quinta, 28 de março de 2024

China abole pena de morte para 13 crimes não violentos

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=27805322

PEQUIM (Reuters) – A China, campeã mundial no recurso à pena de morte, decidiu abolir essa punição para 13 crimes econômicos e não-violentos, como o contrabando de relíquias históricas e fraude tributária.

Mas Lang Sheng, vice-presidente da comissão judicial do comitê permanente do Congresso Nacional Popular, disse que a pena de morte continua sendo necessária para outros crimes, segundo o site China.com.cn.

Após a mudança, a pena capital continuará sendo aplicada a 55 delitos, segundo a agência de notícias Xinhua.

É a primeira vez que a China reduz a aplicação da pena de morte desde a entrada em vigor do atual Código Penal, em 1979, segundo a Xinhua. O objetivo da medida, segundo as autoridades, é ‘implementar ainda mais o princípio de abrandar a Justiça com a misericórdia’.

‘As sentenças de morte precisam estar em concordância com as necessidades do desenvolvimento econômico e social do nosso país, e em concordância com as necessidades da sociedade de hoje em dia para punir a criminalidade’, disse Lang.

A Xinhua informou também que a pena de morte deixará de ser imposta a réus que tenham 75 anos ou mais na época do julgamento, exceto em caso de homicídio cruel.

As autoridades dizem que nunca cogitaram abolir a pena de morte para condenados por corrupção.

(Reportagem de Sui-Lee Wee e Sabrina Mao)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador