Mais de 50% dos microempreendedores estão inadimplentes no Brasil

Dados oficiais apontam que mais da metade dos 8,6 milhões de microempresários tem atrasos com a Receita Federal

Jornal GGN – O programa do microempreendedor individual (MEI) conta hoje com 8,6 milhões de pequenos empresários cadastrados e encontra-se com alto patamar de inadimplência: 54%, segundo dados da Receita Federal do mês de maio.

No ano passado, atingiu o pico de 70%, destacou o subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, José Ricardo da Veiga, em entrevista ao G1.

“Mas [esses 70%] não é inadimplência acumulada. Tem prestação ‘pulada’, pessoas que estão pagando com algum atraso”, explicou.

O programa completa dez anos em 2019 e nasceu para incentivar a formalização de pequenos negócios e trabalhadores autônomos. Quem tem o faturamento de até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário é integrado nessa categoria.

O empreendedor inadimplente deixa de ter acesso a salário-maternidade (a partir de 10 meses de contribuição); aposentadoria por invalidez e auxílio-doença (após 12 meses de contribuição); de auxílio-reclusão e pensão por morte para seus dependentes. O período que fica sem pagar também prejudica a somatória para a aposentadoria por idade.

Para se regularizar, o microempreendedor deve acessar o Portal do Empreendedor onde é possível aderir a um programa de parcelamento da dívida. Ao se cadastrar como MEI, o empresário é enquadrado no Simples Nacional, um modelo de contribuição simplificada, ficando isento dos tributos federais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.

O aumento de inadimplência no setor acompanha o período de recessão econômica. Segundo dados do Portal do Empreendedor, nos últimos cinco anos, a taxa de devedores cresceu 120%.

*Com informações do G1

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já nem espanta mais que, a cada vez que ando por ruas centrais e olha, aqui no rico interior de SP a quantidade de portas de pequenos negócios fechadas e o tanto de placas de imobiliárias grudadas nelas. E no país onde no planalto não faltam quitutes e sucos à mesa e onde não existe fome, grande parte dos negócios fechados foram restaurantes e lanchonetes. os quais costumam ser uma das primeiras ideias de se estabelecer para os que não tem experiência.

  2. E no estado onde o governador “acelera”, é corretor de negócios para os afiliados de sua lide e quando o presidente “danação” com a estratégia “pé-de-breque”, que acredita que vai melhorar a coisa, vendendo as estatais para as estatais de outros países cuidarem, vejamos o seguinte:
    – Número de indústrias fechadas em SP é o maior em uma década
    – Maior polo industrial do País, Estado de São Paulo viu 2.325 fábricas fecharem as portas entre janeiro e maio

    https://www.terra.com.br/noticias/numero-de-industrias-fechadas-em-sao-paulo-e-o-maior-em-uma-decada,9a7f412eb64e2909500eadc92adc95bca3azf1u1.html?

  3. Sejamos francos, você paga impostos para ter a proteção do Estado… para receber de volta Educação, Saúde, Segurança, serviços públicos de qualidade, proteção contra os abusos dos bancos e dos empresários inescrupulosos e contra os agentes públicos corruptos.

    Aí, você tem um “governo” que não faz nada disso, corta os direitos e serviços devidos ao povo para alimentar o imenso carrapato que é uma elite corrupta, preconceituosa e arrogante… desperdício de dinheiro simplesmente!… melhor gastar com a própria família, em alimentação, saúde e educação.

  4. vamos raciocinar lógicamente:
    pagamos impostos ao Estado, para receber, desse mesmo Estado, saúde, educação, assistência médica, uma aposentadoria digna, segurança para a nossa família e para o país, … proteção para a natureza em busca de um futuro digno para os nossos filhos….

    Ocorre que temos justamente o contrário disso, temos governo formado por debilóides corruptos e lamentavelmente burros. Governo que retira os direitos e a assistência que deveria fornecer em contrapartida aos impostos pagos. Retira recursos do povo para financiar um enorme carrapato arrogante, truculento, burro e corrupto. Esse carrapato, também conhecido pelo nome de funcionalismo público graduado, é podre e malcheiroso por sua própria genética viciada.

    Qualquer um de nós que “ouse” reivindicar um direito, cobrar uma ação mais efetiva de uma “autoridade”, ou vai levar borrachada, ou vai ouvir o clássico “você sabe com quem está falando?”

    Melhor então, ao invés de sustentar vagabundo, gastar nosso rico dinheirinho dando qualidade de vida aos nossos familiares…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador