As drogas na Holanda

Por foo

Outra coisa: não se tem notícias que o tráfico na Holanda mata tantas pessoas quando por aqui.  Agora também não se prova com isso que a descriminação diminui a violência. Tanto que nos países vizinhos daí o tráfico continua sendo crime e nem por isso estes países são violentos.”

Em muitos países europeus, é proibida a posse de armas.

Aliás, fico me perguntando porque é que no Brasil e nos EUA a posse de armas é permitida, e a de drogas não.

Mas, o fato é que as drogas ainda são uma das principais causas de encarceramento de pessoas na Europa.

“Também acho que a gente deveria ser mais específico ao dizer que a maconha é liberada por aí. Sim, é, dentro de certos parâmetros. Depende da quantidade em posse do usuário, do tamanho de seu “estoque”, etc. Mesmo aí quem for pego com 2 kilos de maconha não poderá alegar que é só usuário, certo?”

IssoIsso é verdade. As maconha é tolerada na Holanda, o que não significa que seja um “liberou geral”.

Uma das características mais interessantes dos coffeshops (locais onde são vendidas drogas) é que eles precisam obedecer uma série de normas: não podem ser localizados próximos de escolas, não podem fazer propaganda, não podem receber menores, e não podem causar distúrbios na vizinhança. Os donos de coffeshops obedecem essas normas, pois, caso contrário, arriscam-se a receber multas ou ter o estabelecimento fechado.

“Falando nisso, não foi aí que as leis foram endurecidas recentemente devido ao abuso? Se bem me lembro foi diminuída a quantidade tolerada que pode ser encontrada em posse de usuários. Tambem se comentava sobre o cadastramento destes usuários para que a coisa não virasse a casa da mãe-Joana. Mas posso estar enganado.”

O que aconteceu na Holanda, e está acontecendo em muitas outras partes da Europa, é a ascensão de partidos políticos de direita, e de extrema-direita. Na Holanda, um desses partidos chegou ao poder, e ameaçou fechar os coffeshops.

Entretanto esse plano nunca seguiu em frente; talvez porque a maconha gere quase 600 milhões de euros em impostos, todos os anos.

Isso mesmo: ao invés de gastar dinheiro em uma guerra sem fim, os holandeses cobram impostos e investem em prevenção e tratamento.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador