Do Brasil 247
Votação de contas será “espetáculo grotesco”
Paulo Moreira Leite
Em artigo publicado ontem, mostrei que o governo tem razão em contestar a relatoria de Augusto Nardes no julgamento das contas do TCU.
Não estava me referindo à denúncia, publicada hoje pela Folha de S. Paulo, de que o ministro encarregado de julgar as contas do governo é suspeito de ter embolsado um suborno de R$ 1,6 milhão num esquema de corrupção da Receita Federal investigado na Operação Zelotes.
Estava falando do artigo 36 da Lei Orgânica da Magistratura, que proíbe a um juiz antecipar a sentença antes do julgamento — coisa que Nardes tem feito sem pudores nem disfarces, inclusive em entrevistas de rádio e em encontros com a tropa de choque da oposição no Congresso.
Em 2005, um juiz do mesmo TCU, Lincoln Magalhães Rocha, foi forçado a renunciar ao caso quando deu a entender — apenas isso — qual seria seu posicionamento numa decisão envolvendo nepotismo. Caso o TCU resolva manter Nardes em sua função, o plenário estará consagrando a prática de assegurar um tratamento desigual para situações iguais, o que só se compreende por motivação política — o que é inaceitável em decisões de caráter jurídico.
Caso a reprovação das contas seja encaminhada à Câmara, como planeja a oposição, numa tentativa de promover o impeachment, o país estará diante de um espetáculo grotesco. O relatório de um ministro acusado de receber propinas será encaminhado para debater numa instituição cujo presidente, Eduardo Cunha, é acusado de possuir cinco contas secretas na Suíça. Quanta moralidade, não é mesmo?
Pode? Claro que pode. Todos têm direito a presunção da inocência — mesmo no país das prisões provisórias e das delações premiadas. Toda derrota das garantias fundamentais é uma derrota da Constituição e deve ser evitada.
Mas seria bom esclarecer tamanhas suspeitas antes de se entregar uma decisão tão grave para o futuro da democracia, não é mesmo?
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Vivo na plateia de um circo, de um filme B ou Z, já nem sei mais
E nada mais posso fazer CONTRA tudo isso.
RE-VOL-TAN-TE!
É de se perder a esperança
É de se perder a esperança que haverá solução pacífica para este estado de coisas. O entulho da ditadura que não foi tratado como devia está exalando um enorme fedor e colocando em risco a saúde pública da democracia.
Chamou o capeta pra dançar
Não bastasse o Eduardo Lex Luthor Cunha da câmara, o governo encontrou outro no TCU.
A estratégia de ambos os bandidos é literalmente é amesma. Ambos são acusados de corrupção e, para desviar o foco de seus roubos, apontam as suas baterias anti patrióticas para o governo Dilma. Dane-se o país ! O que importa é salvar as suas peles e manter as suas fontes recursos imundas.
O único jornalista da grande mídia a levantar a voz, de forma indignada contra esta estratégia de fazer política destes crápulas travestidos de parlamentares, foi o Boechat. Não adianta esperar isso de mais ninguém , pois não ocorerá.
O problema é que a Dilma, por imposição do Lula, diga-se de passagem, ao compor com Pansera, Picciani e Eduardo Cunha, perdeu totalmente a credibilidade para denunciar estes canalhas chantagistas( Aliás, quando o Cid Gomes perdeu a linha e chamou esta corja de achacadores, a Dilma ao invés de ficar do lado de quem a defendia, afagou a mão de quem a agredia. Até rimou ) . Além de perder a credibilidade pra denunciar quem faz chantagem contra o povo e seus interesses, perdeu o rumo. O governo já não sabe mais com quem negociar. Para atender a base , especialmente o PMDB, teria que ter ao menos um ministério para cada parlamentar e ainda assim correria o risco de não ser traída . Para este bando de hienas está ótimo, do jeito que está. Não poderia ser melhor . Quanto mais frágil for o governo, melhor para seus interesses ultrajantes.
Cachorro de dois donos morre de fome, pois um sempre acha que o outro alimentou o animal. Assim está o governo. Dilma e Lula são os donos de um cachorro faminto.
Estou desanimado. Completamente desanimado.
Esculhambação. A unica coisa
Esculhambação. A unica coisa que se pode dizer sobre isso.
Esta será a desmoralização
Esta será a desmoralização geral do Brasil. Será que está todas as instituições do país contaminada pela corrupção e pelos golpista? E nós brasileiros que não fazemos parte desta gangue, a quem poderemos apelar, pra Deus? Será que Deus se meteria neste ninho de Satã?
Eu sou descrente com a justiça brasileira e com este congresso que vem demonstrando um índole do mal em todos os aspectos, não posso crer em mais nada, a não ser em mim.