A Universidade e o transporte de bicicleta

Do Portal Luís Nassif

Do Blog de Vivi, de La Plata, Argentina

La crisis viene en dos ruedas

La Plata – Bs As.

La Universidad Nacional de La Plata en su necesidad de satisfacer los requerimientos de los estudiantes que deben afrontar el costo de continuar sus estudios en la misma ha decidido llamar a licitación para la compra de bicicletas con el fin de entregarlas en comodato a los alumnos interesados hasta la finalización de la carrera.

La medida se desarrolla ampliando la oferta de becas de transporte del 75 % del valor total, que ya se venían otorgando.

El requisito será tramitar la beca y la realización de un test de aptitudes físicas que deberá ser superado y tendrán que cursar estudios de seguridad vial.

Esto aportará un beneficio adicional de no contaminar el medio ambiente, el ejercicio físico benefactor para la salud , la reducción de los costos de transporte que han ascendido enormemente en la ciudad, reduciendo asi el gran brote que ha sufrido el costo de vida en el país, más allá que los datos oficiales planteen dígitos menores según el INDEC tan cuestionado actualmente.

Aqui la educación es gratuita pero los costos implícitos para afrontar el estudio son cada vez mayores…
una buena cada tanto no viene mal aunque sea a pulmón.

Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma idéia interessante,
    Uma idéia interessante, embora um pouco woodstockiana. O problema é nós aqui da UFOP aderirmos, com a topografia de Ouro Preto: ou aumentam o número de infartos do miocáridio ou nos sagraremos campeões nos enduros da vida (ou ambos)…
    Mas essas idéias alternativas devem ser pensadas seriamente. Lembra-me o caso daquele padre que, no nordeste, abaixou os índices de mortalidade infantil e de infecção hospitalar para níveis de países desenvolvidos, usando coisas como leitos de colmo de bambu, lâmpadas germicidas a partir de latinhas de massa de tomate, no bercário. Nunca é tarde para nos darmos conta de que a criatividade e o trabalho podem superar a falta de capital.

  2. Um ótimo sítio para quem acha
    Um ótimo sítio para quem acha essas idéias “woodstockianas” ou “não vai dar certo aqui na minha cidade porque tem muito morro”:

    http://apocalipsemotorizado.net/

    http://apocalipsemotorizado.net/2008/07/13/o-mito-das-subidas/

    Especificamente para subir ladeiras, já há soluções técnicas:

    http://www.trampe.no/english/

    Resumindo: havendo vontade, não há motivo para transportar 80 kg (o peso médio de uma pessoa) utilizando-se de uma máquina tão ineficiente como um carro (que pesa 1 tonelada).

  3. è uma boa idéia1 O
    è uma boa idéia1 O Ministério da educação imediatamente irá licitar a compra de l.350.000 bicicletas para ebtregar ao aluno carentes de universidades públicas. A empresa favorita para vencer é a famosa “Loja do Pedro” de BH… ela exinte ainda???????

  4. Na Europa, onde índices de
    Na Europa, onde índices de civilidade ainda batem recordes mundiais, vê-se a toda parte pessoas de 7 a 70 anos circulando de bicicleta em atividades cotidianas urbanas e rurais. Aqui, pessoas de todas idades relutam em locomover-se usando algo que não a força de um motor poluente. Donde vem tanta preguiça? Do clima, como achava Viana Moog? Da TV?

  5. É ótima idéia. Deveríamos
    É ótima idéia. Deveríamos também incentivar o uso da bicicleta. Infelizmente esbarramos em falta de infraestrura e, porque não dizer, muito preconceito.

    Ano passado vim ao trabalho de bicicleta por uns 2 meses. Esbarrei na falta de ciclovias, na ausência de local seguro para guardar a bike, dificuldade para tomar banho e trocar de roupa e, pasmem, um montão de colegas de trabalho disfarçando o riso achando ridículo um homem de 44a e certo porte social indo ao trabalho daquela maneira.

  6. Nassif,

    esta matéria do UOL
    Nassif,

    esta matéria do UOL Educação não pode ser deixada de lado. É um absurdo que a Universidade Federal adote esse procedimento por causa de um carimbo. Façam a matrícula sub-judice, e caso a documentação não chegue, cancelem a matrícula. O caso é absolutamente inaceitável no país em que se quer combater a exclusão social.

    Um carimbo!!!

    É vergonhoso! É preciso acionar o Ministro Fernando Haddad, a Secretaria Especial de Direitos Humanos e a Secretaria de Igualdade Racial!

    03/02/2009 – 21p3
    Burocracia tira vaga de cotista ex-morador de rua na Federal do Rio Grande do Sul
    Da Redação
    Em São Paulo

    O cotista Geovan de Sousa Araújo, 38, conseguiu a aprovação no curso de matemática na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mas viu seu ingresso ser cancelado pela burocracia.

    A falta de documentos e a demora para a emissão fizeram com que o ex-morador de rua perdesse a cadeira neste ano letivo.

    Araújo afirma ter levado cópias do certificado de conclusão do ensino médio e do histórico escolar para a efetuação da matrícula.

    Fernando Gomes/Agência RBS
    Geovan de Sousa Araújo, 38, conseguiu a aprovação no curso de matemática na Federal do Rio Grande do Sul
    MAIS NOTÍCIAS SOBRE VESTIBULAR
    VEJA ALBUNS DE UOL EDUCAÇÃO
    No entanto, o edital da universidade exigia cópias autenticadas ou a apresentação dos originais. O estudante afirma que tentou resgatar o documento; mas, não teve tempo hábil.

    “Estudei no Piauí e pedi os documentos no dia 21 de janeiro. Mas a Secretaria de Educação informou que só poderia mandar depois de um mês”, conta. A lista de aprovados na faculdade foi divulgada no dia 16 de janeiro.

    “Estou em Porto Alegre há dois anos e meu desejo é continuar aqui. Este é o terceiro vestibular que faço na federal. Mas estou há 19 anos tentando fazer faculdade”, lembra Araújo, que hoje integra um movimento de moradia da capital do estado.

    O estudante viu o prazo de registro se esgotar — a matrícula precisava ser efetuada no Instituto de Matemática no período das 11h às 11p0 desta terça-feira (3) — e procurou dirigentes da instituição, que teriam dito não poder abrir exceções.

    Luta e suor
    “Tudo o que faço tem muita luta e suor. Quando fiz o ensino médio, tinha de andar 12km, 13km, para ir e voltar da escola todos os dias”, diz. Original da cidade de Pameirais, no interior do Piauí, Araújo vive distante da mãe, a aposentada Maria Isabel de Sousa Araújo, 62.

    A ex-lavradora batalhou junto com a irmã de Araújo para conseguir os documentos. “Queria que ele não perdesse essa oportunidade para ser alguém na vida. Ele não teve oportunidades, mas é batalhador e tem vontade de vencer”, diz ela.

    O UOL Educação tentou entrar em contato com a universidade, mas não obteve sucesso até a publicação desta reportagem.

  7. Bacana a iniciativa de
    Bacana a iniciativa de financiar a aquisição desses veículos!

    TUDO PELAS BICICLETAS, SIM. ACREDITO QUE POSSA VIR A SER UMA POSSIBILIDADE DE TRANSPORTE MAIS SUSTENTÁVEL…

    MAS, o que talvez ainda não se tenha parado pra pensar é que, até agora, vejo que se está utilizando este transporte de forma bárbara, PELO MENOS NO BAIRRO ONDE MORO E ADJACÊNCIAS…

    Os ciclistas confundem calçada com ciclovia, não respeitam sinalização, nem nas ciclovias, nem no asfalto… fazem as curvas nas calçadas com alta velocidade, ESQUECENDO-SE, COMPLETAMENTE, DOS PEDESTRES… conheço vários casos de atropelamentos sérios… eu mesma já fui vítima desses abusos inúmeras vezes… então, enquanto não agirmos com respeito ao próximo, enquanto civilidade for eufemismo de barbárie (desculpem mas assim venho entendendo nossos tempos bicudos), penso que URGE POR UMA LEGISLAÇÃO E APLICAÇÂO DE PENALIDADES A ESSES VEÍCULOS QUANDO DESRESPEITEM OS DIREITOS DE TRÂNSITO.

    Saudações por tempos menos bárbaros O/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador