O banco de experiências para o combate à pobreza

Comentário ao post “Quem está pensando o novo?

Oi Nassif, a questão veio para ficar e será estruturada.

Parabéns por esse publicação no blog com reflexão e provocação fundamentais.

Da Folha de Boa Vista

Brasil sedia iniciativa mundial de combate à pobreza

O Brasil vai sediar a Iniciativa de Conhecimento e Inovação para a Redução da Pobreza, um banco de experiências acumuladas para permitir o estudo e a replicação internacional de políticas públicas e tecnologias sociais bem-sucedidas. O projeto foi lançado em Brasília nesta terça-feira (05), em acordo assinado pelo presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, pelo diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-Pnud), Jorge Chediek, e pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri.

“À medida que cresce o interesse do mundo sobre as políticas de combate à desigualdade e à pobreza desenvolvidas no Brasil, se consolida o reconhecimento internacional do Ipea como centro de referência para pensar, articular, avaliar e formular propostas nessa área. Hoje o Brasil exporta tecnologias sociais e o Ipea não para de ser procurado por instituições de pesquisa e governos estrangeiros interessados em conhecê-las. Há também o apoio do Instituto em iniciativas subnacionais. Esse projeto é uma oportunidade para ampliar nossa articulação com outros países e também estados e cidades, trocar o conhecimento prático produzido entre instituições públicas, multilaterais, da sociedade civil e com pessoas”, afirmou Neri.

A iniciativa faz parte de um esforço global do Banco Mundial e de países parceiros para produzir e compartilhar conhecimento sobre a implementação efetiva de políticas públicas, frequentemente definida por Jim Yong Kim como a “ciência da entrega”. Como argumenta o presidente do Banco Mundial, empresas de alto desempenho se destacam pela forma como atendem às expectativas de seus clientes ao entregar bens e serviços, mas essa capacidade também é crucial para o setor público, como parte de seu contrato social com os cidadãos.

Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fFundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos. Informações www.ipea.gov.br.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador