A interpretação do Enem pela evolução

Por alcides

Comentando o post “Piora no ensino é “praticamente impossivel”, diz ministro”

Existe um problema de interpretação nos resultados do ENEM. Alguns dizem que a escola pública piorou porque o número de escolas públicas entre os 100 primeiros e entre os mil primeiros diminuiu. O ministro diz que melhorou porque é praticamente impossivel a média geral ter aumentado 10 pontos sem a escola pública tenha melhorado. E ele está certo.

Não é preciso ser gênio para saber que as escolas privadas são superiores em qualidade às escolas públicas. O quanto isso é verdade pode ser visto calculando a média do ENEM somente das escolas privadas e somente das escolas públicas e comparar as notas. 

Segundo o ministro, as matrículas do ensino público correspondem a 88% do total de matrículas. Com isso, para que a média geral do ENEM suba um ponto, a média da escola privada teria que aumentar 8,33 pontos, se a média da escola pública se mantivesse constante. Inversamente, para que a média geral aumente 1 ponto, bastaria que a média da escola pública aumentasse 1,14 pontos, se a média da escola privada ficasse constante. Isso é resultado do peso das duas escolas na média geral.

A nota geral do ENEM aumentou em 10 pontos em um ano. E se a escola pública tivesse piorado, fazendo sua média diminuir em somente um ponto, qual teria sido o desempenho da escola privada? simples, teria que ter aumentadao em 90,67 pontos. Como disse o ministro: é praticamente impossível.

A melhor maneira de verificar a evolução do sistema é por sua média e não pelo número de escolas entre as top 100 ou top 1000. É possível ter aumento do número entre as top e ter diminuição da média, e o inverso também. Esse critério das top não serve sequer para comparar a evolução do desempenho das escolas públicas e privadas. Isso é mais um exercício de agrupar números para eles confirmarem o que alguém diz.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador