50% dos alimentos são desperdiçados anualmente

Por Paulo F.

Comentário ao post “10 dados sobre a fome em 2013

Diante deste quadro também é assustador  o tamanho do desperdicio de alimentos.

Do Horizonte Geográfico

Metade dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo, diz estudo

Em 62 anos o planeta Terra deverá ganhar 2,5 bilhões de bocas a mais para alimentar

Clara Nobre de Camargo

Um estudo publicado por engenheiros do Reino Unido ligados à Institution of Mechanical Engineers revela que 50% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados anualmente. De acordo com o relatório, intitulado Global Food (Comida Global), isso corresponde a dois bilhões de toneladas de alimentos jogados fora por ano. 

A Organização das Nações Unidas estima que até 2075 a população do planeta chegue a cerca de 9,5 bilhões de pessoas, ou seja, aproximadamente 2,5 bilhões de bocas para alimentar a mais do que atualmente. Em 35 páginas, o Global Food apresenta dados e propõe soluções para que o desperdício seja evitado, analisando as nações pelos diferentes níveis de desenvolvimento. A colheita ineficiente, o transporte inadequado e a falta de cuidado com os alimentos ao armazená-los são os principais problemas de locais como a África Subsaariana e o Sul da Ásia.

Mesmo em países desenvolvidos, com técnicas agrícolas e transportes eficientesm, o desperdício ainda ocorre, principalmente pelas mãos dos vendedores e do consumidor. No Reino Unido até 30% da safra de vegetais não chega a ser colhida pela exigência de boa aparência dos alimentos pelos supermercados. Globalmente falando, isto representa 1,6 milhão de toneladas de frutas e legumes comestíveis que vão para o lixo. A cultura de incentivar o cliente a consumir além do necessário também é uma das culpadas pelo desperdício. Nos países desenvolvidos, entre 30 e 50% do que é comprado acaba indo para o lixo da cozinha. 

No mundo todo, cerca de 3,8 milhões de metros cúbicos de água são gastos por ano. Só o setor agrícola utiliza 70% desta quantia, e de acordo com as previsões de crescimento demográfico, esta demanda deve aumentar significativamente nos próximos anos. Uma das soluções são os sistemas sustentáveis de irrigação por gotejamento, que, apesar de mais caros para serem instalados, podem melhorar em 33% a eficiência no uso da água. 

Sugestões eficientes

Diante da pressão sobre os recursos finitos de água, energia e solo, o relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers propõe algumas resoluções para que as nações do mundo passem a tratar todas as etapas da alimentação de uma forma mais sustentável. A primeira delas é que os países desenvolvidos, com a ajuda da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) transfiram tecnologias de produção e manipulação de colheita para os países em desenvolvimento. Ressalta-se também a importância dos governos criarem políticas de consumo racional de comida para que não haja desperdício.

Leia na íntegra o estudo Global Food aqui.


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador