Ainda sobre as universidades federais

Por Sebastião Villancio 

Sou analista de TI em uma universidade federal do interior. Gostaria de saber de onde tiraram que meu salário é maior que a média nacional. No mínimo calcularam essa “média nacional” incluindo cargos que não precisam do mesmo nível de especialização ou estão achando que ganho tão bem quanto alguns deputados lá no planalto federal.

A verdade nua e crua é que meu salário e bem menor do que poderia ganhar na iniciativa privada. e antes que disparem um  “Ah, deve ser mais um incompetente então! Porque não pede demissão e vai trabalhar na iniciativa privada e ganha mais?”  deixo meus motivos pessoais:

1) Trabalho em uma cidade pequena com uma qualidade de vida excelente e custos muito abaixo das grandes metrópoles. Só para dar um exemplo, consigo chegar no trabalho em 15 minutos de caminhada. Quantas pessoas podem ter esse privilégio atualmente? Se eu trabalhasse em uma cidade grande, provavelmente estaria considerando a possibilidade de voltar a iniciativa privada.

….

2) A estabilidade te dá uma tranquilidade muito grande na hora de buscar projetos pessoais. Você pode pagar um curso ou uma especialização sem se preocupar se vai perder o emprego no meio do caminho. Também pode aproveitar as horas de folga para se dedicar a esses projetos sem sofrer a pressão do patrão para que você cumpra prazos irreais com dezenas de horas-extra por mês.

3) Logo que cheguei no serviço público ouvi uma frase em uma palestra que não esqueço até hoje: “Enquanto na iniciativa privada você trabalha para enriquecer seu patrão, no serviço público você trabalha para melhorar a sociedade”. É algo para se pensar. Devido as dificuldades do dia-a-dia, alguns colegas esquecem disso e acho que deveríamos resgatar essa idéia todos os dias.

Em resumo, acho razoável que os salários do serviço público sejam menores que os da iniciativa privada dado aos riscos menores. Mas por favor façam uma comparação justa. Não comparem meu salário com o do sujeito que trabalha entregando jornais para dizer que estou reclamando à toa. Não estou desmerecendo o entregador de jornais mas eu provavelmente precisei me especializar muito mais e tenho uma responsabilidade muito maior.

Também acho que esse discurso do tipo “esse cara ganha mais do que eu e por isso deveria se dar por satisfeito” só serve para nivelar por baixo e só interessa aos empregadores.

Abraços!

Sebá

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador