Ungida seja a Folha de São Salmo, por Gregorio Duvivier

Jornal GGN – Em sua coluna de hoje da Folha de S. Paulo, o humorista Gregorio Duvivier desenha um futuro distópico no qual o Rio de Janeiro se chama Novo Rio Jordão, o jornal para onde escreve virou ‘Folha de São Salmo’ e, no campeonato brasileiro de futebol, não são chutadas mais bolas, e sim santas.

No Carnaval, o personagem Fernando – que agora é Ezequiel – percebe que as mulheres do concurso da Mulata da Record usam saia até os tornozelos. Na conta da padaria, agora há os 10% para o garçom e também para o dízimo.

Leia a coluna abaixo:

Da Folha

Ungida seja a ‘Folha de São Salmo’

Por Gregorio Duvivier

Em 2011, o iPhone ainda era redondinho. Escapuliu das mãos de Fernando e foi parar debaixo do banco exíguo do seu Palio Weekend. Sua mãe não parava de falar do outro lado da linha. “Calma, mãe! Tô procurando o celular” foram as últimas palavras de Fernando antes do coma. Entrou com tudo num poste da avenida Nossa Senhora de Copacabana e só acordou em 2020.

Quando abriu os olhos, a primeira coisa que viu foi um sujeito de camisa branca e gravata lilás. “Olá, eu sou seu médico, Zaqueu”. “Essa é a Clínica São Vicente?”, Fernando perguntou. “Antiga São Vicente, hoje Clínica Vitória em Cristo.” “Mas isso é no Rio de Janeiro?” “Antigo Rio de Janeiro, hoje Novo Rio Jordão. Muita coisa mudou desde a revolução, Ezequiel.” “Meu nome é Fernando.” “Desculpa, Fernando não existe mais. Seu equivalente bíblico é Ezequiel.”

Fernando desceu a rua Marquês do Sétimo Dia até chegar no Jardim Messiânico, onde, olhando pro alto, se deparou com uma enorme pomba no alto do Corcovado. Na avenida Nosso Senhor de Copacabana sentiu falta dos botecos. Entrou numa padaria, a televisão passava um jogo de futebol: FluCristense jogava contra o Coríntios. No lugar da bola, uma santa. Abdias, zagueiro corintiano, chuta a santa pro gol. Na trave. “Tá amarrado em nome de Jesus!”, grita o garçom.

No intervalo, Fernando comprou uma “Folha de São Salmo” e percebeu que se aproximava o Carnaval. “Certas coisas não mudam”, pensou Fernando, ao ver o concurso de Mulata da Record. Logo percebeu que todas vestiam saia até o tornozelo. O samba-enredo da Ungidos da Tijuca versava sobre o perigo da maconha: “Desde a Galileia, os fariseus só querem te drogar/ é coisa do tinhoso/ sete-pele escabroso/ vai te enfeitiçar”.

Pagou com o cartão. Não esqueceu a senha, mas esqueceu dos 10%, lembrou o garçom. “Achei que o serviço tava incluído”, explicou Fernando. “O serviço tá incluído. Tô falando do dízimo.”

Arrasado, Fernando procurou os amigos. “Como é que vocês deixaram o Rio chegar nesse estado?”, Zebedeu, antigo Duda, não entendeu a revolta. “De vez em quando um amigo some, toma uma surra, mas em geral é porque se desviou do caminho. Se você tem Jesus no coração e vive na paz do Senhor, seu caminho tá iluminado.” O amigo sorri pra câmera. Fernando não acredita. Sussurra entre os dentes: “A gente precisa fazer alguma coisa”.

“Calma, Ezequiel”, o amigo sussurra de volta. “Pode até estar ruim, mas qualquer coisa é melhor que a roubalheira do PT.”

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a Globo?

    Não vai mais ter Globo. A Record vai assumir a Globo depois da falência. Messias Boner (sim, o Willian virou Messias…) vai terminar o Culto Nacional das 20h sem o velho “Boa Noite” mas sim com “A Paz do Sinhô Abençoado do Grande. Receba!!”.

  2. Esse Duvivier é um gênio.

    Esse Duvivier é um gênio. Achei espetacular o texto. Parece que a gente tá vendo o que seria o Brasil comonadado por esse bando de espertalhões. 

    Muito legal!

  3. genial, genial…

    avacalhou legal o meu Rio…………………………….rs

    ó dor! só me resta torcer para que os eleitores de CruzVela passem a se manifestar de outra forma, como, por exemplo, exigindo retorno garantido e mais convincente do dízimo

    nos moldes do MPL, tomara que iniciem o MDL, movimento dízimo livre

    vai ser um barato ver os crentes conscientes nas ruas a cantar: I can’t get no, Satisfaction

    1. ou, um simples caso de amor passageiro…

      Beatles também só cantavam o amor e a paz na terra, e na cama, e os que estão até hoje juntos são os completamente opostos, os Rollings Stones

  4. Assim como o país a cidade…

    Uma cidade alicerçada na injustiça –

    * Ouçam istochefes da casa de Jacóprestem atençãogovernantes de Israel,

     vocês que têm horror ao direito e entortam tudo o que é reto

     constroem Sião com sangue e Jerusalém com pervesidade. 

     Os chefes de vocês proferem sentença a troco de suborno;

    seus sacerdotes ensinam a troco de lucro, e seus profetas dão oráculos por dinheiro.

    ainda ousam apoiar-se em Javédizendo: «Por acasoJavé não está no meio de nós? Nada de mau nos poderá acontecer!» Por isso, por culpa de vocêsSião será arada como um campoJerusalém se tornará um montão deruínas,

    e o monte do Templo será uma colina cheia de mato!  (Miquéias 3,9-12)

    : É uma denúncia e um julgamento severo contra uma estrutura política corrupta. Esta, pouco a pouco, devora o povo, transformando-o em alimento que sustenta o sistema.

    : Estamos no tempo em que os profetas deixaram de ser arautos de Deus e defensores da justiça e da verdade, para servirem aos interesses de quem lhes paga melhor. Por isso, o próprio Deus se afasta, recusando falar e agir através deles. Diferente é a atitude de Miquéias, que denuncia o crime e o pecado instalados no meio do povo.

  5. Tudo bobagem!

    Nem um nem outro. Nem iurd nem imagens católicas que de santos ou santas têm nada. Tô de mau humor hoje para estas bobagens. Encarnei o Ivan, aquele de Union.

    Abraço!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador