Brasilianas.org – Qualidade do Ensino Superior

Especialistas analisam causas e consequências da reprovação de muitas faculdades pelo MEC

Nesta segunda-feira (04), às 20h, o programa Brasilianas.org abordará a qualidade do ensino superior no país. O debate, mediado por Luis Nassif, contará com a participação de Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Carlos Vogt, diretor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo; e Pedro Chadarevian, professor da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP, pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e doutor em Economia pela Universidade de Paris 3-Sorbonne Nouvelle.

O Ministério da Educação reprovou 672 cursos de ensino superior, conforme divulgação do último Índice Geral de Cursos (IGC), em dezembro passado. Desse total, 465 foram reprovados pela primeira vez e serão proibidos de aumentar o número de vagas em 2013, até que uma nova avaliação constate melhoras.


Carlos Vogt (esq.) e Pedro Chadarevian (dir.)

Outros 207 cursos tiveram vestibulares suspensos por terem sido reprovados duas vezes consecutivas, com nota 1 ou 2, na escala de 5 do Conceito Preliminar de Cursos (CPC). O Conceito considera os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além da qualidade da infraestrutura e projetos pedagógicos dos professores.

Para sintonizar a TV Brasil:

UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net – Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV – Canal 116
TVA digital – Canal 181
Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome