O movimento Fortaleza Apavorada e a censura na internet

Trago novidades importantes sobre o caso do movimento civil “Fortaleza Apavorada”, que vem juntando dezenas de milhares de fortalezenses para um protesto no dia 13 de junho e já enfrentou, nesta semana, 2 censuras “online” pela exclusão dos grupos do movimento no Facebook e um injustificável bloqueio das contas pessoais dos criadores e moderadores do movimento. Trata-se sem dúvidas de um alerta tremendo para as dificuldades enfrentadas por mobilizações legítimas de cidadãos (tema atualíssimo com os protestos em São Paulo e o alastramento de protestos na Turquia). Alerta também para a terrível constatação de que, seja quem for o autor, ainda há censura nos meios de comunicação do Brasil, sobretudo na “internet”.

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou que vai iniciar um procedimento administrativo para investigar a dupla exclusão do grupo “Fortaleza Apavorada” – na última ação com perseguição às próprias pessoas organizadoras do movimento – e tentar identificar o responsável. Veremos no que vai dar. Pode parecer pouco a “mera” exclusão de grupos online e contas de usuários, mas, comparando com os meios de comunicação à disposição nos “anos de chumbo” dos anos 1960 e 1970, essa atitude persecutória e de censura – ainda por cima reiterada – não é muito diferente da vergonhosa censura e tentativa de supressão de jornais, revistas e panfletos no Brasil ditatorial.

A nova página do “Fortaleza Apavorada” está no ar desde a tarde de 7 de junho e já voltou a reunir mais de 18.500 apoiadores online.

SEGUE REPORTAGEM DO G1: “O procurador da república Márcio Torres, do Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE), quer identificar quem provocou a retirada da página criada para denunciar casos de violência em Fortaleza. Para isso, foi instaurado nesta sexta-feira (7) um procedimento administrativo para investigar as razões que levaram os operadores da rede social Facebook a excluírem do site a comunidade “Fortaleza Apavorada”, criada recentemente na rede.

A página foi criada com o objetivo de unir pessoas para cobrar do poder público, em ato marcado para a quinta-feira (13), medidas de contenção da violência urbana na capital cearense. Porém, nas últimas 48 horas, a comunidade foi retirada do ar por pelo menos duas vezes, sem que a razão tenha sido explicitada pelos administradores do site. Segundo o procurador, o procedimento administrativo instaurado pelo Núcleo de Acompanhamento em Atividades Criminais (Naac), do MPF, pretende investigar e identificar, também, o usuário da rede que tenha praticado o possível crime de denunciação caluniosa.

De acordo com uma das idealizadoras do grupo, a arquiteta Eliana Braga, a primeira página foi retirada do ar na madrugada da quarta-feira (5). Era de um grupo fechado que já estava com 21.800 membros. Outra página, desta vez de um grupo aberto, foi criada. Nesta quinta-feira (6), mais uma vez a página foi retirada do ar.  Atualmente está on-line uma página de evento, chamando as pessoas para uma manifestação que vai acontecer na quinta-feira (13), a partir das 15h, com concentração em frente ao Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart. “De lá, seguiremos até a Avenida Beira-Mar, onde estão os turistas que andam na cidade sem saber do risco que estão correndo”, diz.

“O que nós queremos é uma ação imediata e abrangente para a contenção da violência, em Fortaleza. Se, em um mês, foi possível implementar um esquema de segurança para a Copa [das Confederações], por determinação da Fifa, por que isso não é possível o cidadão comum ter segurança?”, questiona Eliana Braga.

Analisando a política de padrões de comunidades da rede social, o procurador da República Márcio Andrade Torres constatou que apenas diante de denúncias sobre a veiculação de imagens ou mensagens gravemente ofensivas uma página pode ser retirada do ar naquele site. “Ao que tudo indica, alguém denunciou falsamente o grupo “Fortaleza Apavorada” ao Facebook, com o objetivo de paralisar as suas atividades”, supõe Márcio Torres.”

Links para reportagens

G1: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/06/mpf-investiga-retirada-da-pagina-fortaleza-apavorada-do-facebook.html

JORNAL O POVO: http://www.opovo.com.br/app/politica/2013/06/07/noticiaspoliticas,3070684/mpf-investiga-retirada-da-pagina-fortaleza-apavorada-do-facebook.shtml

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE:  http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=360620

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador