Bahia segue fora do plano de banda larga

Mesmo tendo um dos índices de inclusão digital mais baixos do País, a Bahia segue fora da rota de investimentos das operadoras no Plano Nacional de Banda Larga, que disponibiliza uma conexão de 1 megabit por segundo pela mensalidade de R$ 35 mensais. Dos 444 municípios contemplados pelo programa até o momento, nenhum está na Bahia.

Em vigor desde outubro deste ano, quando as concessionárias de telefonia fixa Oi, Telefonica, Algar Telecom e Sercomtel começaram a oferecer o serviço de banda larga popular, o programa ainda não chegou aos estados da Bahia, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte. A maior parte dos investimentos está concentrada em São Paulo, que já teve 233 municípios contemplados, seguida do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Ao sabor do mercado – Capitaneado pelo Ministério das Comunicações, o Programa Nacional de Banda Larga tem como meta contemplar todos os municípios brasileiros até 2014, popularizando o uso da internet no Brasil.

A expansão do programa, no entanto, tem seguido ao sabor do mercado: os municípios que serão atendidos são definidos por cada concessionária, que têm como compromisso ampliar o número de cidades contempladas a cada seis meses.

Principal concessionária de telefonia fixa da Bahia, a Oi levou o programa para 100 municípios na primeira etapa, que estão sendo atendidos desde 29 de setembro. No início deste mês, a empresa anunciou a inclusão de outras 100 cidades. Mais uma vez, nenhum município baiano foi contemplado.

Adesão voluntária – Por meio da assessoria de imprensa, a Oi afirmou a intenção de trazer serviço para a Bahia nas próximas etapas do programa. Em dezembro deste ano, mais 100 cidades brasileiras serão contempladas. “Até o fim de 2014, as ofertas estarão disponíveis em todos os 4.800 municípios da área de atuação da Oi”, afirmou a concessionária em nota oficial. Nos últimos dois meses, o plano de banda larga também teve a adesão voluntária das operadoras móveis TIM e Claro.

A Tim pretende expandir a rede de internet móvel para 300 cidades do País – ainda não divulgadas, por questões estratégicas. Até o final do ano, apenas quatro cidades serão contempladas, sendo duas em Goiás e duas no Distrito Federal. A Claro informou que já oferece em 515 cidades o plano popular 3G por R$ 29,90 reais por mês.

Originalmente: Jornal A Tarde (http://www.atarde.com.br/economia/noticia.jsf?id=5782092)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador