Debatendo a remuneração dos profissionais na área pública

Por hugo

Comentário ao post “Pela 1ª vez, a saúde é discutida pelo povo com engajamento

André, por que professores que formam a base da sociedade que formnarão os futuros médicos, engenheiros, advogados, fazem 3 jornadas diárias para ganhar pouco mais de 2 mil reais por mês. Não é absurdo? Sim. Falar em federalização para a carreira médica, me desculpe mas é mais um corporativismo de classe.

Todos os profissionais de todas as áreas do serviço público são mal remuneradas, não somente os médicos.

Um salário de médico da familia no serviço público gira e torno de 10.000 reais por mês por 8 horas diárias e ainda assim  você não encontra médicos que cumpram a jornada integral. Os vícios de emprego não se dão somente nos gabinetes de Brasília, pode estar no posto de saúde da esquina da sua casa.

Imagine que um professor é contratado para dar 5 aulas numa escola pública numa manhã, mas ele dá apenas uma e no resto do tempo dá aulas particulares e recebe seu salário público integralmente. Seria um escandalo, não? Óbvio. Mas o mesmo ocorre diariamente nos hospitais públicos brasileiros sem que ninguem se incomode. A alegação dos médicos? Baixos salários. Portanto um profissional alegando baixa remuneração pode usurpar o dinheiro público da maneira que bem entende sem que ninguém o incomode.

Por que? Por que um médico em boa parte do país é um cargo político e trabalha com o bem mais precioso de uma pessoa que é sua vida. Politicamente nenhum prefeito quer ficar sem médico para não ser mal visto pelo seu eleitorado, então eles combinam uma coisa em contrato e fazem outra para não perder o profissional, é melhor ter um médico uma hora por dia num posto de saúde, do que não ter nenhum.

Aí quando um paciente precisa de consulta e só tem vaga para daqui a a dois meses ele não se furta de pagar uma consulta para o mesmo médico que deveria estar atendendo de graça, em seu consultório particular, ou no próprio hospital público.

Aqui um exemplo:

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/08/pai-acusa-medico-por-cobrar-r-12-mil-para-realizar-parto-pelo-sus-na-ba.html

Todos queremos que médicos sejam bem remunerados e tenham boas condições de trabalho, assim como as demais profissões. Ninguém está travando uma guerra santa contra a classe médica, pelo contrário, os conselhos de medicina estão tentando privar milhões de pessoas a terem o mínimo.

Se 8 mil reais é pouco para um médico, mudaria a vida de muita gente no Brasil. Acredito sim  que existam médicos abnegados e que se sacrificam por que acreditam em sua profissão, hoje da pra dizer que pelo menos 1.200 médicos brasileiros que se inscreveram no Mais Médicos fazem parte desse grupo (e existem outros) mas esses não vão morrer de fome ganhando apenas 10.000 reais por mês.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador