“Vacina com mais de 55% de eficácia acaba com a pandemia”: Margareth Dalcolmo na TVGGN

Jornal GGN – Qualquer vacina que tenha atingido uma taxa de eficácia acima de 50% em ensaios clínicos tem potencial para interromper as cadeias de transmissão do novo coronavírus e acabar com a pandemia. É o que afirma ao GGN a epidemiologista e pesquisadora da Fiocruz, Dra. Margareth Dalcolmo.

Em entrevista exclusiva a Luis Nassif, na noite de quarta (6), Dalcolmo explicou que “não há melhor vacina: todas as vacinas são boas iguais.”

“Qualquer vacina que tenha uma eficácia, em estudo [clínico randomizado], acima de 50% é suficiente para, no mundo real, alcançar a quebra da cadeia da transmissão do vírus, que é o que queremos encontrar”, disse.

“Uma vacina com mais de 55%, 60% de eficácia, ela acaba com a pandemia, controla a transmissão, controla o número de casos graves que exigem a hospitalização e, sobretudo, tem maior impacto na mortalidade da doença.”

Dalcolmo lembrou que a famigerada imunidade de rebanho, de que tanto tem se falado desde o começo da crise sanitária, só é alcançada no “mundo real” dentro do contexto da vacinação.

Nesta quinta (7), o Instituto Butantan divulgou que a vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac, aferiu 78% de eficácia em casos leves e até 100% de eficácia em casos moderados e graves. A vacina de Oxford, que será produzida pela Fiocruz, tem, em média (considerando a primeira e segunda dose), 70% de eficácia e impediu desenvolvimento de casos graves.

Segundo Dalcolmo, no dia 9 de janeiro, a Fiocruz receberá o primeiro lote de insumos farmacêuticos ativos (FIA) para começar a produzir a vacina da Astrazeneca em solo brasileiro. O contrato entre o Ministério da Saúde, Fiocruz e Astrazeneca prevê que o País possa vender vacinas para outros países da América Latina ou doar o excedente produzido para o sistema Covax Facility.

Dalcolmo reafirmou na entrevista que outras vacinas, como a Pfizer, também devem entrar no programa nacional de vacinação. “Eu não aceito de modo algum que o Brasil não possa ter vacina da Pfizer”, disse. Ela lembrou que toda capital brasileira tem “freezer abaixo de 80 graus. Isso não é absolutamente uma questão para as grandes cidades.”

Na entrevista a Nassif, a médica também falou do futuro da tecnologia e o desenvolvimento de vacinas, e alertou para o fato de que a pandemia de Covid-19 não será a última. A próxima, aliás, tem tudo para surgir no Brasil.

“O maior celeiro de coronavírus no mundo não é a China, é a Amazônia. Se nós continuarmos a depredar a Amazônia como estamos fazendo, nós podemos ter a próxima pandemia mundial nascendo no Brasil. Há toda uma condição ecológica que pode propiciar isso, da mesma maneira que ocorreu com a febre amarela.”

Assista:

 

 

Leia também:

Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

5 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

6 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

7 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

7 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

8 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

8 horas ago