Braços Abertos pode ter reduzido consumo de drogas em quase 70%

Braços Abertos reduziu consumo de drogas em até 70%, diz Haddad

Braços Abertos” reduziu consumo de drogas entre participantes do programa em até 70%, diz Haddad

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ao lado dos secretários de Assistência Social e Segurança Urbana (Foto: PMSP) POR RODRIGO RODRIGUES

Completando trinta dias de lançamento, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) realizou nesta sexta-feira (14) uma coletiva de imprensa para fazer um balanço do programa “De Braços Abertos”.  

Ele afirmou que a ajuda aos dependentes químicos da chamada ‘Cracolândia’ conseguiu reduzir o consumo médio de crack entre os cadastrados no programa em até 70%. Segundo o prefeito, o número médio de pedras de crack consumidas por cada usuário passou de 10 a 15 para cerca de cinco ao dia, o que dá uma média de 50% a 70% de redução.  

Haddad afirma que, além do trabalho de recuperação dos dependentes químicos, o programa também inclui mudanças na iluminação das ruas que antigamente serviam de ponto de venda de droga e manutenção diária da limpeza e zeladoria das vias.  

Para o prefeito, a iniciativa se mostra um grande sucesso no acolhimento dos dependentes químicos e na mudança da cara da degradada região da Luz. “Nós estamos monitorando, caso a caso, todos os cadastrados no programa. Há pessoas que estão há trinta dias sem usar drogas e outros que tiveram pequenas recaídas. Mas na média conseguimos reduzir no mínimo 50% da dependência e é uma grande vitória para a retomada da vida dessas pessoas”, disse o prefeito Fernando Haddad.

“Às vezes quando você fala em sucesso em um empreendimento, o sucesso é 100%. Então se tiver  ali três pessoas ou dez consumindo, vai se ver ainda a operação como não bem-sucedida. Eu sou mais humilde diante do objeto. É um objeto difícil, complexo de resolver. Se nós avançamos 70%, acho que tem espaço para avançar mais”, declarou Haddad. 

De acordo com o balanço da prefeitura, nos trinta dias de operação do programa “Braços Abertos” foram feitas mais de 3 mil abordagens pelos agentes de saúde da prefeitura e 355 atendimentos médicos para o tratamento dos usuários de droga da região. Ao todo, 149 pessoas iniciaram tratamento de saúde com médicos especialistas para se livrarem da droga.  

O programa “Braços Abertos” tem atualmente 386 beneficiários, que estão tendo cursos de capacitação e trabalhando em frentes de trabalho da prefeitura, onde ganham cerca de R$15,00 por cada dia de trabalho.  Segundo a secretária de Assistência Social, Luciana Temer, cerca de 89% dos participantes do programa têm conseguido manter a freqüência regular nas frentes de trabalho e nos cursos de capacitação. 

 Por conta de algumas recaídas, a prefeitura ampliará a partir da próxima semana o atendimento aos usuários e a oferta de lazer e atividades na região, que se encerravam por volta das 17h00, mas que agora vão funcionar até as 22h00. 

O objetivo, segundo a administração municipal, é aumentar a oferta de atividades aos usuários para que eles passem menos tempo expostos ao problema da droga no retorno aos hotéis depois da jornada de trabalho e cursos.  “Ao oferecer mais atividades, nosso objetivo é fazer com que a noite não contamine o esforço que é feito durante o dia para ajudar essas pessoas”, disse o prefeito. 

A ampliação do programa “De Braços Abertos” também inclui a criação de 80 novas vagas para o trabalho dos dependentes químicos no programa que a prefeitura chama de “Fábrica Verde”, que possibilitará os dependentes químicos a se capacitarem na criação de plantas e cultivo de áreas verdes para alimentar várias praças da cidade.  

O “Fábrica Verde” funcionará fora do perímetro da região central. “O objetivo é que eles rompam o vínculo com aquele território, não fiquem aprisionados naquele quadrilátero onde são expostos às drogas. É uma maneira de facilitar a emancipação dessas pessoas da sua condição atual”, anunciou Fernando Haddad.   Os usuários também passam a ter na próxima semana atendimento odontológico gratuíto.  

Prisões e açõesNos trinta dias de operação na Cracolândia, a prefeitura diz que mais de 4 mil pedras de crack foram apreendidas e 25 traficantes presos, graças ao trabalho em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Metropolitana. “Quanto mais os agentes de saúde aprofundam o trabalho, mais fácil é identificar quem está ali apenas como vítima da droga e quem está ali explorando aquela situação e vendendo droga”, diz o prefeito. 

Haddad considerou “totalmente superado” o incidente que ocorreu na região durante uma invasão do Denarc para prender um traficante. Na ocasião, os policiais agiram sem informar a prefeitura e usaram gás de pimenta inclusive contra agentes de saúde que trabalhavam no local.  

De acordo com o prefeito, ele e o governador Geraldo Alckmin entraram em entendimento pessoalmente e restabeleceram os protocolos de conduta na região. O prefeito de São Paulo salientou a parceria com o governador e disse que periodicamente Alckmin frequenta a região para avaliar a situação do programa. 

http://terramagazine.terra.com.br/blogterramagazine/blog/2014/02/14/brac…

 

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O alvo

    Por essas e outras é que ele (Haddad) virou alvo das “forças políticas do atraso”, incluindo aí o MP de Sampa*, além da FSP, ESTADÃO, JB, e cia… ah, e de alguns políticos…

    Do tipo: – Se não cortar esse mal (petista) pela raiz corre o risco do país melhorar e perdermos a nossa hegemonia!!!

    *http://www.diariodocentrodomundo.com.br/investigacoes-do-mp-batem-recorde-no-governo-haddad/

  2. Dá para entender claramente por que

    falha/uol, estadinho e tv’s bombardeiam diariamente o nosso prefeito: ele é de outra “planeta” em relação aos medíocres/mau intencionados que pululam na política paulista, especialmente no psdb, mas não só… 

  3. Lendo os comentários no

    Lendo os comentários no Terra, coisa que a equipe e o próprio Haddad deveriam fazer, percebe-se como o PT é ruim em comunicação.

    A artilharia sempre será pesada, então, ao invés em falar de números, num programa de apenas um mês, fale em conquistas e que ainda é cedo para falar em percentual, mas que os resultados apontam para o êxito do programa.

    Falar em 70% em um mês é pedir para ser ridicularizado nos comentários. PT, seja mais inteligete, e olha que nem precisa ser muito, mas tem que parar de ouvir apenas os petistas, tem que ouvir os críticos, os de bom senso e ler o que os conservadores escrevem para saber dar as resposats.

     

  4. Deixem o homem trabalhar

    Olá tucanos incrustados no TCM, Judicipario, MP… deixem o homem trabalhar!

    A cidade de SP agradece de coração, afinal de contas o povo elegeu Haddad prefeito e não vcs, certo.

  5. Xiiii !!!! ferrou !!!!
    Agora

    Xiiii !!!! ferrou !!!!

    Agora mesmo que não vão deixar o Haddad trabalhar.

    Isso poder ter reflexo no Brasil todo.

    Cada fez mais o Haddad está se habilitando para 2018.

  6. Novos tempos

    Parabéns à prefeitura de São Paulo. Esse é um trabalho de longo termo, que vai precisar de participação de diversors setores da sociedade paulista; quem sabe alguns não consigam se (re) aproximar dos familiares ? Em todo caso, é muito bom ver que o tratamento, por uma vez, dado aos marginalizados, não é aquele do varrer para debaixo do tapete. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador