SUS: patrimônio da humanidade

Por Edmar Roberto Prandini

Fórum Social Mundial
Fonte: Agencia Brasil

Ativistas defendem candidatura do SUS a patrimônio imaterial da humanidade

Amanda Cieglinski
Enviada Especial

Belém – Os participantes do Fórum Social Mundial da Saúde (FSMS) vão lançar a candidatura do Sistema Único de Saúde (SUS) a patrimônio imaterial da humanidade. A idéia foi apresentada na manhã de hoje (26), durante ato político que contou com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Ele afirmou que vai garantir apoio político para a idéia, que classificou como inovadora. Segundo ele, essa é a primeira vez que uma política pública será patrimônio da humanidade. “É uma iniciativa dos movimentos populares e acho importante pela abrangência do SUS e pelo fato de que ele atende indistintamente todas as etinas, todas as nacionalidades que vivem no Brasil”, afirmou Temporão.

O FSMS discute desde ontem a implantação de sistemas universais de sáude em todo o mundo. Temporão ressaltou que o Brasil é um exemplo, já que poucos países adotam o sistema de atendimento universal. Ente eles, Inglaterra, Portugal e Canadá.

“Esse modelo ganha cada vez mais importância em um momento de crise econômica como o atual, porque ela vai causar um aumento do desemprego e as pessoas serão atendidas no sistema público. Eu, que sou militante da causa, apóio que o mundo inteiro seja atendido por sistemas universais”, defendeu o ministro.

Temporão afirmou que o SUS ainda tem suas “fragilidades”. “Um exemplo é o subfinanciamento crônico que impede que esse processo de extensão da cobertura se dê com mais qualidade. Outra questão é a gestão: há o desafio permanente de como usar com mais eficiência o recurso.”

Outra novidade apresentada na manhã de hoje durante o Fórum foi o lançamento da I Conferência Mundial dos Sistemas Universais da Saúde, que será realizada no Brasil. Embora a data ainda não tenha sido definida, a previsão é que ocorra entre 2009 e 2010.

A queda na mortalidade infantil, o programa de combate à Aids e o Saúde na Família foram citados pelo ministro como exemplo do saldo positivo do SUS durante seus 20 anos de existência.

Luis Nassif

83 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só não consultem os usuários
    Só não consultem os usuários do SUS.

    Estes ficarão estarrecidos com essa idéia de jirico.

    Sua visão do SUS está contaminada pela cobertura da grande imprensa.

  2. Waleria e Fábio, bem se vê
    Waleria e Fábio, bem se vê que vocês nunca entraram num hospital público, nem tem noção da importância da SUS. O melhor a fazer é se omitir de falar bobagens.

  3. É evidente que o SUS tem
    É evidente que o SUS tem muitos problemas, contudo, ainda assim o sistema tem principios de vanguarda.
    Por exemplo o principio da universalidade, todos, indepedente de qualquer contrubuição tem aceso ao sistema.
    E não se enganem os incautos, os procedimentos de alta complexidade e por consequencia de alto custo, invariavelmente são arcados pelo SUS uma vez que a medicina privada cria uma série de obstaculos a estes tipos de tratamento.
    Falo por experiencia própria, pois se não fosse o SUS com certeza teria perdido minha mãe, pois o conveno médico dela criou tantos impeçilhos para seu tratamento que se tivessemos aguardado com certeza a teríamos perdido
    Infelizmente, a nossa classe média, conservadora, preconceituosa e miope deu um tiro no próprio pé quando comprou o discurso dos liberais da FIESP e acabaram com CPMF, quando o correto era garantir que seus recursos fossem destinados exclusivamente à saúde.
    O SUS tem sim seus problemas e o maior deles com certeza é a falta de recursos

  4. Excelente!

    As pessoas se
    Excelente!

    As pessoas se esquecem o que significa um sistema de saúde universal.
    Sei que existem vários problemas em nosso sistema de saúde, mas ele permite que qualquer pessoa, independente de raça, religião ou renda seja atendido. Isto deve ser valorizado!
    Quem não se lembra das rifas e vendas de camisetas que as pessoas faziam pra pagar alguma operação? (os mais novos não devem lembrar)

    Quando se fala em “redução dos gastos de custeio” devemos lembrar da utilidade desses gastos.

  5. Expandido o que o Ataíde
    Expandido o que o Ataíde disse sobre o filme de Michael Moore e utilizando o exemplo do empregado da serraria: no Brasil, se você sofrer um acidente e perder parte dos dedos, será atendido num hospital público e os dedos serão reimplantados, na medida das possibilidades do conhecimento médico. Nos EUA, vão te dizer quanto custa cada um e você vai ter que escolher qual deles será reimplantado (10 mil dólares o dedo médio, 30 mil o indicador), a depender de sua capacidade financeira.

    Ao menos nas cidades onde minha experiência pessoal alcança, como Natal e Recife, numa emergência o melhor atendimento é nos hospitais públicos. Nos privados, nunca há profissional de plantão nas especialidades um pouco menos comuns.

  6. O SUS tem uma grande virtude
    O SUS tem uma grande virtude que é o seu principal alcanhar de Aquiles: a universialização. Todo brasileiro pode ser atendido pelo SUS, sem qualquer tipo de discriminação.

    Mas o sistema fora dimencionado para um terço da população e depois não se investiu o suficiente para alcançar a totalidade da população com tratamento digno.

  7. O SUS, claro, enfrenta
    O SUS, claro, enfrenta diversos entraves que, penso eu, num sistema adequado de gestão de recursos e na elaboração de um forte banco de dados será possível, por exemplo, que se disponibilize recursos aos hospitais ou unidades de saúde em função da demanda real.
    O SUS é uma grande idéia e que funciona sim, mesmo com seus “buracos”. O colega fez uma provocação…. “Só não consultem os usuários do SUS”.
    Acredite, a maioria dirá que está satisfeita. Claro, seria preciso consultar os usuários de verdade, que estão longe das classe média alta ou, quem sabe, longe até da classe média…

  8. Não tem escândalo
    Não tem escândalo político?
    Não tem tragédia natural?
    Não há assunto para colocar o poder vigente contra a parede?

    Solução: martelar o SUS e a segurança pública, pois são sistemas que naturalmente apresentam problemas devido ao tamanho e diversidade do Brasil.

  9. Bolsa Família aclamada
    Bolsa Família aclamada internacionalmente. SUS candidato a patrimônio da humanidade. Deve ser dureza ser do contra, mesmo quando algo é bom e justo. Mas não vejo um deles falar mal do juro praticado no Brasil, isso sim uma praga. Vai entender… Ocultas intenções!

  10. As pessoas são mal informadas
    As pessoas são mal informadas pela mídia com relação ao SUS, qualquer caos em algum hospital estadual é logo atribuída a responsabilidade ao Sistema Único de Saúde; problemas sérios de gestão de algumas redes hospitalares estaduais ou a eventual falta de responsabilidade de governos estaduais, até na compra e distribuição de medicamentos hospitalares com recursos repassados pelo ministério, recaem, na mídia, sobre o SUS.
    Lógico que o SUS tem problemas, o maior deles de financiamento, mas exerce um grande papel de universalização do atendimento médico-hospitalar em todo país, bem como é a solução existente nos atendimentos de complexidade, que não dão lucros a medicina particular, e do qual ela se omite.
    Há que se ler a mídia com o filtro da crítica.

  11. Concordo com o que o pessoal
    Concordo com o que o pessoal escreveu aqui. O SUS têm problemas? Sim, dúzias de problemas. Mas basta olhar para países como a China (que não têm um SUS e está exatamente pensando em criar um) para lembrarmos a importância dele.

  12. A análise se tornará mais
    A análise se tornará mais completa se forem somados os dados do PSF, da distribuição de remédios, ddos programas de vacinação etc.

    Meus pais são associados a um dos maiores planos de saúde do país, pagando valor considerável, e mesmo assim, recebem visita mensal dos agentes comunitários, têm consulta agendada a cada dois meses no centro de saúde e recebem GRÁTIS mesmo os remédios indicados em receituário de médicos particulares e dos do plano de saúde.

  13. Como conceito, o SUS é
    Como conceito, o SUS é ótimo.
    O funcionamento, entretanto, está muito longe do ideal. E não é por conta da cobertura da grande imprensa.
    Para defender que o SUS tem excelência de atendimento é preciso distorcer muito a realidade.
    Aliás, comecem pelo SAMU. Para conseguir uma ambulância não basta relatar uma situação grave e a necessidade de uma remoção profissional.
    É preciso “exagerar” muuuito. Caso contrário, o SAMU NÃO providencia o resgate.

  14. Os outros não sei, mas eu me
    Os outros não sei, mas eu me sinto bastante confortável para dar opinião.
    Quem fala que é bom na verdade nunca foi usuário.

  15. Claro que o SUS ainda tem
    Claro que o SUS ainda tem muitas fragilidades, mas quem não o reconhece como um modelo avançado de política pública- sem querer impor rótulos- deve, como afirmou o LN, estar contaminado pela cobertura da grande mídia. Tenho exemplos de pessoas que repetem o mesmo blá, blá, blá sem nunca terem ido a um hospital público ou a um posto de saúde. A estes eu pergunto se já tiveram a curiosodade de pesquisar quantas cirurgias- muitas de grande complexidade- são feitas anualmente nos hospitais públicos? Quantos remédios são distribuídos gratuitamente? Quantas vacinas são aplicadas?E por aí vai.., Tudo isso de modo universal: mesmo que o paciente nunca tenha contribuído para o INSS, a ele é garantido o mesmo tratamento dos que contribuem.
    Enfim, reconhecer as deficiências, ou seriam insuficiências? do sistema devemos fazê-lo, agora a frase feita”nada funciona” é um exagero, ora por ignorância, ora por má fé ou até mesmo por questões ideológicas(neoliberais).

  16. Acho o SUS um sistema muito
    Acho o SUS um sistema muito bom e precisa ser apoiado e melhorado. Quanto à questão da CPMF, foi só chantagem do governo. Tudo sai do Tesouro Nacional e é só questão de escolha de prioridades dos gastos. A lei determina receitas vinculadas, mas nada impede que o governo destine mais verbas a essa ou àquela conta. Ciência e Tecnologia sofreu cortes drásticos. Lá na frente o SUS será prejudicado, pois, menos pesquisas significa menos conhecimento que poderia ser posto a serviço de melhor atentimento.

    Não tem problema, depois a gente compra do Obama.

  17. Nassif, tenho até um blog: Eu
    Nassif, tenho até um blog: Eu Amo o SUS (http://euamoosus.blogspot.com/) porque acredito que é a maior prova do caráter do povo brasileiro: solidário com os demais, uns com os outros. Só que, nestes tempos em que ideologia do dinheiro está prevalecendo sobre tudo, algumas pessoas estão equivocadas e vêem problemas no SUS. O problema está na sua gestão e não na concepção.
    Acho que grande parte dos problemas vividos pelo SUS podemos debitar no cardápio da estabilidade do servidor público. Aqui em Cuiabá, onde moro, em todas as repartições do SUS tem uma aviso: “Desacatar o funcionário público no exercício da função é crime”. Quando o funcionário nos desacata não acontece nada com ele.
    O funcionário de um modo geral – há exceções para confirmar a regra – acredita que está fazendo um favor, e que não está recebendo nada por aquilo. Além disso, o excessivo número de funcionário pela qualidade é gritante. Toda vez que vou pegar remédio na farmácia do SUS do Estado eu conto uma piadinha, enquanto espera atendimento. Eu digo “se a farmácia X tivesse o mesmo número de funcionários que tem aqui, trabalhasse apenas das 8 às 5 da tarde, não abrisse sábado e domingo estaria falida ou não?”, pergunto ao interlocutor. Adivinha o que ele responde.
    Nós, um modo geral, costumamos creditar todo mal que acontece no SUS ao presidente da república, ao governador e ao prefeito. Nunca aos profissionais que estão ali para atender bem e noentanto nos maltratam; os médicos atende com descaso, sem olhar a cara do paciente etc.
    O médico é contratado para trabalhar 6 horas. Ele atende por número de pacientes. cinco, dez, conforme o caso ou especialidade do médico e fica por isso mesmo. O professor faz o mesmo concurso público e no entanto é obrigado a trabalhar 8 horas; mas o médico não.
    A ideia do SUS é maravilhosa e isso como patrimônio deve ser sim preservado e lutar por um atendimento ético por parte de seus funcionários (pelo menos pela maioria).

  18. Os hospitais particulares
    Os hospitais particulares faturam alto com os pacientes do SUS de alta complexidade, ou seja , por terem diversos equipamentos modernos e estrutura recebem grandes valores pelo atendimento.

    Por exemplo, o mesmo cliente com o mesmo problema geraria para uma Santa Casa hipotéticos R$ 30,00 e no hospital particular credenciado em alta complexidade geraria tipo R$180,00 , os que eles mais querem é que venham clientes do SUS bem graves para ficar em sua UTIs, gerando alto faturamento… já os clientes com casos simples, estes ficam hosras e horas a espera além de pagar a famosa ” taxinha ” extra para a consulta…

    Mesmo assim , o SUS ainda é um serviço público que merece nosso respeito , o que precisa é de gestão mais eficaz e mais recursos.

  19. As pessoas tem uma ideia um
    As pessoas tem uma ideia um tanto limitada quanto a questao da saude. O Brasil e um exemplo em campanhas de vacinacao e tem um belo programa publico de transplantes. Concordo que nao funciona a contento ….

    Ja o servico basico e uma lastima. Em parte por culpa da burocracia. No meu caso, por ex, eu queria so fazer uma simples tipagem sanguinea (A, B ou O positivo ou negativo). Me disseram que o exame demoraria um meses pra ficar pronto pq eu tinha que ir no PSF pegar uma guia pra fazer uma consulta com o medico do posto pra pegar outra guia pra fazer o exame. E meio maluco, pq o exame pode ser feito por qq um em menos de 3 minutos.

    O SUS daria um baita avanco se permitisse as farmacias fazerem exames simples (os da fitinha) e aferir a pressao do pessoal.

    Ganhariamos muito se os hopsitais fossem publicos ao inves de conveniados.

    E ganhariamos ainda mais se houvesse uma certificacao dos laboratorios e hospitais publicos. Muito medico nao confia nos exames que procedem do lab A ou do hospital B. Este tipo de duvida precisa acabar. Pouparia um tempo enorme da populacao que nao raro tem que fazer o mesmo exame mais de uma vez.

  20. Relato um caso real.
    Um
    Relato um caso real.
    Um amigo, por ironia neocon, sofreu um acidente de carro e socorrido na emergência do HC em São Paulo onde foi atendido sem questionamentos.
    Ficou tão impressionado e satisfeito com o atendimento que até as cirurgias plásticas posteriores foram realizadas no HC.
    Em tempo: esse amigo possui plano de saúde particular e seguro do carro. O reembolso do valor do carro, que teve perda total, foi tão questionado pela seguradora que após um ano ainda não havia recebido.

  21. Grande!O SUS têm pessoas
    Grande!O SUS têm pessoas altamente competentes, diferentemente dos terceirizados da saúde privada e cara.Quem fala mal do SUS deve ter muito dinheiro para pagar pela saúde.Não vejo nada de errado nisso, mas para o povo, a saúde deve ser um direito absoluto e gratuito. Não sou contra serviços privados, mas quero um serviço público extremamente estruturado para que esses dois modelos compitam entre si por qualidade. Sucateamento do setor público sempre foi estimulado pela mídia podre e cada vez pagamos mais caro e nos beneficiamos menos com essa ESTUPIDEZ. As privatizações feitas, malcheirosas, só beneficiaram os donos e “seus eventuais”.A mídia propaga, faz anos, o sucateamento de todo setor público deixando, assim, os privados “numa boa”, pois, sabem, o brasileiro foi “treinado” para não exigir direitos e só reclama com vizinhos sobre.Mas sinto, hoje, um cheiro de patriotismo, de cidadania se desenvolvendo no Brasil. Lentamente, mas já perceptível, os brasileiros começam a admirar-se, a propor e usufruir de suas reivindiciações que não eram ouvidas.

  22. Pessoal,

    conheço vários
    Pessoal,

    conheço vários depoimentos onde muitos céticos neoliberais ficaram surpresos com o atendimento do SUS.
    Experimentem ficar no estacionamento da fila de entrega de remédios grátis, e vejam quantos carrões….
    Podemos fazer uma reflexão quando , em algumas circunstâncias e consoante a altos valores pagos na mensalidade, encontramos também dificuldade em marcar consultas e interpretar como leigos tantas exceções de tratamentos/ cirurgias que os procedimentos médicos dos convênios pagos restrigem.

    Agora, sem xenofobia, mas é um absurdo, tendo em vista a evidente escassez de recursos, que o onírico principio da universalidade contemple tantas etnias – ex: as mulheres de bolivianos aqui em são paulo engravidam tanto para serem atendidas pelos SUS como para manter a “cidadania” brasileira, em detrimento a tantos brasileiros que ficaram ou tiveram maiores dificuldades no atendiemnto ( o cobertor é curto)

  23. Grande iniciativa! Para
    Grande iniciativa! Para informar àqueles que creem na imperfeição eterna do sistema público (seja ele qual for), em 2006 o SUS realizou 1 bilhão de atendimentos, de todos os níveis. O DATASUS – banco de dados do SUS – disponibiliza todos os dados do sistema (que são inseridos pelos funcionários de postos de saúde e hospitais em todo o Brasil, e não por políticos e jornalistas interessados em defender sabe-se lá o que…) através do seu site. Conheço muitos casos de “consultas particulares” que evoluem para “procedimentos” no SUS, ou porque é muito caro, ou porque o tal do hospital particular não está capacitado para conduzir tal “procedimento”. Uma pergunta: quem aqui pode pagar 68 mil reais por um marcapasso? O SUS paga. Algum convênio particular cobre tal despesa? Só se for o do Dantas…
    Outra coisa: o SUS é o maior sistema público de saúde do mundo. E tem pouco mais de 20 anos. Não é perfeito, mas foi concebido para atender a todos os brasileiros, tantas quantas vezes for necessário. Que tal pressionar para que o sistema seja melhorado e receba os recursos que merece, em vez de cacareja contra o poder público e defender algo que só existe na megalomania e ganância dos “empresários” de plantão!?
    Eu dependo do SUS e tenho orgulho disso!

  24. Isso é uma piada?
    Depois
    Isso é uma piada?
    Depois aquele bando de ripongas ainda querem que o Forum seja levado a sério.

    E desculpe, Nassif, mas sua resposta:
    “Sua visão do SUS está contaminada pela cobertura da grande imprensa.”
    É de um descalabro e de uma arrogancia atroz.

    Não é preciso midia alguma para constatar que o sistema de saude brasileiro é um caos. Basta passar todo dia, como eu, pela frente do PS de uma Santa Casa.

    Você falar de arrogância atroz? “Virgilio atroz, atrás há três”

  25. Sou empresário, minha
    Sou empresário, minha industria emprega 180 pessoas, temos assistência médica. Afirmo com tranquilidade que a maioria se consulta e faz tratamentos pelo SUS, assim como seus familiares.

    Também não podemos esquecer, nem fingir que não sabemos que a ganância e a falta de ética de médicos, clínicas e hospitais que cobram mais do que efetivamente realizam, e com isso sugam recursos que poderiam ir pra que realmente necessita.

  26. A algum tempo tive um
    A algum tempo tive um infarto, o primeiro atendimento foi em um Pronto Socorro, pelo SUS, e posso afirmar que o atendimento foi otimo. Seria importante que todos que criticassem o Sistema, tivessem o mesmo empenho para obrigar os Planos de Saude a reembolsarem os Hospitais publicos, quando o paciente for segurado ou associado a um Plano, o valor e expressivo, mas parece que e proibido cobrar, e se observarmos os lucros das seguradoras, confirmaremos a canalhice que esta em vigor

  27. Daqui a pouco vão querer
    Daqui a pouco vão querer dizer que o Cristo Redentor é uma das 7 maravilhas do mundo moderno…

    A China não iria querer nem o Criso Redentor nem o Confucio Redentor. Mas adoraria um SUS. Aliás, está investindo pesadamente para ter um.

  28. Mas então porque me sinto
    Mas então porque me sinto refém de um plano de saúde caro e de atendimento cada vez mais precário?
    É sim importante que todos tenham direito ao SUS, mas e se a massa de pessoas com plano de saúde procurassem o SUS também?
    Poderia ser um patrimonio se funcionasse corretamente. Pelo menos no Rio de Janeiro não posso depender dele.

  29. Mouro,

    Está havendo entre
    Mouro,

    Está havendo entre alguns comentaristas uma confusão danada.

    A Constituição de 1988, não é uma que garante a todos individualmente todos os direitos? É.
    É isso que vemos na prática? Não.
    Por isso vamos rasgar a Carta Magna?
    Não, ela é nosso norte, nosso princípio e direcionamento para uma Nação melhor.

    O SUS é de uma avanço na questão da saúde inegável, e foi conseguido com muita luta.
    Na equidade, na universalidade, na integralidade, nas gestões participativas de conselhos, é tudo de bom e mais um pouco.
    É um patrimônio e tanto.

    Sua aplicação ainda não é o que se pode esperar, por diversos motivos, mas a proposta de universalidade de atendimento – alguém se lembra que fora as Santas Casas os não pagadores de INSS não eram atendidos? -é fantástica.

    E, ainda com defeitos é muito melhor que plano de saúde de terceira..
    Sem contar os procedimetos de alto custo, que sobram sempre para o SUS, exceto se o Seguro Saúde for muito bom.

    Mais, as medicações para AIDS, distribuídas gratuitamente e que nos colocam em todas as citações de planos mundiais contra a AIDS é feita por quem? Convênios?

    Como médica do SUS e sua ardente defensora, fico muito orgulhosa.
    Infelizmente, aqui em Sampa, dançou….

    Como já fiz aqui uma vez, um brinde ao Capistrano que TANTO lutou pelo SUS…

  30. Tenho a mesma experiência do
    Tenho a mesma experiência do Fernando acima e outros com relação a parentes paróximos. Ao contrário de minha xará Vera, sempre fui bem atendida pelo SUS quando precisei. E também pago plano de saúde individual particular barato para consultas corriqueiras; espero não ter que precisar de cirurgias de grande porte que só poderi realizar em hospital público como minha mãe, meu pai e meu ex-marido.

  31. O Sr. Edgar Medeiros,
    O Sr. Edgar Medeiros, empresário, proprietário de uma vinicola, ao se dirigir para o trabalho, conduzindo sua Hilux ano 2008, teve seu veiculo fechado por um outro. Desgovernado, chocou-se com um muro de concreto. Com o impacto, apesar do air-bag, bateu com a cabeça na coluna lateral do veículo. Acionado o socorro, após 5 minutos o SAMU o atendeu. Os profissionais prestaram os primeiros atendimentos e a seguir o levaram para um hospital público, onde após os exames necessários, constatou-se um traumatismo craniano. Após uma intervenção cirúrgica, horas depois o Sr. Edgar já não corria risco de morte.
    Pergunto, se alguém já viu viaturas do SAMU encaminhar emergências a Hospitais Particulares?

  32. Caro Luis Nassif
    Sou
    Caro Luis Nassif
    Sou favorável ao atendimento médico pelo Estado; sem discriminações, nem as positivas, tipo , estatuto da mulher , do idoso, ou da criança, enfim todos deveriam ter atendimento igualitário.
    Agora afirmar que o atendimento do SUS é bom, é acreditrar em lenda urbana. PS- eu não tenho plano de saúde, portanto dependo do SUS e do HSP , toda vez que precisei , foi cançeira e ineficiência no atendimento.

  33. Olá,
    Ué, qual é a surpresa do
    Olá,
    Ué, qual é a surpresa do Forum Social elogiar o governo que liberou R$ 154 milhões para sua realização? Aguardem que vem mais por aí.
    Milton, a cobrança que o SUS faz dos planos ou seguradoras dos procedimentos que estes últimos não fazem é previsto na lei de regulamentação das operadoras de saúde. Numa palestra que uma operadora deu onde eu trabalho quase saí no braço com umas das “promotoras”. Ela estava dizendo que não devíamos nos declarar como associados ao plano XYZ se fôssemos atendidos pelo SUS. O motivo é que a tabela de remunerações era dupla: o SUS paga muito pouco e cobra muito caro. Eu repliquei exatamente o que todos deviam saber: o dia que um plano ou seguro de saúde for universal como o SUS eles podem exigir este tipo de coisa. No momento eles devem obedecer a lei que os regulamenta. Foi meio constrangedor para ela ouvir estas obviedades.
    [ ]´s

  34. Desculpe Nassif, mas culpar a
    Desculpe Nassif, mas culpar a grande imprensa no caso do SUS foi um pouco exagerado. Qualitativamente o SUS está abaixo da crítica.Digo isto com conhecimento de causa, através de depoimentos e reclamações informais de pessoas humildes usuários do sistema,não unicamente por informações da mídia.No máximo o SUS pode ser considerado como um bom programa que é mal operacionalizado.
    A impressão que se tem é de que ainda está longe de ser qualificado como eficiente.

  35. SUS dá certo sim,
    SUS dá certo sim, principalmente nas pequenas e médias cidades. Veja o caso de minha mulher que fez e faz ainda todo tratamento de câncer de mama via SUS. Perfeito, ela e eu não temos nada a reclamar. Agora, precisa ser aperfeiçoado, ter mais verba (lembram quando o governo queria alocar toda a verba do CPMF para a saúde? Era uma das questões que o PSDB impôs para aprovar e que o Sr. Fernando Hernique, DEM, PMDBs (do bem e do mal) e Cia (virgilios, serras, agripinos e outros coiotes da noite) optaram pela política do quanto pior melhor. O SUS é um importante instrumento de inserção social dos mais pobres e humildes, mas é desprezado pelas elites e seus macacos amestrados da classe média americanizada dos planos de saúde.

  36. Acho a idéia excelente!

    Moro
    Acho a idéia excelente!

    Moro em BH e aqui temos uma assistência municipal de saúde que tem repercussão internacional. Sei de pessoas ligadas à Saúde daqui que já foram diversas vezes ao exterior relatar as experiências exitosas da PBH.

    Infelizmente, só governos do PT e de outros partidos mais à esquerda é que dão à Saúde este status. O PSF (Programa de Saúde da Família) daqui de BH não é para propaganda política, ele funciona de fato. A Assistência Básica, a Especializada e a Urgência também funcionam muito bem. As Clínicas que fazem exames especializados são as mesmas utilizadas pelos Convênios Médicos. Os antigos Postos de Saúde (hoje Unidades Básicas de Saúde) estão TODOS informatizados para marcação de consultas e exames e para resultado de exames de rotina (sangue, p.ex.). Eles promovem a Saúde com grupos de caminhadas, dança, grupos de hipertensos, etc. Atualmente está em implantação o NASF (esqueci o que significa a sigla) que é a assistência de profissionais como auxiliar de tratamento (fisioterapeuta, nutricionista,etc.). Enfim, tem muita coisa bacana acontecendo por aqui que eu não saberia numerá-las todas, pois não sou da área. (Não sei se o Nassif tem conhecimento desse trabalho da PBH.)

    Provavelmente as pessoas que se manifestaram aqui contra a idéia do SUS Patrimônio da Humanidade moram em cidades governadas pelo PSDB e afins OU, se moram em BH não são usuários do Sistema.

    Agora temos em BH um prefeito muito alinhado com o PSDB e torço para que ele, no mínimo, não desmantele anos e anos de construção…

  37. Caro Nassif
    Já usei o serviço
    Caro Nassif
    Já usei o serviço do SUS várias vezes, fui bem atendido, um sobrinho se acidentou de carro, os pais se espantaram com o tratamento, tem falhas, lógico que sim, poderia ser melhor, ídem, mas o SUS é um jovem de 21 anos, com muito a ser construido.
    Saudações
    Avelino

  38. Nassif e amigas/os, para mim,
    Nassif e amigas/os, para mim, a mais importante lição do SUS é que ele é fruto de um processo participativo histórico no Brasil: as conferências nacionais de saúde.

    São 19 conferências já realizadas. É um caso único no mundo e mostra o que o brasileiro é capaz de fazer.

    Não é fruto desse ou daquele luminar ou de uma cabeça privilegiada.

    Muito antes da proposta inspirada em coletivos colaborativos, como agora vemos no Linux e nos sistemas 2.0, o SUS é fruto de anos e anos de trabalhos colaborativos e participativos que são a essência da democracia, traduzida nos processos de conferências nacionais.

    O SUS é fruto de um processo de participação formidável.
    A eleição de delegados para as conferências de saúde mostram o quanto o brasileiro é sério e organizado. Especialistas e observadores do mundo todo participam das conferências de saúde e morrem de inveja do Brasil.

    O governo Lula assumiu para outras áreas o processo de conferência e isso ficará na história de sua gestão como um dado importante.

    O Serra aqui em SP é o contrário dessa postura. O Serra é perigoso demais. Conseguiu bater o Alckmim como o governador que mais vetou leis aprovadas pela ALESP. Além disso, e posso demonstrar para quem quiser já que são fatos amplamente divulgados, todas as leis do governo Serra, além de não serem feitas de modo participativo, terminam com um artigo que compromete a democracia: “esta lei entra em vigor a partir da data da sua publicação”.

    É um governo centralizador e autoritário que não deixa espaço algum para a população participar. Não lemos nas leis serristas este precioso artigo, geralmente o último: “está lei será regulamentada no prazo de 60 dias”.

    Mas, é isso, o SUS só foi possível pelo fato de ter sido criado no ambiente colaborativo das conferências nacionais de saúde. Isso está na história da saúde e da democracia no Brasil.

    Abraços, Gustavo Cherubine.

  39. Edmar,
    Nesse tipo de tópico
    Edmar,
    Nesse tipo de tópico sempre cai monte de paraquedista.
    Riquinho hoje se trata pelo SUS, sabia? Médico particular de convênio que opera em hospitais como Beneficência e HC. Gente que não precisava, mas fura fila e ocupa espaço porque nossa classe média adora levar vantagem em tudo.
    Eu uso o SUS e digo que dá de 10 a 0 em qualquer sistema de saúde de qualquer lugar do mundo, pela perspectiva democrática e, principalmente, pela acessibilidade do pessoal que atenda, na ponta com o público, às vezes apavorado e confuso. Gente finíssima que luta contra precariedade de equipamentos e material humano, porque sucessivas administrações privatistas transformaram a saúde pública em terra arrasada, certo? Como, aliás, a educação, o trabalho e a habitação.
    Abraço, depois volto, que é um grande tópico e o pessoal merece!

  40. Em que mundo você vive
    Em que mundo você vive ?

    Sugiro que na próxima vez que você precisar de um médico, consulta, cirurgia, ou o que for, vá para a fila de madrugada… Vai ver o que é contaminação pela imprensa…

    Sugiro que você leia outros depoimentos. É de gente que vive em um mundo diferente do seu.

  41. Eu sou usuário do SUS e
    Eu sou usuário do SUS e fiquei 6 meses para ser atendido por um cardiologista! Teria morrido se não fosse o auxílio de terceiros, nada contra a idéia do SUS, mas… ele deixa muito a desejar isto deixa, tenho vários depoimentos de pessoas amigas que relatam o sufoco do que é ser atendido pelo SUS, olha que eu moro na zona sul do Rio e tenho um cartãozinho do mesmo. Torço muito, de verdade, pelo SUS dar certo, abraços.

  42. Também tive uma grata
    Também tive uma grata surpresa ao conhecer o belo trabalho da equipe que movimenta o SUS…sucesso total mesmo com todas as dificuldades que tiveram pela frente, motivadas pelas vozes discordantes dos lobistas da saúde, no que resultou a extinção da cpmf… o povo jamais esquecerá esta traição do psdb e dem.

    E para quem não vê sucesso do Fórum, segue exemplo de aceitação mundial :

    “A Suíça vai participar com uma delegação de 50 pessoas do Fórum Social Mundial, de 27 de janeiro a 1° de fevereiro de 2009, em Belém.
    A comitiva será integrada por dirigentes sindicais, representantes de ONGs de cooperação e promoção dos direitos humanos, lideranças políticas, como o senador do Partido Verde do cantão de Vaud, Luc Recordón, e uma dezena de jornalistas.
    Antes do encontro, eles visitaram projetos de cooperação econômica entre a Suíça e o Brasil na região amazônica.
    A ONG suíça E-Changer, uma das organizadoras da viagem, comemora seu cinquentenário com a apresentação de um ateliê sobre a cooperação norte-sul no FSM.”

    ( origem : swissinfo.ch )

  43. O SUS funciona bem e oferece
    O SUS funciona bem e oferece um bom atendimento à população. Sou usuário do SUS. Infelizmente a mídia só mete o pau no SUS.

  44. Minha mãe residente numa
    Minha mãe residente numa cidade do interior de São Paulo utiliza o SUS e sempre me diz que o atendimento é correto e os horários marcados são cumpridos com razoável precisão. Eu tenho o convênio de minha empresa e já tive que esperar bastante médico no meu plano particular. O problema maior do SUS me parece que se encontra nas grandes metrópolis,Rio principalmente e geralmente as prefeituras tem boa parte da culpa pelo mau atendimento. Quem fala mal do SUS é realmente contaminado pela grande imprensa,e fala de “orelhada”. Ah sim,eu tambem passo quase todo dia em frente a Santa Casa de Santos,e não vejo o que êsse Sr. Charlles insinua.

  45. Médico do SUS e de plano de
    Médico do SUS e de plano de saúde são iguais:

    O atendimento é 5 minutos.

    A diferença;

    No Sus vc espera meses pra ter uma ”consulta”‘

    No plano de saúde vc espera horas pra ser ”atendido'(o dia inteiro)

    Ambos os médicos estão de péssimo humor.

    E aí mandam vc fazer exames:

    No Sus é pras calendas o exame marcado.

    No plano de saúde é mais rápido.Mas o laboratório….( a não ser que seu plano comporte o Fleury)

    As filas acabaram? Claro que sim. Agora tem senha.

    A melhora do Sus se dará n diminuição de planos de saúde.Isso é evidente e inquestionável.

    E enquanto Jose De Alencar( o vice presidente) fica internado no Sirio Libanês…

    Saúde é uma obrigação ser igual pra todos.Saúde não é ideologia.A medicina tbm não é ideológica.

    Só acreditarei no SUS quando os criadores dele e os governantes,se internem por lá quando ficarem doentes.

    Ou seremos um novo FIgueiredo? Poblemas no coração? Cleveland é a solução.Legal,hein?

    Belíssimo exemplo.

  46. Provavelmente minha visão
    Provavelmente minha visão esteja muito contaminada tbém apesar de não assistir tv.

    Mas posso mudar de idéia, inclusive porque me custa muito dinheiro ter a visão que tenho sobre o sus.

    Então, para aqueles que defendem o sistema, gostaria de saber quantos de vcs tem um pai ou uma mãe com idade acima de 50 ou 60 anos que não tenha um plano de saúde privado.

    O resto é hipocrisia.

    Minha mãe paga 800,00/mes, e sou o maior interessado em estar errado.

    Mas mesmo com plano de saúde e tudo o mais, as pessoas morrem facinho facinho, com a qualidade de todo o sistema.

    Enquanto for só para classe C e D, não há nem discussão.

    Devo estar tão mal informado que não sei porque existem milhões de pessoas pagando saúde privada no país. Alguém poderia me dizer..?

    Todos mal informados tbém..?

  47. Ah, havia me esquecido, mas
    Ah, havia me esquecido, mas queria perguntar ao dono do blog, que fez um check up estes dias, como foi fazê-lo pelo Sus..?

    Porque se imaginarmos que o sistema é bom, mas não para nós, estaremos discriminando os menos afortunados.

    O SUS não tem checkup. Mas se precisar de um transplante de medula, ou de rim, ou de pulmão, o SUS tem.

  48. Nassif, este tema é tão
    Nassif, este tema é tão amplo, que merece várias discussões. Vão alguns breves comentários.
    – na maioria, os pacientes não se queixam da qualidade do diagnóstico e tratamento, ou seja, quando o paciente chega ao hospital público, seu problema é resolvido; as queixas se referem à demora na marcação de consultas e retornos e na demora no dia da consulta. Isto se refere à demanda, que é enorme, para não dizer ilimitada…
    – a questão de quebra de equipamentos e falta de material básico de consumo é cíclica e depende da gestão. A remuneração dos serviços/hospitais (e o atraso nos pagamentos) também depende da gestão e varia conforme o governo.
    – os grandes problemas de corrupção, desvio, estão nos setores de compras e licitações. No setor federal, a CGU tem contribuido em tornar estes setores mais transparentes.
    – existem problemas com relação aos profissionais, na maioria das vezes, no que se refere ao envolvimento em problemas que estejam além do seu meio metro de raio de ação (é verdade que geralmente se dão mal quando tentam). Os profissionais de apôio muitas vezes são terceirizados, portanto têm chefia diferente, com instruções diferentes.
    – existe muita redundância nas solicitações de exames subsidiários, que constituem uns dos aspectos mais onerosos da saúde (aliás, esta também é uma grande preocupação nos sistemas privados)
    – no geral, o SUS resolve, e bem, o problema de milhões de pessoas, porém a um custo muito alto.

  49. O problema da saúde pública
    O problema da saúde pública no Brasil não é o modelo do SUS. Por mais inteligente que seja o SUS, ele não fará milagre enquanto os hospitais estiverem sucateados e os médicos mal-treinados e pessimamente pagos.

    Em outras palavras, não é por causa do SUS que a saúda pública no Brasil é ruim.

    Agora, os grandes defensores dos governos de plantão – já que o descalabro é federal, estadual e municipal – deveriam se preocupar em melhorar os demais aspectos da saúde pública brasileira antes de querer ganhar prêmios que nada trazem de concreto para o dia-a-dia do povo.

  50. o sus merece o premio…
    o
    o sus merece o premio…
    o problema do sus eh de gerenciamento, como ja admitiu varias vezes o ministro temporao…

    Acho que o dia em que
    se resolver isso e
    a burocracia conseguir
    chegar a um atendimento
    eficaz,
    os problemas do brasil seroa bem menores nesse setor…

    (mas eh bom lembrar que a burocracia chinesa foi criada pelo confucio, segundo weber, e eles ainda nao conseguiram implantar um modelo semelhante ao brasileiro!)

  51. brasileiros não dão valor as
    brasileiros não dão valor as coisas básicas , que sempre tiveram como , assistencia médica gratuita .

    no japão não existe regalias. se tiver plano de saude voce é atendido.
    além do desembolso imediato para posterior reembolso , requer pagamento de percentual para consulta médica . ou morre à mingua .

    além da barreira da lingua . se voce não compreender japones tem que contratar tsuyaku ( tradutor ) ao custo de 50 doru a primeira hora , 30 cada hora subsequente , o preço da consulta é de no minimo 100 doru .

    mesmo o velho habito da auto medicação , via praticos de farmacias , lá inexiste assim como balanças para controle de peso .

    o parto não é coberto pelo plano de saude , onera em 10.500 doru com 3.500 sendo devolvido posteriormente à mãe .

    as creches japonesas só aceitam bebes apos 90 dias .isso quebra financeiramente pela impossibildade de auferir renda , em tripla jornada : trabalho , pai e MÃE .( na net do nihon conheci , ouvi , historias de abandono , de brasileiras por brasileiros . a maioria mães solteiras .

    aqui escrevia com humor . lá sobre desamor . casos que me obrigaram a mudar meu enfoque .
    ia postar um site de humor . escrever sobre ,uma das muitas , os noventa anos da chegada dos meus avós.
    tudo virou secundário . volto ao assunto no portal . )

    e ainda mais estranho , não tem campanha anti – fumantes .
    eu , ironicamente , dizia que era pra não quebrar a previdencia .

    um país onde se vive muito e nasce pouco tem que contar com auxilio para equilibrio das contas , além dos terremotos e tufões .,

    e para disfarçar cadastraram os fumantes , concederam um cartão chamado Taspo aos maiores (20 anos ) para compra nos konbini ( lojas de conveniencias ) .

    nas maquinas automaticas , de cigarros e cervejas , anunciaram um sistema de leitura facial ( trocentos mil estereotipos de maiores de 20 anos que é a idade legal para ” se di maió “,beber , fumar e dirigir . ) , a um custo proibitivo aos pequenos comerciantes que teriam que bancar a melhoria tecnologica .
    sei de brasas que voltam para cá , para partos e cirurgias pelo sus . ah ! e tratamentos dentários ! dentista de curitiba , que retornou em setembro , disse que no japão ” é pior que clinicas populares do brasil “.
    se os nossos podem clinicar no japão? no máximo auxiliam na tradução . e nosso consul , vai bem ! obrigado ! sempre nas festividades , feiras , noticiadas pela midia brasa , patrocinadas por empreiteiras , agencias de turismo , e supermercados .
    o tema deve ser a florada de ( inverno ) das sakuras ( cerejeiras ) ….

  52. Um amigo recém formado em
    Um amigo recém formado em medicina me assegurou que o SUS é um dos melhores sistemas de saúde universal do mundo. Excelentes médicos (podem ganhar pouco e estar de mau humor, mas são bons).

    Mas temos que ver sempre a relação custo/benefício. O pessoal viaja pra Europa que quer que um país de 8 mil dólares de PIB per capita tenha um nível de países de 35 mil dólares de PIB per capita.

    Assim como o SUS, a burocracia estatal brasileira também é eficiente em relação ao que custa. Não é uma brastemp européia, mas funciona razoavelmente bem para os 3.800 dólares que custa per capita por ano, em impostos (+- 43% do PIB).

  53. A maioria dos críticos do SUS
    A maioria dos críticos do SUS jamais o utilizou. Falam por ouvir dizer. Possuem planos de saúde que custam os olhos da cara e só servem para consultas e exames de laboratórios. Quando o procedimento é caro tem que se socorrer da Justiça (liminares, etc).
    Eu nunca utilzei o SUS, mas tenho parentes que o utilizou várias vezes e em procedimentos caros (ponte de safema, uti, etc).
    Agora pergunto. Qual será o indice de satisfação dos usuários dos planos de saúde privados???

  54. Mais um golpe de Marketing do
    Mais um golpe de Marketing do governo. Sera que o ministro, que afirmou ser um militante da causa, eh atendido no SUS junto com sua familia? Eh ruim hein? O ministro afirma que o sistema ainda tem suas fragilidades…. Como Lula ,o ministro nao deve ler jornal, e acredita em tudo o que o Franklin Martins diz. Alias, sera que discutiu-se os problemas da Funasa? Claro, iIsto geraria constangimento e o Forum, financiado pelo governo, so pode tecer elogios.

    O SUS é uma construção coletiva, não é do governo Lula, nem do governo FHC, nem do governo Itamar. É um trabalho coletivo dos maiores.

  55. José Araújo,

    Ops…é claro
    José Araújo,

    Ops…é claro que eu ninguém usei, talvez uma vez ou outra.

    Mas só de ver aquelas ambulancias correndo do interior para as capitais, macas em hospitais públicos nos corredores, filas…….ah…como eu já disse antes, imagine minha mãe de 80 anos pegar uma peneumonia.

    Onde é que vc aconselha levá-la..?

    Vc arriscaria a vida da sua..?

    E meu filho já ficou 60 dias em uma Uti. Se fosse pelo sus, não sei não. Aliás, eu sei sim.

  56. 1. Em Ribeirão Preto, minha
    1. Em Ribeirão Preto, minha ex-esposa trabalha num hospital do SUS. O atendimento envolve pessoas de mais de 70 cidades da região. Evidentemente, há demora no agendamento de consultas. Falta que as cidades assumam sua responsabilidade. O SUS está estruturado para prover serviços em três níveis:

    a) serviços de baixa complexidade: que deveriam ser disponibilizados em Unidades Básicas de Saúde, descentralizadas, próximas da população, com serviços de atendimentos emergiais e alguns exames;

    b) serviços de média complexidade: algumas especialidades médicas, atendimentos encaminhados pelas Unidades Básicas. Mini-hospitais deveriam cumprir este papel.

    c) serviços de alta complexidade: os hospitais, com internações, recursos de mais exigência do ponto de vista do aparato tecnológico.

    A adequação do atendimento é realidade dinâmica. É preciso que a administração local acompanhe as características da demanda e supra de pessoal as unidades descentralizadas, de modo a evitar o congestionamento nos hospitais.

    Se as administrações locais não dispõe dos serviços de baixa e média complexidade, que são o grande trunfo do sistema, assegurando-lhe inclusive a lógica do menor dispêndio, evidentemente não há condições de vazão para a toda a demanda que vai chegar à rede hospitalar.

    Vê-se, portanto, quanto o SUS é um sistema que abarca a responsabilidade de todos os entes governamentais. Resulta, seu sucesso, da atuação conjunta dos governos e da sociedade, por meio dos conselhos de gestão.

    2. Há, lá na cidade, que não é das mais pobres do país, muito pelo contrário, um senhor, dono de um banco (sim, o banco é dele, acionista majoritário!), que semanalmente usa o SUS para usar uma medicação importada, que o seu convênio não fornece. Ou seja, o SUS é o único sistema de saúde que atende pobres e ricos no país, efetivamente . Não importa a idade, a classe social, o grau de instrução.

    3. Falta assegurar maior rigor na prestação do serviços pelos administradores das unidades sub-nacionais (prefeitos e governadores), falta melhorar a descentralização das unidades de atendimento, falta aumentar a agilidade gerencial dos hospitais. Nada disso, entretanto, inválida o SUS já implantado e a proposta do SUS, que está sendo contruída, resultado que é da luta da sociedade brasileira, dos movimentos de saúde e das Conferências Nacionais de Saúde. Alguns heróis desta luta: Sérgio Arouca, David Capistrano, Luis Carlos Raya. Citei falecidos. Há muitos mais. Inclusive os representantes voluntários da população e dos movimentos sociais que compõe os Conselhos de Saúde.

    3. Por sua vez, há soluções criativas: prefeituras que instalam laboratórios farmacêuticos para produzir medicamentos para o atendimento da rede local, inclusive em consórcio de municípios, por exemplo. Isto ajuda em muito na redução dos custos da oferta dos serviços e ainda assegura a criação de novos negócios e empregos.

    4. Um problema crescente é o uso do judiciário para assegurar medicação de alto custo. Dado que são poucos os casos, mas com elevado impacto no orçamento, tem crescido o debate sobre como evitar que o atendimento de poucos não inviabilize a oferta mínima de serviços aos que não sabem como usufruir do judiciário.

    Os êxitos do SUS são eloquentes. Não os vê, apesar de seus percalços, quem não possui memória histórica e não é capaz de comparar passado e presente. Além disso, o modelo é tão bom que gradativamente as políticas públicas em outras áreas começam a buscar replicá-lo. É assim que se explica o nascimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

    Abraço a todos!

  57. Adauto,
    O SUS está sendo
    Adauto,
    O SUS está sendo mencionado como IDÉIA: equidade, controle social, igualdade, acessibilidade e um monte de outras idéias avançadas, que tem paralelo no RU e Canadá – no RU funciona BEM melhor.

    Faltam recursos, por isso alguém aqui colocou que em cidades menores, fica mais fácil.

    Os planos de saúde – excetuando os melhores, e aí cutam MUITO caro – podem ser uma falcatrua. Vejo pacientes reclamando da demora de marcação de consultas, de que o médico nem olha para a cara dele..
    E exames e procedimentos de complexidade/??
    Xi………..

    Mais, discordo de quem diz que a classe média ou média alta ou alta não pode usar o SUS. Pode. O SUS é Universal.

    E mais, o SUS não faz check-up porque não existem trabalhos que comprovem a sua necessidade..

  58. Um colega aqui quis
    Um colega aqui quis partidarizar o debate. Um daqueles chatos que usam de mistificação maniqueista.
    Para quebrar o espinhaço dele vai o meu depoimento:

    Já fui atendido pelo SUS e conheço dezenas de pessoas que foram atendidas, tanto em hospitais estaduais do PSDB quanto em municipais do PT e do DEM, e tiveram seus problemas resolvidos.

    Não é perfeito e nem acho que isso seja possível, mas o saldo é extremamente positivo.

  59. E ainda mais para os
    E ainda mais para os admiradores do sistema.

    Ah, é um plano universal. Ótimo.

    Ok, fui convencido.

    Agora, eu e milhões de brasileiros que antes não acreditávamos no sus, a partir de amanhã passaremos a usá-lo.

    Ops..Mas acho que ele não estaria dimensionado nem teria estrutura para todos nós, não é mesmo..? puxa vida…

    Já tem problemas do jeito que está, imagine se toda a população o utilizasse.

    Caos……..

    Aí o Brasil viraria um sanatório geral: todo mundo doente, hei!

  60. Senhores(as),
    Tenho um
    Senhores(as),
    Tenho um parente que teve há uns 6 meses um aneurisma na aorta. Fez uma cirurgia de altissimo risco pelo SUS, ficou na UTI por mais de 20 dias. Andei perguntando e todos os médicos disseram que em qualquer hospital particular as chances de sobrevivência dele seriam menores. Se fosse ficar no Albert Einstein, ficaria uns 15 mil por dia só a UTI. Torço pra que não tenha que usar meu plano UNIMED pra fazer um tratamento desses
    Abraços,
    Sebastião

  61. Pelo que entendi do texto a
    Pelo que entendi do texto a questão é conceitual, é colocar o SUS como um sistema viável, que serviria de exemplo para países que não tem um sistema de atendimento universal. Não tem nada a ver com Lula ou Serra, PT ou PSDB
    Dizer que o SUS é viável, não é elogiar o Lula, O SUS existe antes dele e vai continuar existindo depois de 2010. Não é a gestão do SUS que seria premiada, mas todo o sistema de atendimento universal, e para quem paga R$ 800,00 de plano de saúde e acha caro, a única solução é lutar para o fortalecimento do SUS, porque a sua precarização deixará inevitavelmente os planos de saúde cada vez mais caros.

  62. “Aí o Brasil viraria um
    “Aí o Brasil viraria um sanatório geral: todo mundo doente, hei!”

    Ô Nassif……..

    Vc está de brincadeira……..

    Não…….basta todas aquelas pessoas que iriam se consultar ou internar através de um plano privado de saúde no dia de amanhã, tentarem fazê-lo pelo Sus.

    Seria mais ou menos como tentar colocar o amazonas dentro do tietê.

    Ou tô errado…?

    Cabocla: entendi o seu ponto.Mas de boas intenções não realizadas….

  63. O SUS como conceito tem que
    O SUS como conceito tem que ser elogiado, mas $$$ é imprescindivel senão não dá. Lamentavelmente deturparam totalmente o debate quando do fim da CPMF (a turma do CANSEI martelou de todo jeito).

    Mas meu sonho mesmo é ver um sistema universal nos moldes cubanos, e acabar com a Máfia do Avental Branco.

  64. “É preciso “exagerar”
    “É preciso “exagerar” muuuito. Caso contrário, o SAMU NÃO providencia o resgate.”
    Hamilton, é devido a esse procedimento que você relatou que o SAMU demora a atender: há trotes e mais trotes, o que é uma pena.

  65. Qual seria o maior incômodo
    Qual seria o maior incômodo para as abelhinhas frequentadoras do blog? Seria a origem do SUS como trabalho coletivo e cooperativo (assustados individualistas ainda aturdidos com a monumental fraude do tal neo-liberalismo)? Ou seria a coincidência do reconhecimento do SUS no governo do Presidente Lula pelo FSM que é também um grande exemplo de construção coletiva e cooperativa?

    O horror ao coletivo e ao cooperativismo confundindo-se com a disputa partidária ou apenas a antipatia preconceituosa ao operário Presidente? (Uma das geniais abelhinhas invoca até o nome da esposa do Presidente para destilar seu mau-humor preconceituoso)

    Bastaria informar que o SUS não é uma criação deste governo ou do PT e a ação “oposicionista” seria mais inteligente e honrosa não descambando para baboseiras e afirmações abestalhadas que não acrescentam nada politicamente.

  66. Ano passado minha filha
    Ano passado minha filha caçula esteve internada durante dez dias num dos maiores hospitais da minha cidade que desde que Lula assumiu ampliou tanto a área física como a clínica.Foram criadas ou ampliadas várias áreas especializadas que receberam equipamentos sofisticados e de última geração.Outros hospitais de grande porte também tiveram ampliações tanto física como clínica e o SAMU,além das várias ambulâncias terá dentro de alguns dias, o reforço de um helicóptero para agilizar ainda mais o atendimento de urgência na cidade e regiões próximas.Naquela época escrevi uma crônica divulgada por conceituado jornal local e postado em alguns blogs,contando a história de um menino de apenas tres meses que lutava contra a morte.Nela eu disse que políticos demagogos e hipócritas,jornalistas do PIG,o presidente da FIESP que aparecia todo santo dia nos jornais da Globo e programa da Ana Maria Praga,desculpem,Braga,deveriam passar pelo menos um dia em um hospital público para ver o sofrimento de quem precisa e não tem recursos e a abnegação de quem trabalha nesses locais,mesmo com as carências por falta de verbas que são surrupiadas por esquemas como o do dantas,e pela não aprovação da CPMF.Veriam como o cinismo e a hipocrisia deles prejudicam a quem realmente precisa do SUS.

  67. Tá certo, o SUS deve ter
    Tá certo, o SUS deve ter algumas falhas, acho por questões gerencias, mas isto não é uma regra..
    Olhem o meu caso:
    Na próxima segunda feira dia 02/02 – vou me enternar no INTO – Instituto Nacional de Traumato Ortopedia aqui no RJ, hospital de referência mundial nesta área.
    Vou fazer uma cirurgia de quadril, para colocação de uma prótese
    Esta cirurgia em hospital particular, está avaliada em mais ou menos R$ 30mil – são poucos os brasileiros que teria condiçoes de pagar..

    Se não fosse o SUS, eu jamais teria condições de fazer tal cirurgia, pois sou aposentado e ganho pouco.

    Aqueles que apenas critica o SUS, procure conhece-lo melhor.

    E lembrem-se, caso voce se acidente na rua (independente da classe social), voce será socorrido por uma ambulância (resgate) do SUS – tel 192
    Pense nisso antes de criticar..
    gas.

  68. O SUS é uma idéia fantástica,
    O SUS é uma idéia fantástica, resultado de anos de luta dos sanitaristas e outros profissionais da Saúde (menciono apenas o saudoso David Capistrano Filho, em quem homenageio a todos). Algumas autoridades também compreenderam e apoiaram o projeto (Franco Montoro, entre outros).
    Infelizmente, a ala privatista nacional (na Saúde e na política) impedem que ele funcione a 100%, priorizando a cara e deficiente medicina privada. Gostaria de estar enganado, e de ser corrigido, mas não conheço nenhum plano privado que cumpra tudo que promete: na hora da necessidade, surge sempre algum “extra” para o freguês pagar caso queira acesso ao que lhe foi vendido.
    Minha idéia é antiga: que todos os ocupantes de cargos eletivos ou administrativos no setor público, e seus parentes até segundo grau, sejam obrigados a utilizar a Educação pública e o SUS. Em seis meses teremos os melhores serviços do mundo, em ambos os setores. Impossível? Ora, é só incluir tal exigência na tão propalada “reforma política”. Quem quiser servir ao povo (e todos eles matam e morrem por tal honra), aceitará de bom-grado este requisito cívico.
    Não riam!

  69. Bom, já vou avisando que sou
    Bom, já vou avisando que sou um burguês malvado contaminado com a cobertura da grande imprensa…
    Minhas experiências com o SUS, em mais de uma capital, não foram muito boas, não. Em todas as vezes vi gente amontoada por corredores sujos esperando atendimento. Enfim…em uma ocasião levamos um indivíduo baleado após um tiroteio e o coitado permaneceu se contorcendo de dor durante horas. Ora pq o médico não tinha sido localizado, o não-sei-quem foi verificar não sei o que..só fomos atendidos qd alegamos que iríamos enquadrar e prender o responsável por omissão de socorro.

    Você não é malvado: é apenas desinformado. O SUS não administra hospitais. É constituído de uma rede de hospitais conveniados, cada qual com sua própria administração. Se foi mal atendido em um hospital, a culpa é do hospital. Se foi bem atendido, o mérito é do hospital. O SUS é um sistema que tenta universalizar o atendimento à saúde. Poderia relacionar todas suas responsabilidades e ações, mas acho que você não iria se interessar.

  70. Estou fora do Brasil há
    Estou fora do Brasil há alguns anos, mas minha família mora na zona leste de SP e sempre usa os serviços de um posto de saúde do bairro. Eles estão muito satisfeitos. Marcam consultas por telefone – inclusive são lembrados da consulta no dia anterior.
    Minha informação pode não ser relevante, mas fiquei surpresa com o nível de atendimento que é dado a eles. Nem pensam em procurar saúde privada.

  71. Nassif,
    “Poderia
    Nassif,
    “Poderia relacionar todas suas responsabilidades e ações, mas acho que você não iria se interessa”. Pode ser que ele não, mas eu acho que muita gente se interessa por isso. E talvez encaminhe o debate em direção à uma clareza maior.
    Será q a Cabocla ou o Prandini, que parecem conhecer o assunto, não se disporiam a fazer um release a respeito?
    []s

    Boa, desde o sistema nacional de coordenação de políticas de saúde, as vacinas, o sistema de transplantes, a saúde da família.

  72. Pelo visto, muitos dos
    Pelo visto, muitos dos comentaristas aqui, não fazem a menor ideia do que é o SUS, enquanto proposta e modelo de plano de Saúde. o SUS é um dos melhores planos de saúde do mundo. A execução deste por parte de seus administradores e pelos lobs exercidos junto a setores públicos e privados é que dificultam a sua prática. Por isso, que estão querendo torná-lo patrimônio da humanidade. Tem pessoas que só sabem criticar, mesmo que não saibam o que estão criticando.

  73. “Você não é malvado: é apenas
    “Você não é malvado: é apenas desinformado. O SUS não administra hospitais.”

    Tá bom Nassif e comentaristas., inclusive o Walsil. Fui quase convencido.

    Agora, então, só uma duvidazinha:

    Sendo eu então usuário do Sus, como é que eu faço, sem ter plano de saúde privado ou pagando particular, para não acontecer comigo o que aconteceu com o exemplo citado pelo EduardoSc,ou seja, em caso de levar de eu levar um tiro não ficar, como foi citado, duas horas esperando para ser atendido..?

    Porque se eu tivesse, como eu tenho, um bom plano de saúde, e que também como no caso do Sus, NÃO administra nenhum hospital, mas faz com que, onde quer que eu esteja tenha condições de ter acesso a um tratamento digno e sem correr risco de vida desnecessariamente, certamente isso não aconteceria. E olha que eu uso bastante ele.

    Mas é claro que, não nos mesmos hospitais, e muito provavelmente, remunerando muito mais quem me atende.

    Então, como desinformado também, estou aberto a todas as informações possíveis, para entender, como esta maravilha de plano de saúde universal não tem nenhuma responsabilidade para com um cidadão brasileiro baleado que fica 2 hs esperando para ser atendido numa maca. Este sim, desinformado.

  74. Adauto,

    Se não te basta o
    Adauto,

    Se não te basta o exemplo que dei dos dono de um banco que usa o SUS, seja feliz pagando plano de saúde particular. Mas, combinemos, não recorra ao SUS quando te apresentarem as exclusões. Mera questão de coerência! Pague, como você disse, você pode pagar. Deixe o SUS para os que não podem.

    Quanto à responsabilidade para com o cidadão baleado, afaste-se da casuística e verifique se os baleados são atendidos em rede pública ou particular. Você é suficientemente inteligente para não incorrer em argumentos desse tipo.

    Eu também já reclamei de fila quando precisei ficar na fila. Mas, fila, amigo, já enfrentei no SUS, em banco, em hospital particular. Pago plano de saúde corporativo. Pensa que tenho todos os atendimentos´? Sequer consultas em todas as áreas, porque os médicos mal pagos pelos planos de saúde descredenciaram-se e não atendem mais a algumas redes.

    Diagnósticos errados, consultas de 15 minutos, remédios empurrados pelos demonstradores dos laboratórios para médicos premiados pela frequencia de indicações… Esta é a saúde dos planos de saúde privados.

    Acerca dos problemas de gestão, é evidente que há carência de pessoal, concentração excessiva nos hospitais de atendimento que deveria ser descentralizado, remunerações abaixo do que seria necessário. Todos reconhecem isso no SUS. Por outro lado, há muita prática abusiva de empresas e de funcionários que precisam ser mais fiscalizadas e coibidas.

    Nada disso, entretanto, invalida os êxitos do SUS, que como eu disse antes, são eloquentes.

  75. Tb vou dar um palpite. Meu
    Tb vou dar um palpite. Meu marido teve um enfarte há 7 anos e foi atendido por uma Santa Casa de uma cidade bem pequena, pelo SUS. O médico salvou sua vida realizando um procedimento arriscado. Foi encaminhado para Sorocaba, onde passou uma noite em uma UTI particular. Devido ao alto custo, consegui que ele fosse transferido para a Santa Casa (verdade que com ajuda de um amigo médico), pelo SUS. Lá, ele foi muito bem atendido e recuperou-se. Agora, mudei-me para São Paulo e percebo que o atendimento aqui é muito pior. Talvez pelo grande número de usuários, os recursos encurtem.

  76. Grade Edmar:
    O Dragão da
    Grade Edmar:
    O Dragão da Realidade contra os Santos do Ressentimento.
    Como pode um servidor público ser diferente do que apregoa a mídia privatista, como podem iniciativas públicas/coletivas se organizarem e funcionarem? Como pode o povo decidir sobre o que é bom pra ele ou não?
    É contra tudo que dizem (diziam) garrastazus, malufes, serras, fernandos e quejandos.
    Então, quer dizer que pensei (e votei) errado minha vida inteira?
    Nunca!
    Pau no Edmar! Esse subversivo!

  77. Caro Fernando, concordo com
    Caro Fernando, concordo com suas observações sobre o SUS. Entendo como importante, seu depoimento pessoal a respeito dessa grande instituição brasileira.

    Infelizmente Fernando, nossa grande imprensa tem feito um excelente trabalho para torcer, adulterar, desvirtuar o que não é de seu imediato interesse e, ou negocios.
    Neste processo alienante produz um monte de individuos, “homo-psitaciformes”, popularmente reconhecidos como homo-papagaios, aí meu velho, esta feito o estrago, como você bem assinala, a porteira fica escancarada para aprovar safadezas do tamanho da extinção da CPMF, e, com certo apoio dos psitaciformes.

    Meu consolo é a certeza de contar com brasileiros, que dentre inumeros, destaco o médico Ministro da Saúde Dr. José Gomes Temporão.

    Abraços.
    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador