A resposta do Itamaraty

Da Assessoria de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores

Sobre a matéria “Sobre morte da diplomata Milena e os rumos do Itamaraty“, publicado em seu site, cabe esclarecer, a respeito do apoio prestado pelo Ministério das Relações Exteriores aos funcionários que servem em Postos de condições difíceis:

– o Serviço Médico do Itamaraty (SAMS) orienta os postos no exterior na implementação de procedimentos de medicina preventiva. Entre 5 e 16 de dezembro de 2011, realizou-se missão junto às Embaixadas do Brasil em Bamako (Mali), Abidjan (Côte-d’Ivoire) e Dacar (Senegal), com a finalidade de prestar orientação especializada e atendimento médico preventivo. No mês anterior (16 a 28 de novembro de 2011) outra missão de semelhante natureza havia sido realizada junto às Embaixadas do Brasil em Maputo (Moçambique), Kinshasa (República Democrática do Congo) e Brazzaville (República do Congo).  Missões semlhantes foram realizadas em 2006.

– A equipe médica do SAMS inclui um médico, cedido pelo Governo do distrito Federal, especialista em doenças tropicais. Em 2009, foi feita solicitação ao Ministério do Planejamento para abertura de concurso para contratação de três psiquiatras além de médicos de outras especialidades, de forma a melhor tratar situações de trabalho no exterior em condições difíceis. 

– As atividades acima são realizadas de forma complementar, pois o SAMS somente está capacitado, em cumprimento ao Regimento Interno do Ministério das Relações Exteriores, e na condição de órgão integrante do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) a realizar perícias médicas e atendimento de primeiros-socorros. A prática do SAMS, em casos de funcionários que o procuram com sintomas de doenças, é a de orientá-los a buscar atendimento médico especializado.

– os funcionários do Itamaraty dispõem de seguro de saúde de alcance internacional;

– entre os procedimentos administrativos a serem cumpridos por funcionários designados para missões transitórias e permanentes no exterior, consta uma avaliação médica – que não é, porém, obrigatória.

– em caso de guerras ou acidentes naturais, o Itamaraty, em coordenação com as Forças Armadas e empresas brasileiras instaladas no país, evacua a população brasileira residente, juntamente com os funcionários da Embaixada. Operações desse tipo ocorreram no Líbano e na Líbia.

– A Administração do Ministério está intensificando suas atividades de divulgação de medidas profiláticas e de identificação de sintomas, o que se fará inicialmente por meio da elaboração de cartilha específica de orientação.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador