Os afrodisíacos naturais

Do Saúde Natural

Afrodisíacos naturais

Os afrodisíacos naturais são alimentos ou substâncias obtidas a partir de plantas ou raízes com propriedades estimulantes do desempenho e vigor sexual. 

Pela sua natureza e origem não têm contra-indicações, devem ser consumidos regularmente adotando um estilo de vida saudável para melhoria do estado geral da saúde e consequentemente de problemas relacionados com a infertilidade, impotência, ejaculação precoce, disfunção erétil e prazer sexual.Alimentos estimulantesChocolate

O chocolate é um dos ingredientes mais utilizadas na culinária dos doces de sabor intenso, nutritivo e energético. O chocolate está relacionado com o aumento da dopamina, um neurotransmissor do cérebro muito relacionada com a estimulação e prazer sexual.

Mais uma razão para se consumir este alimento, anteriormente já tínhamos verificado os benefícios do chocolate para o cérebro, coração e visão. Para tirar partido das suas características deve ser consumido sem adição de leite e com um teor de cacau superior a 70%.

Morangos

Considerada uma fruta sexy sua pela sua cor e formato, o seu valor nutricional é coadjuvante de uma boa saúde pela riqueza em vitaminas e antioxidantes funciona como vasodilatador e estimulante do sistema nervoso.  Uma das melhores receitas afrodisíacas consiste em cobrir os morangos com chocolate negro derretido.

Marisco

Embora exista uma sobrevalorização do seu poder afrodisíaco, os frutos do mar pelo seu alto conteúdo no sal mineral zinco ajudam a manter um bom funcionamento das hormonas masculinas e femininas. Os camarões, bivalves e até o peixe devem ser consumidos regulamente pelo seu aporte em zinco, não tanto porque sejam estimulantes sexuais no curto prazo mas porque ajudam a manter uma vida sexual saudável constante. Popularmente existe inclusive uma forte associação do consumo de ostras pelo seu aporte de zinco associado à performance sexual.

Alho

O alho deve ser visto como um alimento auxiliar da função sexual e não tanto como estimulante imediato. Grande parte dos seus efeitos explicam-se pelos benefícios cardiovasculares, no tratamento da hipertensão arterial e redução do colesterol.  Para tirar melhor partido das suas propriedades deve ser consumido um dente de alho por dia, cru e partido em pequenos pedaços. A desvantagem é o cheiro do hálito que pode permanecer durante horas.

Mel

A composição do mel é muito variável pois depende das flores onde as abelhas recolhem o pólen, das condições ambientais e do tipo de abelhas.  O mel apresenta compostos com propriedades antioxidantes tais como os polifenóis e os flavonóides, sendo uma mistura natural cuja composição tem mais de 180 componentes diferentes é constituída em média por:

    • 38% de frutose;

 

 

    • 31% de glucose;

 

    • 17% de água;

 

    • 13% de outros hidratos de carbono;

 

  • 1% para proteínas e sais minerais.

Da Antiguidade chega-nos a lenda que quando um homem se apaixonava por uma mulher e o seu amor não era correspondido, raptava a pretendida numa noite de lua cheia e durante um mês bebiam uma mistura afrodisíaca doce feita à base de mel que resultava numa paixão eterna para toda a vida. Não sabemos se a fama deste liquido nasceu da lenda, mas pela sua grande quantidade do sal mineral boroparece contribuir para aumentar a produção de testosterona no homem. Consuma mel de preferência de cor escura, como substituto do açúcar para adoçar, a cor parece estar relacionada com uma maior capacidade antioxidante, teor  em polifenóis e atividade contra os radicais livres. 

SuplementosMaca

A maca peruana (Lepidium meyenii) é um tubérculo que cresce a grandes altitudes nos Andes e é muito nutritiva em vitaminas, fito-químicos e sais e minerais. Durante séculos foi consumida pelos peruanos fazendo parte da sua alimentação com beneficios comprovados em estudos efectuados pelo Centro de Ciências Cardiovasculares do Albany Medical College de Nova Iorque e publicados aqui,  como:

    • Otimizador da saúde sexual pelo efeito estimulante do sistema endócrino que normaliza os níveis de hormônios/hormonas;

 

 

    • Aumento da fertilidade;

 

    • Alivio dos sintomas da menopausa pela sua acção em equilibrar os níveis hormonais;

 

  • Energético de longa duração ao contrário do café, otimizando as funções corporais energéticas.

A maca têm evidenciado beneficios específicos no alívio dos cerca de 34 sintomas associados à menopausa na mulher e na resolução de problemas de impotência por reposição dos níveis de testosterona nos homens. A maca pode ser utilizada como suplemento sob a forma de farinha (pó) que pode ser adicionada a sopas, bebidas ou pratos confeccionados ou em forma de cápsulas. (Assista no Slideshow à composição nutricional da Lepidium meyenii.

Tribulus Terrestris

As folhas e raízes da planta Tribulus Terrestris são usadas à vários séculos para aumentar o impulso e desempenho sexual. Existem estudos contraditórios quanto à sua eficácia, no entanto a sua fama ancestral relata grande sucesso no tratamento de:

    • Impotência sexual ou disfunção erétil nos homens;

 

 

    • Fertilidade nas mulheres;

 

    • Diminuição das taxas de colesterol;

 

    • Aumento da produção de esperma e testosterona nos homens;

 

  • Força e frequência da erecção.

O tribulus terrestris é muito comercializado nos meios do culturismo pois o aumento da testosterona resulta num aumento da massa muscular, no entanto pode ser tomado como suplemento afrodisíaco e considerado um viagra natural para aumento do apetite e vigor sexual através de extratos líquidos, comprimidos ou drageias.

Ginseng

O Giseng é uma planta milenar chinesa e o mais conhecido suplemento da fitoterapia, que merece um artigo especial  nas nossas publicações, considerado um adaptógeno, estimulante e afrodisíaco. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador