Seu Nassif, o blog não é assim uma “página 8”, mas é preciso destacar algo sobre o acidente no oeste catarinense que vitimou (por enquanto) 26 pessoas nessa sexta-feira, na BR-282.
Pois bem, temos duas BR’s fundamentais na economia do estado com atraso secular nas duplicações: 282 e 470.
“0 projeto oficial da BR-282 contempla a ligação entre Florianópolis/SC e Paraíso/SC(divisa com Argentina). É uma rodovia de pista simples, sendo duplicada somente nos seus primeiros 6,5 km iniciais, entre Florianópolis e a BR-101, em São José, onde recebe o nome de “Via Expressa”. Sobrepõe-se à BR-101 no trecho entre São José e Palhoça onde torna a separar-se seguindo em direção oeste inicialmente pelo Vale do Rio Cubatão até vencer a Serra Geral. Muitas vezes chamada de corredor do Mercosul faz a ligação leste-oeste cruzando todo o estado de Santa Catarina.” (Wikipédia)
“A BR-470, é uma rodovia de ligação no Sul do Brasil. Seu projeto oficial contempla 472,3 km entre Navegantes (SC) e Camaquã (RS). Parte do trecho que corta o estado do Rio Grande do Sul está sob administração do governo estadual, sendo denominada RST-470. É uma rodovia de pista simples, importante historicamente para a ligação do Planalto e do Oeste catarinense ao litoral. É a principal “artéria” do Vale do Itajaí e também uma das principais vias de acesso ao Porto de Itajaí e ao Aeroporto de Navegantes. Apresenta trechos sinuosos e mal-sinalizados no estado de Santa Catarina além de áreas não-pavimentadas ou inexistentes no Rio Grande do Sul. É excessivamente movimentada num trecho de aproximadamente 40 km entre Gaspar (bairro do Belchior), Blumenau (bairro do Tribess) e Indaial (SC), registrando-se a ocorrência diária de acidentes”. (Wikipédia)
É importante registrar que a 4 anos, em outubro de 2007, distante apenas 9 km da tragédia atual, outro acidente de graves proporções matou 27 pessoas.
Durante a campanha, em visita ao estado, a Presidenta Dilma prometeu duplicar a 470.
Abs.
Acidente que matou 26 pessoas em SC repercute na imprensa internacionalAs páginas na internet do jornal The Washington Post e da CNN noticiaram a tragédia
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