As normas de seguranças de boates em outros países

Da BBC Brasil

Países adotam regras rigorosas de segurança em boates

A morte de 235 pessoas em uma casa noturna na cidade gaúcha de Santa Maria, em um dos piores incêndios da história do país, gerou um debate sobre as normas de segurança nesses locais.

Em cada país vigoram regras bastante diferentes sobre como deve ser garantida a segurança de boates, que em geral é fiscalizada pelas autoridades em nível local.

Em alguns locais, o rigor com as normas impressiona. É o caso de Israel, onde a emissão de um alvará de funcionamento depende do parecer positivo de cinco diferentes órgãos, entre eles a polícia e os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente.

Leia abaixo exemplos de como são as regras em vários países.

Israel

Em Israel, o órgão que emite o alvará para boates é a prefeitura, porém a emissão depende da autorização de mais quatro instituições – a polícia, o Corpo de Bombeiros, o Ministério da Saúde e o Ministério do Meio Ambiente. Sem as autorizações de todos esses órgãos, o estabelecimento não poderá funcionar legalmente.

De acordo com a legislação em Israel, um local com capacidade para 2 mil pessoas (a Kiss tinha capacidade para cerca de 700) deveria ter pelo menos três saídas de emergência, de 2,20m de largura cada.

O engenheiro-chefe da empresa Rashgad, Rami Shemesh, que já fez centenas de projetos de boates e clubes em Israel, disse à BBC Brasil que os padrões de segurança para lugares públicos no país são muito rígidos.

As casas noturnas também são obrigadas a ter dois sistemas “essenciais” – um sistema de circulação de ar e ventilação, com pelo menos dois mecanismos para retirar o ar rarefeito e outros dois para introduzir ar de fora, e outro de esguichos, que deve cobrir toda a área.

A utilização de materiais inflamáveis como espuma é expressamente proibida. Todos os materiais utilizados na construção devem ser não inflamáveis.

Shemesh também mencionou um sistema utilizado em Israel para impedir que pessoas saiam sem pagar, que pode ser imediatamente acionado em casos de emergência. O sistema consiste de portas fechadas por um mecanismo magnético, e que podem ser abertas por um contrôle eletronico.

A polícia exige uma vistoria anual assinada por profissionais para renovar a permissão de funcionamento dos estabelecimentos. Todos os órgãos relevantes – prefeitura, polícia, ministérios da Saúde e do Meio Ambiente – fazem fiscalização constante com visitas surpresa de seus próprios agentes.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador