Adib Jatene no Canal Livre

Atualizado às 13h25

Por Ivonildo Dourado

O problema abordado pelo ex minitro Jatene na sua entrevista foi basicamente o financiamento, o maior problema do SUS. O que muita gente não fala por medo, que o PSDB e o DEM junto com setores do PMDB derrubaram a CPMF e tiram da saúde R$ 40 bilhões ano, simplesmente pra inviabilizar um governo. Um dos argumentos ods empresários era que a CPMF onerava a cadeia produtiva em 4%. pois bem a CPMF foi derruba, os preço não cairam e com isso aumentou a margem de lucro dos empresários e consequentemente a concentração de riquezas e prejudicaram sim o SUS e por isso a EC29 ainda não foi regulamentada pela falta de recursos.

É impressionante a cara de saia justa dos jornalistas quando ele reclama dos empresários que retiram recursos da CPFM da saúde. Tratam logo de mudar de assunto.

Existe uma grande confusão com relação a remuneração dos médico no SUS, quem recebe esses valores são as unidades de saúde e não os profissionais. Existe uma remuneração que fixada por plantões e salários, a exemplo dos PSF que remuneram esses profissionais em até R$ 20.000,oo mês a depender da região do país .O Estado da Bahia recentemente aprovou um PCCV e está tentando vencer um processo de precarização dos vinculos de trabalho de todos os profissionais de saúde, pois saúde não é feito só com medicos.

O por isso precisamos romper com esse modelo que remunera o profissional por produção, precisamos estabelecer um processo de metas, com humanização, com integralidade da assistência, buscando sempre a redução e o não agravamento das doenças, fortalecendo as estragias do saúde da familia, bem como uma rede pública de saúde que efetivamente funcione e que a iniciativa privada atue de forma complementar como determina a constituição e não como defendem os neoliberais. Precisamos debater a Lei de responsabilidade Fiscal que de certa forma vem dificultando principalmente os municipios de implantarem novos serviços justamente por conta dos gastos com pessoal, isso tudo terá como consequência a privatização de várias atividades do sistema de saúde como já vem acontecendo em algumas áreas de média e alta complexidade onde os recursos são maiores e a remuneração compensa a exploração pela iniciativa privada como por exemplo as clínicas de hemodiálises.

O assunto é muito longo e um tanto complexo, mas a verdade é que o SUS tem avançado e a única politica pública de estado que temos. O SUS é uma conquista do povo brasilerio e não podemos deixar que a ganância de poucos o destrua!

Por Dulce

Depois do debate da RedeTV, o CANAL LIVRE da Band apresentou o Dr. ADIB JATENE. Nada mais atual, e didático, que a sua defesa do Sistema Único de Saúde. Foi brilhante, ao dizer que “ESTAMOS TENDO MELHORAS CONSIDERÁVIS NA SAÚDE PÚBLICA” e que a “a patronal conseguiu convencer quem NUNCA PAGOU CPMF, QUE ELA ERA RUIM”.

Não consegui pegar o link ;(

Falou também, algo que os jornalistas “desviaram”: “O PROGRAMA DA AIDS COMEÇOU COMIGO, FUI EU QUEM CRIOU” :)))) Acho que o Serra vai ficar “zangadinho” ;))

Vale a pena VER. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador