Categories: Políticas Sociais

Sobre a abordagem dos efeitos e das causas da seca

Comentário ao post “A seca no Nordeste: um crime contra a humanidade

A sêca é um fenômeno climático periódico, portanto previsível. Apesar de ainda se revelar como tragédia, nesse caso anunciada, com efeitos dramáticos no que ainda resta de atividade primária na região e consequente percalços na qualidade de vida dos que ainda dela sobrevive, duas diferenças fundamentais com relação ao passado são evidentes:

a) Maior amparo social das populações afetadas. Antigamente a saída eram duas: ou o cemitério ou “pegar o Ita para o Norte”. A partir da década de sessenta a emigração para os grandes centro urbanos, a começar pelas capitais e para o Sudeste.

b) A economia nordestina não tem mais a dependência básica da agricultura e pecuária de subsistência. Ao contrário, aqui no Ceará, por exemplo, já importamos gêneros de primeira necessidade. O setor secundário e principalmente o terciário já são hegemônicos. E continuam a crescer. Basta ver que em 2012 o PIB industrial da região cresceu 1,7%, enquanto o nacional decaiu 2,7%. As três maiores economias da região, Bahia, Pernambuco e Ceará, cresceram, respectivamente, 3,8%, 3,7% e ,2,6%, em parte turbinados pelos investimentos em infraestrutura(Fonte: IBGE). Com relação ao Ceará, um indicador forte acerca essa predominãncia do setor primário, o mais afetado diretamente pelas estiagens, é a taxa geométrica de crescimento anual urbano e rural: no periodo de 2000 a 2010 enquanto a urbana foi de 1,78% a rural apontou, -0,50%, implicando num incremento de 1.028.672 habitantes para as zonas urbanas enquanto as rurais diminuíram 11.278 pessoas. Em termos econômicos, o PIB industrial(25%) e  dos Serviços(70%) e Agropecuária (5%) deixa entrever a participação quase insignificante da atividade primária no contexto econômico do Estado. (Fonte: IPCE-Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará).

Esses e mais outros sinalizadores indicam que a abordagem dos efeitos(e até das causas) da sêca devem abandonar os estereótipos que balizaram as políticas econômicas e sociais para esta região desde o início do século XIX.  Devemos não só conviver com a sêca, mas tirar proveito econômico dela. Estiagem para o litoral, por exemplo, implica em falta de chuva e excesso de sol. Nenhum turista nos procura à busca de frio, neve ou chuva.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

8 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago