Cabral defende legalização do bingo

Folha de S.Paulo – Bingos: No Rio, Sérgio Cabral defende que jogos de azar sejam legalizados – 17/12/2010

No Rio, Sérgio Cabral defende que jogos de azar sejam legalizados

DO RIO – O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), defendeu ontem a legalização do jogo no país. Para ele, a proibição de jogos de azar é uma “demagogia e hipocrisia” que o deixam impressionado.

A declaração ocorreu um dia depois de Cabral defender a modificação da lei sobre o aborto. “Quem aqui não teve uma namoradinha que precisou abortar? Meus amigos, vamos encarar a vida como ela é”, afirmou o governador.

Ontem, Cabral disse ser favorável a que as regras de fiscalização e controle se intensifiquem para evitar lavagem de dinheiro por meio do jogo.

“Quando [o jogo] é ilegal, não vai para vocês, não vai para instituições como a Andef [instituição de caridade]. No mundo inteiro, quando é legal, vai para aplicação e recursos meritórios”, afirmou.

Ao defender que haja mais controle, o governador lembrou o episódio do ex-deputado federal João Alves, que afirmou ter ganho várias vezes em loterias. Alves foi acusado de desviar verbas do Orçamento e lavar dinheiro nas loterias.

“Não teve até deputado que ganhou loteria para ganhar dinheiro? E a loteria não foi proibida. Tem que fazer o controle”, afirmou.

Comentário

O governador não é ingênuo para montar essas analogias. No caso do deputado, ele comprava bilhetes premiados para esquentar dinheiro. Cometia crime fiscal mas o crime de antecedente não se dava na loteria – dava-se nas propinas do orçamento.

Já o bingo tem relação direta com o crime organizado e com a corrupção policial, conforme exaustivamente demonstrado.

Cabral conhece seguramente essas implicações. Ontem, falou em instituições beneficentes explorando o bingo e desdobrou outros argumentos que depõem duplamente contra ele. Mostra que é despreparado – ao supor que esse tipo de discurso possa comover pessoas bem informadas – e lança dúvidas sobre suas reais motivações.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador