As autoridades no Pinheirinho, por Paulo Moreira Leite

De O Globo.com

Autoridades não entenderam nada em Pinheirinho

Por Paulo Moreira Leite

Encerrada a ação de despejo de 6 000 pessoas na comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos, ocorreu uma troca de congratulações e cumprimentos entre as autoridades. Vejam o que disse um coronel da PM:

“Estamos bastante exaustos, foram vários dias de trabalho, mas felizes porque não houve nenhuma vítima na relação com a Polícia Militar. Com isso, a PM cumpriu seu papel de apoio ao poder judiciário”.

Um representante da Justiça lembrou do massacre de Eldorado do Carajás,  para elogiar o despejo no Pinheirinho. Em 1996, no Sul do Pará, 19 trabalhadores foram mortos pela PM quando realizavam um protesto pela demarcação de terras.  Disse ele:

“Gostaríamos de expressar nosso agradecimento pelo belo trabalho executado pela Polícia Militar. Uma ação bem planejada e muito bem executada. Para aqueles que imaginavam que haveria um novo Eldorado do Carajás, um massacre, essa ação limpa demonstrou que esses temores eram absolutamente infundados. Hoje se cumpre a reintegração de posse”.

A verdadeira pergunta é: do ponto de vista de quem se pode falar numa “ação bem planejada e muito bem executada”?  Ou quem está “exausto” depois de domingo?

Leia por exemplo uma descrição da vida real num abrigo improvisado:

“Falta de água, calor excessivo, superlotação, pessoas passando mal, crianças chorando: em questão de minutos, o novo abrigo para os moradores despejados da comunidade Pinheirinho, um ginásio no bairro Parque do Morumbi, zona sul de São José dos Campos (SP), virou um caos. Os dois únicos banheiros do ginásio estão sem água. Os chuveiros e as descargas não funcionam. Os desabrigados reclamam do calor excessivo no interior do local. Até as 18h desta quarta-feira (25), pelo menos quatro pessoas foram hospitalizadas após se
sentirem mal. As cerca de mil pessoas que foram alojadas no local estavam na igreja do bairro

Campo dos Alemães, vizinho ao Pinheirinho, onde não estavam recebendo assistência da prefeitura. Elas haviam se recusado a ir a abrigos da prefeitura – onde os alojados recebem comida, produtos de higiene e colchões– temendo as condições do local. Hoje, decidiram migrar para o ginásio, após a igreja alegar não ter mais condições de abrigar as famílias. Caminharam por cerca de 4 km, sob um calor de 35ºC, até o novo abrigo. Diante da situação, a Prefeitura de São José dos Campos decidiu que irá distribuir as pessoas em outros abrigos –um deles no Jardim do Sol, também na zona sul do município.”

Diante dessa situação, a troca de congratulações chega a ser falta de pudor. O sofrimento dessas famílias merece um pouco de consideração.

Essa postura expressa falta de compaixão e incapacidade de entender que, em qualquer circunstancia, o ponto de honra do Estado deve ser a proteção dos desprotegidos, dos que ficam sem casa nem abrigo, mesmo que essa ação tenha toda base legal e jurídica.

A situação criada não pode ser motivo de alegria.

É preocupante quando um autoridade se diz feliz porque não ocorreu um novo massacre de Carajás. Quando se recorda que 19 trabalhadores do Sul do Pará foram mortos a tiro pela PM local, cabe perguntar: a PM paulista iria agir com a mesma violência? Não teria outra forma de fazer cumprir a lei?

Cumprir a lei às custas da dor e do desamparo dos mais fracos sempre foi mais fácil.

Mas caberia ser mais cuidadoso diante de uma operação de demolição de um pequeno bairro popular, com biroscas, esgoto a céu aberto, igrejas, para devolver o patrimônio a um mega empresário, Naji Nahas, conhecido pelos cavalos de corrida, comportamento e por muitas relações incestuosas com tantos governantes.

Os milionários também tem direito a defender seus direitos mas o risco de criar um caso simbólico, uma impressão de esculacho geral em prejuízo dos mais pobres é muito grande.

Quando não se olha para isso, o cumprimento da lei pode ser inócuo e até inútil. Temendo transformar-se em alvo de represálias, o representante da Selecta, empresa que recuperou aquelas terras imensas, nem saiu do carro para assinar o documento de reintegração de posse.

Nossas autoridades não entenderam nada.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador