Cotas Raciais no Brasilianas.org

O Brasilianas.org discutirá as cotas raciais na próxima segunda, às 22h, na TV Brasil.

Uma das ações públicas mais polêmicas é a proposta de criação das cotas raciais, cujo objetivo é garantir o ingresso de negros nas universidades públicas e/ou privadas.

A proposta levanta duas correntes de pensamento: para a primeira, as cotas reparam os abusos históricos sofridos pelos negros e são mecanismos de inclusão; já para a segunda, as cotas ampliam o preconceito racial e, por beneficiar negros, culminam na exclusão social. Negros e brancos pobres não teriam o mesmo direito à educação? A política de cotas raciais, não beneficiaria apenas o negro e deixaria o pobre, branco, à margem? Qual seria o modelo ideal de programas de inclusão: critérios étnicos ou sócio-econômicos? O que pensam as universidades?

Para debater o tema, o Brasilianas.org desta semana convidou o coordenador de pesquisa do vestibular da Unicamp, Maurício Kleinke; o advogado e integrante da Comissão Assuntos Anti-discriminatórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Roberto Militão, e o diretor da Educafro, Frei David dos Santos.

Participe da discussão no site Brasilianas.org.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador