A expectativa do ‘Brasil Sem Miséria’

Do G1

Dilma diz que ‘Brasil sem Miséria’ pode retirar 16 milhões da pobreza

Presidente diz que vai buscar essas famílias e incluí-las em programas sociais.
Segundo Dilma, o ‘Bolsa Família’ vai beneficiar mais 800 mil até 2014. 

A Presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (6), durante o seu programa de rádio “Café com a presidente”, que o programa “Brasil sem Miséria” vai buscar famílias em situação de extrema pobreza e incluí-las em programas sociais. Dilma disse ainda que a ampliação do “Bolsa Família” beneficiará mais 800 mil famílias até 2014.

Dilma afirmou o país enfrentará a extrema pobreza com determinação. “O Brasil só será um país rico quando todos tiverem uma boa qualidade de vida e renda para sustentar a si e a sua família. Precisamos incorporar esses 16 milhões de brasileiros. Nos últimos anos, no governo Lula, do qual fiz parte, tivemos um enorme avanço ao tirar 28 milhões da pobreza extrema e elevar 36 milhões às classes médias”.

Segundo a presidente, chegou a hora de o Estado avançar na questão. “Vamos fazer o que chamamos de busca ativa: ao invés das pessoas correrem atrás do Estado, dessa vez o Estado vai correr até elas. Temos informações recentes do censo do IBGE, de famílias que precisam do Bolsa Família, mas que ainda não recebem o que têm direito. A partir de agora, equipes de profissionais vão localizar, cadastrar e incluir nos programas do Bolsa Família essas famílias que estão em situação de pobreza extrema. Nosso cálculo é que nessa busca vamos incluir 800 mil famílias até 2014”.

Mudanças no Bolsa Família

A presidente comentou sobre a mudança no Bolsa Família, que pode atender mais 1,3 milhão de crianças. “Sabemos que a maioria das pessoas que vive na extrema pobreza, 40% são meninas e meninos de até 14 anos. Por isso vamos ampliar o Bolsa Família. Antes, cada família recebia por até três filhos de zero a 15 anos. Agora estamos passando esse limite de três para cinco filhos”.

Dilma disse que a pobreza tem a ver com falta de oportunidade de trabalho e que , por isso, o Plano Brasil sem Miséria é mais amplo. “Inclusão produtiva é direito de ter um trabalho ou de ser um pequeno empreendedor ou ainda de ser um produtor rural, agricultor familiar. E a nossa ideia é dar condições para que as famílias muito pobres possam conquistar um trabalho ou até virar um microempreendedor. Estamos falando de oportunidade de emprego e de qualificação profissional, de melhorar a vida das pessoas na cidade e no campo. O trabalhador ou o agricultor do campo tem necessidades diferentes do trabalhador da cidade. Só vamos resolver os problemas da extrema pobreza se olharmos para essas realidades diferentes e buscarmos soluções diferentes. No campo, vamos oferecer assistência técnica aos agricultores familiares, aos ribeirinhos, aos extrativistas, além de recursos para que ele possa melhorar a sua produção. Também vamos viabilizar acesso à água, luz elétrica e sementes, além de ações para ajudá-los a vender o que produzirem”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador