O problema das fronteiras

Por Edivaldo Dias Oliveira

Passei toda a semana refletindo sobre a importancia dos estados fronteriços, SP a frente, reforçar a vigilancia nos acessos principais como via Dutra e Rio-Santos. Não ví no PIG, nenhum questionamento sobre a importancia deste fato, estavam muito preocupados com o seu novo brinquedino chamdo de “Retomada dos Territórios”.

Será que ainda dá tempo, será que que o PCC já não estendeu a mão e montou o comitê de recepção. Acho que eles não dormem no ponto, como nossos secretários 

Do Último Segundo

São Paulo amplia efetivo em Ubatuba e Queluz em apoio à ação

Conselho de Secretários Estaduais de Segurança Pública convoca às pressas reunião em Brasília para tratar de plano conjunto 

AE | 02/12/2010 07:31

Convocada às pressas pelo Conselho de Secretários Estaduais de Segurança Pública, uma reunião em Brasília aprovou na quarta-feira documento apoiando um plano conjunto dos governos federal e fluminense para evitar a migração de bandidos em fuga para outros Estados, onde serão “caçados sem trégua”. O conselho também decidiu oferecer ao Rio auxílio da Força Nacional de Segurança Pública, recusado num primeiro momento.

AnteAntes mesmo do plano, vários Estados já haviam reforçado a segurança nos limites para barrar passagem de criminosos, drogas, armas e veículos roubados. Em São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou operações nas Rodovias Rio-Santos (BR-101), na saída de Ubatuba, e Presidente Dutra (BR-116), em Queluz.

Na Dutra, ainda ocorrem operações conjuntas com a Polícia Militar na área de Lavrinhas. A fiscalização acontece de forma mais intensa na pista sentido São Paulo. Segundo o inspetor Alexandre Freitas, até agora foi efetuada a prisão de apenas uma pessoa que tinha mandado por agressão e receptação, mas sem relação com os acontecimentos no Rio.

Em Minas, a PRF informou ter deslocado já no fim de semana mais policias para as divisas com o Rio. A operação foi montada na BR-040, principal ligação com o Estado vizinho. A PRF também intensificou a fiscalização, com blitze em horários e locais alternados, na BR-116. Já a PM mineira reforçou, desde quinta-feira, o policiamento na região da Zona da Mata, que fica na divisa dos dois Estados, com esforço concentrado em cidades como Juiz de Fora, Simão Pereira, Ubá, Muriaé e Leopoldina, todas próximas do Rio.

Pernambuco é outro Estado preparado para enfrentar eventual migração de traficantes. A vigilância foi reforçada em Petrolina (sertão), Garanhuns (agreste), Quipapá, Palmares e Barreiros, além da capital e da região metropolitana. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador