem antecedem as internações de Bolsonaro para cirurgias e tratamentos

Bancada do PSOL na Câmara aciona o MPF contra nota do governo que faz apologia à ditadura

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Novembro/projeto-201celeicoes-do-futuro201d-empresas-farao-demonstracao-de-propostas-de-inovacoes-no-dia-15-de-novembro

    Verifiquem se dá pra abrir esta materia ( de 10 de novembro de 2020) que diz ser do TSE.

    se não der o cabeçalho diz:

    Projeto “Eleições do Futuro”: empresas farão demonstração de propostas de inovações no dia 15 de novembro
    Sugestões deverão preencher três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência

    10/11/2020 17:35 – Atualizado em 23/11/2020 17:52

  2. No próximo dia 15, data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, as cidades de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP) serão palco de demonstrações de propostas de inovações para o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996. Tais ações, a serem monitoradas pela Justiça Eleitoral, serão realizadas pelas empresas inscritas em chamamento público, feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para participação no projeto “Eleições do Futuro”.

    Mais de 30 empresas manifestaram interesse em apresentar uma solução para inovar o sistema eleitoral. Destas, 26 foram selecionadas. As demonstrações, que acontecerão das 10h às 15h, contarão com a participação de eleitores, que votarão em candidatos fictícios.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador