A primeira queda da fome em 15 anos

Uma boa notícia: pela primeira vez em 15 anos, cai o número de pessoas desnutridas no mundo. Número que, no entanto, continua escandalosamente alto. A FAO explica a razão da queda da fome: a queda dos preços dos alimentos. Ou seja, a razão maior da fome é o preço dos alimentos. E as ações coordenadas internacionalmente para reduzir esses preços e, por via de consequência, a fome, cadê? Cadê as ações contra o protecionismo agrícola dos países ricos que, impedindo uma maior queda dos preços da comida, impede uma queda mais expressiva da fome? Miséria do capitalismo…

Do Opera Mundi

14/09/2010 – 10:12 | Daniella Cambaúva | Redação

Fome no mundo diminui pela primeira vez em 15 anos, diz FAO

Pela primeira vez em 15 anos, o número de pessoas com fome no mundo caiu, segundo relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), apresentado nesta terça-feira (14/9) em Roma. O número de famintos no mundo, que no ano passado alcançou a cifra de 1,023 milhão, diminuiu 9,6% em 2010, caindo para 925 milhões. Apesar da diminuição, a entidade afirma que o número continua “inadmissível”.

“O número de pessoas desnutridas no mundo continua inaceitável, apesar de ter registrado uma queda esperada, a primeira em 15 anos. A queda se explica graças a uma conjuntura econômica favorável em 2010”, explicou a FAO.

AentA entidade considera que a cifra de 925 milhões de pessoas com fome e desnutrição continua sendo muito alta em relação às crises alimentares e econômicas registradas antes de 2008, quando era de 850 milhões.

Com base nos últimos dados completos disponíveis, a partir de 2005-07 vários países alcançaram ou estão prestes a alcançar o objetivo de reduzir a fome pela metade, entre eles o Brasil.A maioria das pessoas (98%) que morrem de fome, porém, residem em países em desenvolvimento, representando cerca 16% da população. Dois terços vivem em apenas sete países: Bangladesh, China, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão. Mais de 40% vivem na China e na Índia, apontou o relatório.

As regiões com a maioria das pessoas desnutridas são a Ásia e o Pacífico, com 578 milhões. Estas regiões também registraram o maior declínio da desnutrição em 2010: 80 milhões. Na América Latina e no Caribe, a FAO estima o número de subnutridos em 53 milhões. A África subsaariana foi a região com a maior prevalência de desnutrição, registrando 30% e um declínio em 2010 de 12 milhões.

Explicação

Uma das causas para a redução do número de pessoas famintas seria a queda dos preços dos alimentos nos mercados internacionais e nacionais iniciada a partir de 2008.

Segundo a entidade, para combater as causas da fome os governos devem investir mais na agricultura, expandir redes de segurança e programas de assistência social, reforçar atividades que geram renda para as áreas rurais e urbanas mais pobres e criar mecanismos adequados para lidar com situações de crise e proteger as populações mais vulneráveis.

As estimativas para 2010 são de que o número de pessoas subnutridas diminua em todos os países e regiões do mundo. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador