O IDH da Venezuela

Por Gabriela Campos

Nassif:

Todos os sites estão errando na divulgação dos resultados do IDH, dizendo que o Brasil foi superado pela Venezuela. Espero que seu blog seja exceção. A rigor, a Venezuela sempre esteve à frente do Brasil — isso fica muito claro no último gráfico publicado no site do Pnud (clique aqui).

A Venezuela só ultrapassa o Brasil quando se compara o dado divulgado no ano passado (referente a 2005) com o divulgado hoje (referente a 2006). Mas essa comparação é equivocada, pois a metodologia mudou.

Ainda bem que o Pnud recalculou os dados anteriores usando a metodologia nova, e aí fica claro que a Venezuela sempre esteve à frente do Brasil (como mostra a tabela Trends divulgada pelo Pnud em clique aqui. Aliás, com base nessa tabela fica claro que, a rigor, não é verdade que o Brasil estava em 70º no ano passado e ficou na mesma posição este ano. Na verdade, aplicando a mesma metodologia deste ano ao rankign anterior, o Brasil subiu uma posição: de 71 para 70 enetre 2005 e 2006.

Luis Nassif

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns, ficou ótimo o novo
    Parabéns, ficou ótimo o novo formato. Gostei especialmente deste recurso de ficar com os comentários anteriores abertos enquanto podemos escrever o nosso.

  2. Sobre o IDH, há um dado
    Sobre o IDH, há um dado interessante a notar: o índice se refere à era a.C., isto é, antes da Crise. Com a chegada dessa implacável senhora, a coisa certamente vai se modificar. Por exemplo, a crise pôs a Islândia a pique e, na classificação, ela é a 1ª colocada. Certamente a sua falência vai influir nos fatores que lhe dão o mais alto IDH. O derretimento do preço do petróleo também não poderá deixar de influenciar a pontuação da Venezuela.

  3. Ao ler este post quase
    Ao ler este post quase dormi(Não morri) de tédio.Mesmo assim seria interessante Gabriela Campos analisar os dados constante da manchete abaixo (Carta Capital, PHA ,etc. divulgaram?) que só sai na grande imprensa
    ” Nordeste concentra 77% dos municípios com população abaixo da linha de pobreza “.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador