São Paulo e o Bolsa Família

Por Alexandre Leite

Sem o Fora de pauta, posto aqui:

Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento: SP tem o pior acompanhamento sobre a saúde no Bolsa Família

Não são os demotucanos que dizem que o Bolsa-Família não acompanha contrapartidas sociais? Que o Bolsa-Família descaracterizou o que ‘tinha de bom no Bolsa-Escola’?

Será que falam em causa própria?

Do Estadão.com.br

SP tem pior monitoramento no Bolsa Família, diz governo

AE – Agência Estado

Um levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social a pedido do jornal O Estado de S. Paulo mostra que em 18 cidades com mais de 500 mil habitantes o acompanhamento sobre as contrapartidas de saúde do Bolsa Família é feito em menos de 50% das famílias beneficiadas. A situação pior ocorre em São Paulo, a cidade mais rica do País: apenas 21,2% dos beneficiários responde pelas contrapartidas.

Os municípios devem verificar o cumprimento de consultas de pré-natal para gestantes e a vacinação de menores de seis anos. O acompanhamento não é feito porque a Prefeitura também deixa a desejar em outros programas, o Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde.

Apenas um terço da população paulistana é coberta pelos programas, o que dificulta a verificação dos cartões de vacinação e pré-natal e o fluxo de informações. “Esse é o principal problema na área de saúde. Sem o PSF ou os agentes comunitários os municípios não conseguem chegar na população mais pobre”, explica a secretária de renda e cidadania do ministério, Lúcia Modesto.

Em resposta por e-mail, a Secretaria de Assistência Social do município de São Paulo afirma que há um problema de “retorno da rede de saúde” porque o sistema de informações dos postos são diferentes e não se reconhecem, mas que o município está desenvolvendo um sistema único, informou o órgão. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador