A visita dos senadores dos EUA a UPP

Por Erik P

Senadores americanos visitam Santa Marta e Alemão e dizem que levarão ‘lição aprendida’

POR JOÃO NOÉ

Rio – Dois senadores americanos — incluindo o ex-candidato à presidência dos EUA John McCain — vieram ontem ao Rio para conhecer o programa de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e disseram que vão levar as “lições aprendidas” para o seu país. Eles elogiaram a iniciativa depois de sobrevoar o Complexo do Alemão, na Zona Norte, e visitar a UPP do Santa Marta, em Botafogo. Hoje, os republicanos McCain e John Barrasso viajam para Brasília, onde se encontram com a presidenta Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer.

Foto: João Laet / Agência O Dia

Os senadores chegaram ao Santa Marta por volta das 16h, pelo menos uma hora depois do previsto. Durante 40 minutos, eles visitaram a UPP instalada no alto do morro e pegaram o teleférico do Plano Inclinado da comunidade até o Espaço Michael Jackson. Durante o trajeto, foram acompanhados pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte. Segundo Duarte, os parlamentares estrangeiros se mostraram entusiasmados com o que viram.

“Eles parecem ter gostado dos resultados da política de pacificação daqui. Expliquei a eles que o conceito de UPP não é apenas uma intervenção policial, mas também tem uma série de iniciativas sociais para os moradores das comunidades pacificadas”, destacou o coronel.

Senador do estado de Wyoming, John Barrasso afirmou que a visita também serviu para tirar ensinamentos a partir da política de segurança adotada no Rio de Janeiro.

“Realmente, estamos impressionados com a política implementada pelo governador e pelo prefeito. Viemos aqui estudar essas iniciativas e verificar que lições podemos tirar a partir delas”, declarou Barrasso.

Com boné da Marinha americana, o senador John McCain, do estado do Arizona, que perdeu para o democrata Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008, também elogiou a política de segurança. Ele lembrou, porém, que ainda há muito a se fazer no combate ao crime.

“Estamos impressionados com o progresso que foi feito. É claro que há ainda um grande caminho para percorrer, mas vimos que houve um progresso significante e estamos muito impressionados. Sabemos, porém, que o problema das drogas ainda continua um desafio tanto para o Brasil, como para os Estados Unidos”, ressaltou. À noite, os senadores iriam jantar no Aterro do Flamengo.

Luta contra o terrorismo em discussão
Os dois senadores se encontram hoje com Dilma Rousseff e devem tratar de política internacional. Entre os assuntos está o combate ao terrorismo.

“O Brasil é uma grande potência aqui na região e em todo o mundo. Temos boas relações com o País, mas precisamos estreitá-las, seja na luta contra o terrorismo ou em questões econômicas e culturais”, declarou McCain.

Acompanhados de assessores, McCain e Barrasso deixaram a comunidade por volta das 17h. Antes de voltarem para o hotel onde estavam hospedados, em Copacabana, iriam jantar em uma churrascaria no Aterro do Flamengo.

Rio resgatado
Ao observar de perto a política de segurança implementada no Rio de Janeiro, o senador John McCain afirmou que, com ela, a população fluminense é bastante beneficiada. “Estão resgatando o Rio de Janeiro para o povo do Rio de Janeiro”, afirmou o senador McCain.

O coronel Mário Sérgio Duarte recordou que uma das dúvidas dos senadores ao visitarem a UPP era em relação às reações dos traficantes de drogas à perda do controle das comunidades hoje pacificadas. “Explicamos a eles que as UPPs já têm um história aqui no Rio. Começamos em 2008 e temos um conjunto de sucessos”, disse o coronel Mário Sérgio.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador