A parceria entre Dilma e Alckmin

Da Folha

Em SP, petistas e tucanos temem parceria em programas sociais

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO 

A união dos programas sociais do governo federal e do governo do Estado de São Paulo foi recebida com desconfiança por petistas e tucanos, que dizem não conseguir mensurar o impacto eleitoral da medida.

Nesta quinta-feira (18), a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciarão a associação do Bolsa Família, principal vitrine petista na ação social, ao Renda Cidadã, versão paulista do programa.

A medida é direcionada a pessoas com renda inferior a R$ 70 mensais.

Nos bastidores da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de São Paulo, representantes dos dois partidos externaram preocupação com a iniciativa –inédita na administração paulista.

Do lado petista, há o temor de que o pacto firmado entre Dilma e Alckmin auxilie o PSDB a consolidar a imagem de que prioriza a agenda social no Estado.

JaoPJá o PSDB teme que o eleitorado interprete a ação como adesão a um “modelo assistencialista”, historicamente criticado pelo partido.

A associação dos programas será oficializada nesta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, onde Dilma lançará o Brasil Sem Miséria para a região Sudeste.

Para conter insatisfeitos no PSDB, Alckmin acionou seu secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, que pediu aos deputados tucanos que participassem do evento.

O apelo para que a ação não fosse partidarizada também foi feito pelo presidente do PT em São Paulo, deputado estadual Edinho Silva. “Será um avanço histórico no modelo de gestão, com benefício para a sociedade. Não podemos partidarizar uma ação como essa”, afirmou.

O mesmo discurso foi adotado pelo líder do PSDB na Assembleia, Orlando Morando. “É uma prova da postura republicana da presidente e do nosso governador”, disse o tucano.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) também elogiou a medida, mas alfinetou a presidente. “É positivo [unir os programas]. E será uma ótima oportunidade para lembrar a presidente que os dois programas, o Bolsa Família e o Renda, têm o DNA do PSDB”, afirmou.

Apesar dos discursos, os rumores de insatisfação chegaram ao governo. Em seu perfil no Twitter, Fábio Lepique, secretário particular de Alckmin, afirmou: “Quanto à bobageira que tenho ouvido sobre a visita da presidente Dilma ao governador, só digo isso: sapo não pula por boniteza, mas por precisão”. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador