“A missão é destronar os reis dos morros”

Comentário do post “No Rio, tráfico migra do morro para o asfalto”

Por Luiz Gonzaga da Silva

“O governador Sergio Cabral, do Rio, sempre foi um político inteligentemente oportunista.”

Desde quando um político replicar uma experiência bem sucedida na sua área de atuação é oportunismo? O bom político não precisa inventar a roda, basta ter uma boa visão do que se passa na sua área.

Qualquer cidadão bem informado morador do Rio sabe que sempre existiu as conexões do tráfico no asfalto. Só os muito necessitados e aventureiros subiam os morros para comprar drogas. Até disque-drogas existia, então, não é consequência da polítca de pacificação do governo do estado.

Autoridades, critcos e analistas reconhecem que as UPP’s não acabam com a venda de drogas. Aliás, em nenhum lugar do mundo se conseguiu acabar com o comércio, mesmo em países como os EUA. A principal missão é acabar com a guerra entre quadrilhas, destronar os reis dos morros que exigiam pedágio do poder público e de todos que entrassem em seus domínios.

Moro próximo a uma comunidade pacificada. Era rotina diária os tiroteios. Pela janela podia-se ver balas traçantes cruzando o céu. Com as UPP’s esse martírio acabou.

Quanto as milícias, não me lembro de outros governos que tenham combatido as quadrilhas fardadas. A ALERJ instalou e concluiu uma CPI que investigou a atuação das milícias com o apoio das autoridades estaduais. Temos assistido ações das polícias estaduais desbaratando quadrilhas, principalmente, na zona oeste. É bom lembrar que o braço polítco das milicias, também, tem sido combatidos. Um dos chefões das milicias o veredor Gerominho encontra-se preso.

Foram anos de descaso ou de polítcas equivocadas. A população sofreu e, ainda, sofre com as consequências dessas políticas. O mérito do atual governo foi adotar uma política como prioridade e levar a fundo sua execução. As UPP’s em si não resolvem a questão, mas são um passo inicial muito importante.

A tranquilidade institucional entre governos federal. estadual e municipal, algo que há anos não se via, ajudou bastante na implementação dessa exitosa política de segurança. Aos que não concordam, espera-se críticas mais consistentes.

PS.1) Informações recentes dizem que o Rio, nos próximos anos, será o campeão de investimentos no mundo. Além do pré-sal, o enfrentamento corajoso da questáo da segurança tem muito a ver.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador