Videogame entra no tratamento de Alzheimer

De O Globo.com
Videogame da Microsoft ajuda pacientes de Alzheimer

Exercícios de fisioterapia tornam-se bem mais divertidos e desafiantes para doentes

Ter uma sala de reabilitação em casa, sem deslocar móveis ou aparelhos de grandes dimensões. Isto é o que promete uma nova tecnologia desenvolvida pela Microsoft. Médicos estão se valendo de um aparelho semelhante a um player de videogame para ajudar doentes a fazer exercícios de fisioterapia. Um paciente que teve Alzheimer diagnosticado há um ano a esclerose múltipla colaborou nos testes da nova tecnologia e aprovou: trata-se de um console que não precisa de cabos ou controles e de um jogo específico que melhora, quase sem o paciente perceber, a força, o equilíbrio e, igualmente importante, a confiança do paciente.

A tecnologia usada é chamada de Kinect. É baseada em um sensor de movimento, que controla o corpo inteiro. Os benefícios para os pacientes tem sido tantos que equipes de médicos estão investigando a possibilidade de usar a tecnologia para a prática clínica. O estudo clínico está sendo feito pelos professores Rosa Maria Gutierrez e Roberto Cano da Universidade Rey Juan Carlos e por arquitetos do programa universitário de reabilitação para pacientes com esclerose múltipla. Allzheimer é doença é crônica e degenerativa. Distúrbios de equilíbrio e de controle postural são sintomas comuns desta doença, que afeta a qualidade de vida. 

_ Olhamos para o que foram os tratamentos até agora aplicados a esses pacientes e descobrimos que os videogames poderiam ser muito úteis, pois eles se adaptam ao ambiente do paciente, são adaptados para sua própria casa _ explicou Roberto Cano, em entrevista ao jornal espanhol “El Mundo” _ Nós testamos 50 pacientes do Hospital Clinico San Carlos, em Madrid e a avaliação tem sido muito positiva. Todos dizem que graças aos jogos escolhidos, aumentando gradualmente em dificuldade, os pacientes aguentam mais tempo em pé, ficam mais relaxados para sair de casa e são capazes de pular ou de esquivar-se de obstáculos, coisas que não faziam antes.

Pacientes dizem que há enormes benefícios no programa, que equivale a ter um fisioterapeuta em casa, além de poder compartilhar a terapia com amigos. Os custos do tratamento também diminuem: é possível fazer exercícios em casa. No entanto, os especialistas alertam que o programa não é um substituto para a terapia padrão, apenas acrescentar mais uma ferramenta.

O mesmo conceito é usado no Instituto Valenciano de Neurorehabilitation (FIVAN) para pacientes neurológicos.

_ Nós aplicamos novas tecnologias para o tratamento de pessoas com lesão cerebral adquirida e outras patologias neurológicas _ confirma Pablo Gagliardo, diretor de tecnologia FIVAN. _Nós nos concentramos na parte motor e de reabilitação cognitiva. Uma das coisas mais difíceis para o paciente engajar-se na terapia é o aspecto motivacional. Este projecto é todo divertimento e aumenta muito a participação e a eficácia do terapeuta. Danos cerebrais em dois pacientes não são iguais, de modo que médicos, engenheiros, fisioterapeutas, etc, devem trabalhar de perto e de forma colaborativa para fazer terapias personalizadas.

Estima-se que haja na Espanha há mais de 300 mil pessoas com mais de 65 anos que têm Alzheimer, também podem permanecer ativas com esta tecnologia. Um ensaio clínico promovido pela Associação dos Doentes de Alzheimer envolveu 90 pessoas de mais de 90 anos, que passaram nove meses usando Kinect. A maioria viu que era mais fácil e mais eficaz exercício através de sessões de ludoterapia no ginásio. Para os pacientes as sessões de fisioterapia foram mais divertidas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador