A boa avaliação da Federal do Recôncavo da Bahia

O sucesso da aposta do governo em descentralizar a educação superior , abrindo novas universidades em cidades do interior do nordeste.

Do O Recôncavo

UFRB: índice 4 no IGC consolida vitória da sociedade

Fazer uma universidade com somente sete anos de idade se transformar numa das mais bem avaliadas do Brasil não é uma tarefa nada fácil.

Entretanto, a Nota 4 (numa escala que vai de 1 a 5) atribuída à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Índice Geral de Cursos, pelo segundo ano consecutivo, é a prova inconteste de que isso é possível. A UFRB é uma experiência vitoriosa.

Primeira universidade implantada integralmente no interior da Bahia, a UFRB, classificada por um repórter da revista Veja como “um elefante branco no meio do Sertão”, tratamento a um só tempo desrespeitoso e ignorante (o Recôncavo é, por definição, uma região no entorno de uma baía), a UFRB é uma prova de que foi acertada a iniciativa do governo Lula, com o então ministro Fernando Haddad à frente, em retomar o processo de interiorização das universidades federais no Brasil.

Sete anos após a sua implantação, a UFRB brilha. E está mudando o Território de Identidade do Recôncavo de forma permanente. Com o maior percentual nacional de estudantes negros e pobres matriculados, esta instituição transforma a vida de milhares de pessoas e movimenta a economia do território. Alguns dos novos empreendimentos instalados na região, como a nova agência do Banco do Nordeste em Cruz das Almas, já levaram em conta a presença de uma universidade federal deste porte na região ao decidir aonde investir. Essas vantagens competitivas ainda farão muita mais diferença no futuro.

Nem tudo são flores. Sim, a UFRB tem problemas e também contradições, como todas as instituições deste porte. Mas está viva, forte e cada vez mais preparada para superá-los.

A nota 4 da UFRB no IGC é uma conquista da sociedade brasileira.

Comemoremos então.

Campus da UFRB em Cruz das Almas. Presente também em Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Cachoeira, agora é a vez  da universidade se instalar em Feira de Santana e Santo Amaro. Foto: ASCOM/UFRB

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador