Brasil já retirou quase 15 mil toneladas de sal dos alimentos

Jornal GGN – O acordo de redução de sódio em alimentos processados já garantiu a retirada de quase 15 mil toneladas de sal das prateleiras dos supermercados. A meta do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) é chegar a 28.562 toneladas até 2020.

O acordo foi iniciado em 2011. De acordo com o ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, o sucesso da campanha foi possível graças aos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento da indústria alimentícia. 

“O Brasil é referência mundial nesse programa de redução de sódio na alimentação. Daí a importância da pesquisa, desenvolvimento e investimento da indústria nesses insumos que vão substituir o sal e que produzem os resultados positivos”, disse.

A maior redução de sódio foi observada em temperos, com queda de 16,35%, seguida pela margarina, com 7,12%. Outras categorias também registraram queda: cereais matinais, 5,2%; caldos e cubos em pó, 4,9%; temperos em pasta, 1,77%; e tempero para arroz, 6,03%.

A única categoria que registrou aumento na concentração de sódio foi a de caldos líquidos e em gel, com alta de 8,84%

Da Agência Brasil

Acordo já permitiu a retirada de mais de 14 mil toneladas de sódio de alimentos

Por Andreia Verdélio

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) informaram hoje (29) que o acordo de redução de sódio em alimentos processados já possibilitou a retirada de 14.893 toneladas dos produtos alimentícios. A meta é que as indústrias promovam a retirada voluntária de 28.562 toneladas de sal das prateleiras até 2020.

Os dados são resultados das três primeiras fases do acordo, iniciado em 2011.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que esse é um resultado positivo e destacou o trabalho de desenvolvimento e pesquisa da indústria de alimentos. “O Brasil é referência mundial nesse programa de redução de sódio na alimentação. Daí a importância da pesquisa, desenvolvimento e investimento da indústria nesses insumos que vão substituir o sal e que produzem os resultados positivos”, disse.

Segundo o presidente da Abia, Edmundo Klotz, retirar o sal é muito mais complicado do que parece, já que, além de realçar o sabor, o cloreto de sódio é um antioxidante natural, que faz prolongar a vida dos alimentos. “Só que ele tem consequências para a saúde, então tem que haver um substituto”, disse. “Tivemos a demonstração daquilo que pode acontecer quando o governo abre as portas para encontrar soluções em comum com o setor privado”, completou, destacando o sucesso do acordo.

Na terceira etapa do acordo, a maior redução de sódio foi observada nos temperos, com queda de 16,35%, seguida pela margarina com 7,12%. Outras categorias também registraram queda: cereais matinais, 5,2%; caldos e cubos em pó, 4,9%; temperos em pasta, 1,77%; e tempero para arroz, 6,03%. Caldos líquidos e em gel é a única categoria que teve aumento na concentração de sódio, 8,84%.

O volume total de sódio reduzido dos alimentos na três etapas, corresponde, segundo o ministério, a 3.723 caminhões de 10 toneladas carregados de sal; alinhados, eles preencheriam 52 quilômetros de estradas.

Redução por etapas

A primeira etapa do acordo, assinado em abril de 2011, estabelecia metas nacionais de redução de sódio em massas instantâneas, pães de forma e bisnaguinhas. Os resultados mostraram que 1.859 toneladas de sal foram retiradas dos alimentos nessa fase.

Em outubro de 2011, a retirada de sal foi acertada para batatas fritas, salgadinhos, bolos e misturas para bolos, maionese e biscoitos, com redução total de 5.793 toneladas. Os resultados da terceira etapa do acordo, assinado em agosto de 2012, que previa a redução de sódio em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais até 2015, mostraram redução de 7.241 toneladas de sal nos alimentos.

A quarta fase, assinada em novembro de 2013, estabelece redução de sódio em empanados, queijo mussarela, sopas, requeijão cremoso, hambúrguer e embutidos, como linguiças e salsicha. Os resultados dessa etapa deverão ser apresentados até o fim deste ano. Segundo o ministério, as metas são progressivas e já está em discussão a renovação das metas da primeira etapa.

A Abia representa hoje 70% das indústrias de alimentos do país.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou também dados mostrando que, em 2014, 94,5% das 22 empresas pesquisadas já haviam alcançado a meta da terceira etapa e traziam essa informação nos rótulos. Segundo o ministério, as demais empresas foram notificadas e se adequaram posteriormente.

De acordo com o Ministério da Saúde, o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio todos os dias. O valor é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de menos de 5 gramas por dia.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um médico do INCOR de SP

    Um médico do INCOR de SP contesta esses números. Pra ele, o Brasil pode até ter tido uma queda em AVC, mas pelas drogas hoje oferecidas, muito eficazes.Por outro lado, prossegue preocupando o percentual de casos de cardiopatias com portadores de pressão alta, pelo consumo exagerado do sal.

    Ele diz que uma pessoa, ao se levantar e comer um pão com manteiga e um pedaço de queijo – todo ele carregado de sal -, já ingeriu a dose total recomendada para o dia todo. Se, além disso, comer um pedaço de presunto, também, nem se fala.

    Então esse Doutor recomenda que a gente fuja ao máximo de todos os produtos enlatados e acodicionados em vidros, pois eles contem uma enorme quantidade de sódio, do mesmo modo que embutidos, como salsichas. 

    Importante, ainda, é se verificar que quem tem hábito de ingerir grande quantidade de sal, tende a pensar que está mais gorda, quando, em verdade, o aumento de peso se dá em razão do inchaço que provoca o sal com a retenção de líquido no organismo. 

    A meu ver, todos os portadores de pressão alta devem tomar muito cuidado com os produtos de supermercados, sempre tentando se orientar pela quantidade de sódio de suas composições. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador