Brasil e Japão estudam operacionalizar Acordo previdenciário

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social, encontrou-se com Kanya Akiba, vice-ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, na última terça-feira, dia 30 de abril, para tratar de questões referentes à operacionalização do Acordo de Previdência Social entre Brasil e Japão. O Acordo passou a vigorar em 1º de março de 2012.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Neto de Oliveira Sales, e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, também participaram do encontro, que ocorreu no Ministério da Previdência Social. Segundo nota da assessoria de comunicação do Ministério, o ministro afirmou que o Brasil pretende alcançar, algum dia, a universalização da cobertura previdenciária, já realidade no Japão, e que inclusão social atual foca, atualmente, nos trabalhadores autônomos, empreendedores individuais, empregados domésticos, mulheres e donos de casa.

Ainda segundo a nota, Garibaldi afirmou que a Previdência Social, nos dois países, possui desafios muito semelhantes e que a troca de experiências “pode ser muito produtiva”. O vice-ministro japonês afirmou estar o Japão especialmente empenhado em enfrentar o envelhecimento da população, sendo que o esperado é que a população no país reduza dos quase 130 milhões atuais para algo próximo aos 80 milhões nas próximas cinco décadas.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador