Pimentel age rápido e impede despejo de sem-teto em BH, por Helcio Zolini

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do R7

Pimentel age rápido e impede despejo de sem-teto em BH, por Helcio Zolini

O governador Fernando Pimentel demonstrou que está atento e sensível às questões sociais que afetam Minas Gerais.

Foi a campo nessa segunda-feira (12) e com habilidade conseguiu desarmar uma “bomba” colocada no seu caminho pela Prefeitura de Belo Horizonte: o despejo de 70 famílias de sem-teto que há cerca de um ano ocupam irregularmente uma área pertencente ao município no bairro da Serra e conhecida como ocupação Nélson Mandela (leia post anterior neste blog).

A operação de reintegração de posse seria realizada na manhã desta terça-feira pela Polícia Militar (PM) em cumprimento a ordem judicial expedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, mas foi abortada na segunda à noite após a intervenção do governador mineiro.

Com a manobra, o governador matou três coelhos de uma só vez: 1) ganhou tempo para buscar uma saída política para o caso a ser negociada junto à PBH; 2) impediu a criação de uma situação vexatória para aquelas famílias, que poderiam simplesmente ser jogadas nas ruas; e 3) evitou a criação de uma possível crise social na capital do estado e que poderia se transformar no primeiro desgaste político de seu governo, já que vários movimentos sociais já haviam se solidarizado com os sem-teto da Nélson Mandela e prometido ir para as ruas a fim de parar a capital mineira com manifestações.

O caso agora está nas mãos da Advocacia-Geral do Estado que ficou encarregada de negociar junto à PBH. Por enquanto, não há definição sobre a nova data para o cumprimento do mandado judicial por parte da PM.

O local onde estão os sem-teto é considerado de risco e eles não pretendiam resistir à ordem judicial, desde que a PBH lhes desse algum local digno para se instalarem.

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) que ajuizou a ação pedindo a reintegração de posse, não ofereceu nenhuma alternativa de moradia às famílias, pois, segundo ela, os sem-teto não se enquadrariam na política habitacional da PBH.

Após muita discussão chegou, contudo, a cogitar levá-los para abrigos públicos na capital, mas solução foi considerada “desumana” pelos sem-teto, pois separaria as crianças de seus pais e os homens das mulheres.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ponto para o Governador

    Ponto para o Governador Pimentel que mostra que com empenho do Governo podem ser evitados episódios como o do Pinheirinho em São José dos Campos, onde o a única providência do governo do estado foi enviar a polícia para cometer atos lamentáveis contra aquela população, inclusive com denúncias de estrupros e espancamentos.

  2. Quer se casar comigo? Eu prometo casa, comida e roupa lavada…

    Numa hora dessas a ciência jurídica, parente mais nobre da pseudo ciência econômica de meia tigela e fajuta, age em prol dos direitos fundamentais “garantidos” pela CR/88. Ou seja, garante que a propriedade concentrada na mão de poucos – SEM REFORMA AGRÁRIA –  não seja atingida! E se falar em função social então! mamamia, torna-se herege, como parece ter ocorrido recentemente com outro mineiro de respeito. Herege que pratica doutrina contrária à marcha com a família com seu “deus” de background.

    Pimentel foi um dos melhores prefeitos da Capital mineira, mas ele, mesmo como muita habilidade ( que ele possui)  não conseguirá resolver este problema brasileiro, principalmente, com a ação das forças ocultas que parecem  jogar ,   nos bastidores,  o jogo sujo da aliança entre poder econômico concentrado e poder político( escravo/servo/empregado  daquele).

    Enquanto isso, voltemos para a senzala para continuar produzindo o bolo. Afinal, o bacharel com anel no dedo está negociando casamento com a sinhá moça, economia da silva luso-brasileira.

  3. Ele não desarmou a bomba

    Ele adiou a explosão ou mudou ela de lugar. Cansei já de ver ocupações em n locais em BH e em torno. Simplesmente a duplicação de uma estrada sofreu horrores por que se permitiu ocupar as margens. Ocupa-se áreas de risco e quando a desgraça acontece é um inferno. Se for para permitir, que se assuma e sem essa de depois ficar negociando ou fazendo gambiarras. Nesta brincadeira a população por aqui sofre pois periodicamente resolvem ocupar a Av. Afonso pena e o trânsito vai pro beleléu. Claro, a Polícia permite.

    1. Bomba?

      Realmente, Evandro,a pobreza é um incômodo . Esses pobres, famílias inteiras, vivem ocupando espaços em toda parte. São mulheres, crianças, idosos, pessoas mal vestidas, doentes e com cara de fome, montando suas barracas ou barracões de madeira.

      A policia permite? Nós é que permitimos quando não exigimos dos responsáveis a aplicação correta dos impostos que pagamos, da roubalheira nas empresas públicas, dos bilhões desviados em obras superfaturadas a cada ano e a cada governo, dos desvios de verbas da saúde, educação, segurança e habitação para outras finalidades Esses coitados que ocupam essas áreas são vítimas. Nós, quando nos calamos e assistimos a tudo sem esboçar qualquer reação, exceto a de reclamar que estão ocupando espaço público e atrapalhando(?) as outras pessoas, temos uma enorme culpa disso. Pense nisso, desculpe o desabafo.  

      1. Indo por partes

        1) Quando falei “a polícia permite” me referi a interrupção do trânsito. Toda e qualquer reinvindicação feita por qualquer meia dúzia se sente no direito de parar a cidade inteira. E isto vem acontecendo sistematicamente. Não considero justo fu*** com a vida de milhares de cidadãos por que as reinvidicações de alguns poucos não foram atendidas. Se assim for a cidade nunca vai funcionar.

        2) Quanto aos pobres, sei o que o estado faz. Aqui em BH o maior clube de classe média alta ganhou um terreno gigantesco para construir sua segunda sede, em região nobre, na administração do Sr. Hélio Garcia. O que não dá é fingir  que uma situação que existe há  décadas  e em vários pontos (sim aqui tem disso), vai ser resolvida com mais protelações.

    1. Será?

      Por enquanto, na minha avaliação, evitou o desgaste político junto às famílias e a sociedade, pois iria ser bem problemático se as famílias fossem desalojadas.

      Quanto a preocupação referida, Sorano, rogo para que assim seja.

  4. Uai, mas cadê o Minha Casa Minha Vida?

     

    Será que é só mais uma propaganda enganosa?

    Ainda existe gente sem teto no Brasil?????

    Alguém pode me explicar o que está acontecendo?

    1. Não seria o caso

      de perguntar também, o que o Governo Aécio/Anastasia e o aliado da PBH/Lacerda, fizeram em prol destas famílias?

      Fazer-se de desentendido é uma ótima argumentação!

      O programa Minha Casa, Minha Vida não contempla famílias miseráveis, infelizmente. Contempla famílias que têm renda e podem pagar prestações mensais, ainda que baixas.

      1. Aí é que mora o perigo

        O programa só contempla quem PODE PAGAR prestação, mas os que mais precisam são justamente os MISERÁVEIS. Estes estão esquecidos, abandonados e jogados na rua da amargura.

        Tem que que socorrer primeiro os que estão morando na rua e depois os que que podem pagar.

        Na verdade este programa só serve para enriquecer as construtoras que estão nadando no nosso dinheiro.

        Um APERTAMENTO lá onde o judas perdeu as botas está sendo vendido a 200 mil reais quando na verdade não vale nem 50 mil. O preço dos imóveis subiram assustadoramente com este programa.

        Criou-se uma falsa valorização de imóveis com o aumento da demanda. 

        Este governo fez muita coisa boa, mas em setores primordiais está se enrolando ao ponto de ter que nomear inimigos do povo. Não sei o que será daqui pra frente com estes neoliberais no comando do país. E agora estamos todos nas mãos de um deputadinho de merda, um tal de  Cunha que é apoiado pelo inimigo Michel Temer, aquele que barrou a CPI da VEJA. Afinal o que Kátia Motosserra está fazendo neste governo? Agora é amiga íntima da presidenta. A que ponto chegamos…

        Estamos numa enrascada sem fim. Este país não tem mais jeito, estamos em convulsão política e social. Só não vê quem tem a alma cega.

    2. Certamente na sua opinião, os

      Certamente na sua opinião, os governos petistas deveriam  nos doze anos de governo ter acabado com o déficit habitacional de quinhentos anos de história.

      É assim mesmo, do PT cobra-se o paraíso na terra em doze anos, mas os vinte anos de PSDB em São Paulo não foram suficientes para resolver o problema de abastecimento de água.

  5. PINHEIRINHO

    Isso é para relembrar a barbárie feita na desocupação do PINHEIRINHO , que completa 3 anos .

    Só foi possivel graças à insensibilidade do governo Alckmin somada à inépcia do governo petista.

    Alguém ainda se lembra ? Mais um abuso da justiça e da polícia que não deu em nada ………..

  6. Se ficar nas “”questões

    Se ficar nas “”questões sociais”” não chega a lugar nenhum. O que resolve é emprego e desenvlvimento economico do Estado, educação para formar profissionais, treinamento de mão de obra, atrair empresas estrangeiras para o Estado,

    como fizeram os Governadores que atrairam a FIAT, a Belgo, o polo eletronico de Santa Rita do Sapucai, o polo de fertilizantes de Uberaba, a Helibrás. o polo metalmecanico de Vargina e Tres Corações.

    Não ponho fé nesse Governador, foi um mediocre Ministro do Desenvolvimento Economico, não se conhece uma realização dele, não fez absolutamente nada em 4 anos.

  7. Oh, André Araújo, já enchemos

    Oh, André Araújo, já enchemos o saco de tanto capitalismo onde só há consumidores. Hoje, queremos menos consumo e mais igualdade. Po, meu! Dá uma trégua do “- só economia é o que importa-“. As pessoas não têm mais nem lugar para colocar tudo que adquirem por puro impulso de consumir e o planeta está abarrotado de quinquilharias descartáveis e não recicláveis.

  8. Não foi Pimentel

    Se a ação judicial foi ajuizada pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) quem agiu foi o Prefeito de Belo Horizonte e não o Governador de Minas Gerais. Vamos estudar um pouco?

  9. Trata-se de importantíssima

    Trata-se de importantíssima área verde, parque que foi implantado pela prefeitura por causa da cobertura vegetal importante para evitar desmoronamentos na encosta sobre os bairros com centenas de milhares de pessoas. Fazer gracinha deixando ocupar área pública é fácil, queria ver se fosse propriedade de alguma construtora…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador